arvores cabrucaO “Programa Árvores da Cabruca”, uma iniciativa do Instituto Cabruca com apoio da CEPLAC, Secretaria de Turismo da Bahia, Ministério Público, IFBaiano e TV Mercado do Cacau, que será lançado esta semana, tem como objetivo formar produtos ecoturísticos associados a cadeia produtiva do cacau e chocolate, reconhecer e conservar as maiores árvores da região Sul da Bahia.
Neste ano, o Concurso “Maiores Árvores da Região Sul da Bahia”, uma das principais iniciativas do Programa, homenageará o Jequitibá.
A partir da análise técnica dos 10 maiores exemplares da espécie em volume total, será escolhido o vencedor, que será contemplado com o prêmio de R$ 20 mil para investir em trilha interpretativa de ecoturismo acompanhada de um plano de negócio, projetada por especialista da área de Ecoturismo.
O lançamento oficial do concurso será no dia 29 de maio, às 15h, com uma degustação de chocolates especiais, na Fazenda Yrerê, Rodovia Jorge Amado, Km 11, entre Ilhéus e Itabuna.
Para o presidente do Instituto Cabruca, Durval Libânio, uma das principais propostas da ação “é valorizar o sistema agroflorestal Cacau Cabruca”.
Os objetivos específicos do Concurso são vários, entre eles, identificar as árvores centenárias, estimular o turismo rural e ecológico e a conservação de grandes árvores.
Neste ano, o Jequitibá foi escolhido por ser uma das espécies mais tradicionais da região cacaueira.
Podem participar do concurso pessoas físicas, jurídicas e comunidades tradicionais que possuam imóveis, ou terras localizadas na região Sul da Bahia. Só poderão concorrer as árvores localizadas em áreas do sistema agroflorestal Cacau Cabruca.
As inscrições podem ser realizadas na sede do Instituto Cabruca, nos escritórios da CEPLAC, ou no site  www.cabruca.org.br, onde estarão disponíveis a ficha de inscrição e o regulamento do concurso no período de 30/05/2013 a 31/10/2013.