geraldo simoes
outubro 2014
D S T Q Q S S
« set    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  



zito banner

SEGURANÇA DAS ELEIÇÕES SERÁ FEITA POR CERCA DE 29 MIL POLICIAIS NA BAHIA

urna_2Cerca de 29 mil policiais, entre militares, civis e do Departamento de Polícia Técnica, além do Corpo de Bombeiros, atuarão a partir de quinta-feira (2/10), até 6 de outubro, em todo a Bahia.

Além da fiscalização das zonas eleitorais, eles vão combater ações de compra de votos, boca de urna, transporte ilegal de eleitores, entre outros crimes. O investimento total nessa megaoperação é de R$ 4,5 milhões.

O Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC), equipamento moderno que integra instituições de segurança federais, estaduais e municipais, também será utilizado.

As imagens dos principais colégios eleitorais de Salvador, Região Metropolitana e do interior baiano serão monitoradas e de lá serão tomadas decisões, caso haja necessidade.

:: LEIA MAIS »

ESTUDANTES MORREM AFOGADOS NA PRAIA DA SOARES LOPES

Foto retirada do site Plantão Itabuna.

Foto retirada do site Plantão Itabuna.

Segundo informações do radialista Thiago Raposo, dois estudantes morreram afogados na tarde de hoje (01), na praia da avenida Soares Lopes, na altura da praça Dom Eduardo.

Segundo informações, os jovens, identificados como sendo Davi Soares Borges (21 anos) e Juarez Cavalcante Borges (22 anos), eram, respectivamente, estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e da Universidade Federal de Campina Grande.

De acordo com o radialista, eles estavam em Ilhéus, participando de um congresso de matemática, na UESC.

Junto com as vítimas estavam mais duas pessoas, que conseguiram sair da correnteza a tempo.

O corpo de bombeiros juntamente ao Samu, foram acionados, mas, ao chegarem no local, os estudantes já haviam morrido.

Os corpos foram encaminhados para o DPT de Itabuna.

SUDESB AUTORIZA IMPLANTAÇÃO DE NOVA ILUMINAÇÃO DO MÁRIO PESSOA

Foto: Ascom.

Foto: Fábio Bonfim.

O superintendente dos Desportos da Bahia, Elias Dourado, assina hoje (01), a ordem de serviço para implantação do novo sistema de iluminação do estádio Mário Pessoa. De acordo com a publicação no Diário Oficial do Estado, a licitação, na modalidade tomada de preço, para execução do serviço foi aberta no ultimo dia 25. A solicitação foi formalizada pelo prefeito Jabes Ribeiro, em maio passado, junto à Sudesb, órgão vinculado à Secretaria do Trabalho e Esportes do Estado (Setres).

A reivindicação do prefeito de Ilhéus se deu logo após a classificação do Colo-Colo, para a primeira divisão do Campeonato Baiano de Futebol. Na ocasião, Jabes Ribeiro, em conjunto com o presidente da Câmara Municipal, Josevaldo Machado, recebeu a visita de Elias Dourado, também em maio, que inspecionou as instalações do estádio durante um treino da equipe do Colo Colo.

Segundo o prefeito, as melhorias no Mário Pessoa são fundamentais para o fortalecimento do esporte em Ilhéus. Nesse sentido, o gestor ressalta a sensibilidade do governador Jaques Wagner e do superintendente da Sudesb. Além de ganhar um novo sistema de iluminação, a prefeitura realizará intervenções físicas no estádio, que incluem pintura interna e externa, reforma dos banheiros e vestiários e uma revisão nos sistemas elétrico e hidráulico. No próximo ano, a arena sediará os jogos do Colo Colo no Campeonato da Federação Baiana de Futebol.

INSCRIÇÕES PARA SEMANA NACIONAL DE CONCILIAÇÃO TERMINAM AMANHÃ

conciliação

O prazo para inscrição de processos na Semana Nacional de Conciliação, promovida pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), termina nesta sexta-feira (3).

A semana visa acelerar a solução de conflitos entre os jurisdicionados. A inscrição do processo para participar da semana pode ser feito por escrito na vara ou juizado onde tramita o processo.

