praca culturalO São João de Itagibá foi aberto oficialmente nesta sexta-feira, dia 31, com a instalação da Vila Cultural,  na Praça Duque de Caxias. O espaço funcionarÁ nos dias 31 de maio e 1º e 2 de junho e 7, 8 e 9 de junho, com atividades como concurso quadrilha junina, concurso Garota Junina, quebra pote, pau de sebo, trança fita, samba de roda, apresentações de bandas de forró, danças populares,  manifestações de cultura popular, gastronomia, etc.
A Vila Cultural foi idealizada pela Secretaria de Educação e Cultura de Itagiba, buscando dar oportunidade a grupos e produtores da cultura local, democratizando o acesso à comunidade.
“Estamos resgatando e preservando esse festejo que hoje  é nosso patrimônio histórico e cultural”, afirma o prefeito de Itagiba, Marcos Barreto, o Marquinhos.
Em2013, aVila Cultural vai homenagear  a  Dra. Hilda Philadelpho, que foi uma das precursoras do São João de Rua. Juntamente com outros moradores de Itagibá, ela trouxe para a Praça os festejos juninos que eram realizados nas escolas. folguedos.
Neste final de semana a Vila Cultural terá abertura solene, Cerimonial da Fogueira, Quadrilha Chamego Dengoso, Casamento Matuto, e show com Perkata de Sola, além de barracas com comidas típicas  e outras manifestações artísticas com a participação da comunidade local.