A inscrição também pode ser feita pela internet, no banner da campanha, no site do TJ-BA.

O TJ salienta que a inclusão do processo na Semana da Conciliação depende de aprovação do Núcleo Integrado da Conciliação. Até esta terça-feira (30), o número de processos inscritos passava dos 25 mil. Entre os critérios para selecionar um processo está o baixo potencial ofensivo.

A Semana Nacional de Conciliação acontecerá de 17 a 28 de novembro. O Tribunal de Justiça da Bahia desenvolve o trabalho de conciliação em balcões de Justiça e Cidadania em 40 bairros de Salvador e 46 comarcas do interior.

ILHÉUS: A INCRÍVEL SUCURSAL DO LIXÃO NO NELSON COSTA

Foto: Felipe Reis.

Foto: Felipe Reis.

Muitas vezes a população ilheense reclama, e com razão, do descaso da prefeitura em relação à absurda concentração de lixo, em muitos locais.

Mas vejamos esse caso, no bairro do Nelson Costa, zona sul da cidade, mais precisamente na rua Margarida (atrás do cemitério). Por lá, como é possível ver na imagem, alguns moradores tiveram a nada brilhante ideia de jogar entulho de construção, motivando a falta de cidadania e higiene de outros, que passaram a jogar lixo orgânico no local.

Com isso, além do mal cheiro, os detritos estão atraindo ratos, mosquitos e baratas, levando risco à saúde dos que por lá residem e transitam.

Os moradores que se sentem prejudicados com a situação afirmam já terem notificado a prefeitura, mas, até o momento, nenhuma providência foi tomada.

DESDE ONTEM ELEITORES NÃO PODEM SER PRESOS

Faltando apenas cinco dias para as eleições, que está marcada para o próximo domingo (5), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) comunicou que a partir desta terça-feira (30) e até 48 horas após o encerramento da votação, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido.

A determinação está no no Código Eleitoral, art. 236, caput. (Lei nº 4.737/1965), salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto. Já a proibição de prisão de candidatos está em vigor desde o último dia 20. No entanto, quem concorre a um cargo eletivo pode ser detido ou preso em caso de flagrante delito.

Ocorrendo eleição no segundo turno para presidente da República ou governador, a ser realizada no dia 26 de outubro, a proibição da prisão de eleitor passa a valer a partir do dia 21 de outubro e também vigora até 48 horas depois do encerramento da votação.

CAPACITAR RH

Somente 35 vagas

Oportunidade Única e pela primeira vez aqui em Ilhéus…. Próximas turmas só em Salvador.

Empresa do Sul do país está treinando pessoas de ambos os sexos que queiram atuar com: 

Logística Portuária PDPE. ( Conferente de Contêiner, Grãos, Armazéns e Carga Gerais). 

Operador de Empilhadeira. Com encaminhamento. O curso de Empilhadeira é GRATUITO o aluno só paga a taxa do CAP.

Inscrição na av. Canavieiras,275. Centro. Dentro do Colégio FÊNIX.

Fone: 8829-8316/9142-8146.

Email: capacitarrh@hotmail.com.

Evite acidentes. (Foto: Renato)

Evite acidentes. (Foto: Renato)

PAÍS REGISTROU 218 ASSASSINATOS DE HOMOSSEXUAIS ESTE ANO

AGÊNCIA BRASIL

lgbtlifeEnquanto no Chile, onde a população total é quase 18 milhões de pessoas, ocorreram quatro assassinatos de transexuais, travestis, lésbicas, bissexuais ou gays (LGBT) no ano passado, no Brasil, com mais de 200 milhões de habitantes, o número foi 313 homicídios, segundo levantamento feito pelo Grupo Gay da Bahia (GGB). “Comparei esses índices e vi que a chance de um LGBT ser assassinado aqui é 80 vezes maior”, explicou o antropólogo Luiz Mott, um dos pioneiros do movimento no país.

Mott é o responsável pela pesquisa feita há mais de dez anos e baseada em notícias divulgadas pela imprensa e denúncias coletadas principalmente em cidades do interior do país, onde as estruturas de garantia de direitos humanos é mais precária. Segundo ele, 44% dos casos de homofobia letal identificados em todo o mundo ocorrem em território brasileiro.

Só no último mês foram registradas 16 ocorrências. De janeiro até hoje, foram 218 mortes de LGBT no país, dos quais 71 por tiros, 70 a facadas, 21 espancados, 20 por asfixia, 11 a pauladas e seis apedrejados, entre outros.

:: LEIA MAIS »

MASTRO PRINCIPAL DA PONTE ILHÉUS-PONTAL COMEÇA A SER INSTALADO

Foto: Secom Governo da Bahia.

Foto: Secom Governo da Bahia.

As obras da ponte Ilhéus-Pontal, em Ilhéus, deu início a mais uma importante etapa de sua execução. Nesta segunda-feira, 29, chegaram os equipamentos para serviços de fundação do cabo mestre da ponte estaiada, que sustenta para o empreendimento.

A empresa contratada descarregou o equipamento logístico no canteiro de obras, próximo ao rio Cachoeira. No local, estão armazenadas camisas metálicas, guindaste e a sua cabine, para a execução dos serviços de construção do futuro mastro.

Para o coordenador executivo de Infraestrutura e Logística da Casa Civil, Eracy Lafuente, esse trabalho representa um importante avanço na construção da ponte. “É a conclusão de uma atividade complexa desta grande obra de engenharia. Após concluirmos esta etapa, a população já vai conseguir visualizar o pilar principal da ponte”.      

A ponte Ilhéus-Pontal possui extensão de 497 metros, e a sua construção conta com um investimento na ordem R$ 165 milhões. As obras foram iniciadas em maio de 2014, com previsão de conclusão num prazo de 26 meses. 

PRIMEIRA RODADA DOS ENCONTROS DA TRADIÇÃO ORAL NO CANDOMBLÉ ANGOLA-CONGO EM ILHÉUS

MATAMBA

No decorrer do mês de outubro a ONG Gongombira, através do projeto Mãe Ilza Mukalê II: Música, Identidade e Memória (MIM II), realizará encontros da Tradição Oral em Ilhéus. A atividade consiste na promoção de um espaço de discussão e valorização da memória e da identidade étnica de matriz africana da região, a partir da história oral.

O primeiro encontro acontecerá nesta sexta-feira (03/10) e terá como tema “Música no Terreiro Matamba Tombenci Neto – Cânticos de louvor à vida e à natureza”, e será protagonizado pela mãe de santo Ilza Rodrigues.

A 1ª Rodada dos Encontros da Tradição Oral no Candomblé Angola-Congo é uma atividade aberta a todos os interessados e acontecerá às 18 horas no barração do Terreiro Matamba Tombenci Neto, localizado no Alto da Conquista em Ilhéus.

Esta atividade também representa o inicio de mais um módulo do Curso de Formação de Agentes de Cultura, oferecido pelo projeto Mãe Ilza Mukalê II a 40 jovens de comunidades negras e de terreiros do município de Ilhéus.

O projeto MIM II é uma realização da Organização Gongombira de Cultura e Cidadania e da Rede Matamba Tombenci Neto, em parceria com a UESC, o Teatro Popular de Ilhéus e o bloco afro cultural Dilazenze e com o apoio financeiro secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

EMPRESA SELECIONA CURRÍCULOS PARA CARGO DE TÉCNICO EM ELETRÔNICA

A Login Informática está selecionando currículos de pessoas que atuam na área de técnica em eletrônica.

Os interessados deverão ter o segundo grau completo, ter experiência em debug de placa mãe e programação do equipamento para correção de falha identificada e residir em Ilhéus.

Os currículos devem ser enviados para o email: celiacarvalho.ilh@login.com.br. Maiores informações através do telefone (73) 2101-1753.

ILHÉUS: TRATOR TOMBA PERTO DA CENTRAL DE ABASTECIMENTO DO MALHADO

Foto: Marcone Abdala.

Foto: Marcone Abdala.

Na tarde de hoje, um trator, que trabalhava nos serviços de recapeamento asfáltico da ladeira de acesso ao alto do Basílio, em Ilhéus, tombou, e por pouco não causa um acidente com graves consequências.

O motorista do trator, conhecido pelo apelido de Santeiro, foi medicado e passa bem.

ITACARÉ TERÁ PRIMEIRO EVENTO DE SURF DO MUNDO COM UTILIZAÇÃO DE ENERGIA SOLAR

surfItacaré recebe pelo segundo ano consecutivo dois dos maiores eventos de surf do país nos meses de outubro e novembro, o Bahia Bodyboarding Show e Surf Eco Festival. Com natureza exuberante e com alta conscientização de preservação ambiental entre os habitantes, a cidade será o primeiro local a receber um evento das modalidades esportivas com a utilização de energia solar.

Uma grande estrutura será montada para captação desta energia que será utilizada em prol dos próprios eventos a serem realizados precisamente entre os dias 21 e 25 de outubro (Body Boarding Show) e 27 de outubro e 1º de novembro (Surf Eco Festival), na Praia da Tirica, local preferido para quem adora ótimas ondas.

O projeto para captação de energia solar é fruto de uma parceria entre as organizadoras dos eventos, Champ Produções e Dendê Produções, com a Usinazul Energia Sustentável e o Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo (USP), sob supervisão do engenheiro e empreendedor, Aurélio Souza, um dos pioneiros da energia solar no Brasil.

:: LEIA MAIS »

O ASFALTAMENTO EM ILHÉUS E A PINTURA DE DEBRET

JULIO GOMES

Julio Cezar de Oliveira Gomes é graduado em História e em Direito pela UESC.

Julio Cezar de Oliveira Gomes é graduado em História e em Direito pela UESC.

Todos os ilheenses têm visto as obras de asfaltamento que estão sendo realizadas em diversas vias públicas de nossa cidade, melhorando as condições de tráfego e deixando a cidade, até mesmo, com uma aparência mais limpa e mais bonita.

Não há dúvida de que o asfaltamento é uma boa iniciativa, e que traz benefícios a todos. Porém, duas questões precisam ser trazidas a baila quanto a este fato.

A primeira são as constantes aparições do prefeito municipal nos locais onde o asfaltamento está sendo realizado. Todos sabem que as obras de pavimentação asfáltica são obra do governo do Estado da Bahia, e que a prefeitura de Ilhéus nada tem haver com o que está sendo realizado.

Assim, configura-se uma imagem patética, surreal, que se aproxima da total ausência de senso de ridículo, ver o prefeito visitar – com ares de supervisor geral – as obras de asfaltamento que ele não mandou fazer, que não pagará e sobre as quais não tem ingerência técnica alguma.

A segunda questão a ser abordada reside na extrema cara de pau do governo do Estado da Bahia, ao tentar comprar a consciência dos Ilheenses com um asfaltamento de véspera de eleição.

:: LEIA MAIS »

ILHÉUS “PAROU” PARA VER MEGA CARREATA DE BEBETO

Foto: Ascom.

Foto: Ascom.

A cidade de Ilhéus “parou” para ver a mega carreata promovida pelo candidato a deputado federal Bebeto Galvão (PSB) neste sábado (27). O ato reafirmou a força política do socialista, que se consolida como uma das principais lideranças da região sul da Bahia. Acompanhado de lideranças sindicais, militantes da juventude, do movimento negro, candidatos a deputado estadual e vereadores que apóiam sua candidatura, Bebeto percorreu as principais vias da Terra da Gabriela, numa passeata que reuniu quase 800 veículos, uma das maiores carreatas já realizadas em Ilhéus na história recente.

Após a carreata, Bebeto promoveu um bate-papo com a militância e adeptos da candidatura no bairro do Teotônio Vilela, onde o candidato reafirmou seu compromisso com a cidade, reforçando a importância de recuperar a força econômica que o sul da Bahia já teve um dia e aproveitou para conclamar os militantes a reforçarem as atividades nesta reta final de campanha.


primark
whatsapp





grapiuna web pop

twitter
facebook