contabilidade bis

maio 2016
D S T Q Q S S
« abr    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  



dia do trabalho

Bebeto Decreto Anulado Agravo

CERCA DE 38 MIL CANDIDATOS REALIZAM CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS, NESTE DOMINGO, 08 DE MAIO

concurso-1

A Consultec divulgou os locais de Aplicação das Provas de Conhecimentos do Concurso Público – Edital N.004/2016 da Prefeitura Municipal de Ilhéus a ser realizado nesse domingo, 8 de maio de 2016, para mais de 37.500 candidatos, distribuídos em 26 estabelecimentos de aplicação.  

Conforme Item 1.4 do Edital de Abertura das Inscrições, os candidatos foram distribuídos entre os turnos matutino e vespertino, de acordo com os três níveis de escolaridade e os mais de 80 cargos oferecidos, prioritariamente no Município de Ilhéus. 

Em Ilhéus serão aplicadas provas em 14 estabelecimentos, totalizando 20.259 candidatos. Já, no Município de Itabuna, foram alocados 17.272 candidatos, em 12 estabelecimentos de provas. 

No turno matutino, 20.965 candidatos realizarão provas para os Cargos de Nível de Escolaridade Superior e Fundamental. No turno vespertino, 16.546 candidatos, realizarão provas para os cargos de  Médio/Técnico.  

Não será possível a realização de Provas fora do local indicado no Cartão de Convocação e para obter a informação sobre a localidade, estabelecimento, endereço, turno e horário de Realização das Provas, os candidatos, regularmente inscritos, deverão acessar exclusivamente o site da Organizadora da Consultec

Para visualizar o Cartão de Convocação de Provas, o candidato deve acessar o site: www.consultec.com.br, de acordo com o nível de escolaridade optado no Concurso (Fundamental, Médio/Técnico e Superior), e na área de “Consulta de Local de Prova”, inserindo os dados, conforme solicitados pelo sistema.

IFÁ AFROBEAT E OQUADRO SE APRESENTAM EM ITABUNA NESTE SÁBADO (07)

ifá e oquadro

A banda instrumental IFÁ Afrobeat desembarca em Itabuna com o projeto “IFÁ Afrobeat -Circulação no Interior da Bahia”, neste sábado (07). A grupo realiza a oficina História e Música, às 14h, e em seguida, às 16h, apresenta o show Atlântico Negro, que terá abertura da banda OQuadro. Ambos acontecem no Centro de Cultura Adonias Filho, espaço gerido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). A iniciativa é apoiada pelo Fundo de Cultura da Bahia, mecanismo de fomento à cultura gerido pelas secretarias de Cultura e da Fazenda (Sefaz). 

A oficina História e Música, ministrada pelo historiador e instrumentista do IFÁ, Fabrício Mota, analisa a música como expressão artística reveladora de aspectos particulares da dinâmica social, compondo a trilha sonora da história no Brasil. As inscrições para a oficina são gratuitas estão abertas através do e-mail  ifa.afrobeat@gmail.com.

Já o show começa com a apresentação da banda de rap OQuadro e, na sequência, o IFÁ sobre ao palco pela primeira vez em Itabuna com o show Atlântico Negro, vencedor do Troféu de Revelação na Categoria Melhor Show no Prêmio Caymmi de Música.

O projeto, que também acontecerá em Feira de Santana, já passou por Vitória da Conquista, e visa incentivar e estimular a cena cultural do interior através da conjunção de três fatores: o intercâmbio com bandas locais, o acesso à educação e formação através da arte e a troca de informações e conhecimentos sobre as relações entre os gêneros musicais de matriz africana.

:: LEIA MAIS »

EM ILHÉUS, ALUNOS DE DIREITO TIVERAM CURSO DE PROCESSO ELETRÔNICO E CERTIFICAÇÃO DIGITAL

O advogado Dartagnan Plinio Souza Santos explica os sistemas de processos eletrônicos dos tribunais da Bahia.

O advogado Dartagnan Plinio Souza Santos explica os sistemas de processos eletrônicos dos tribunais da Bahia.

A Faculdade de Ilhéus realizou, no último sábado, (30), o Curso de Processo Eletrônico e Certificação Digital com o objetivo de proporcionar melhor qualificação do corpo discente na área jurídica, considerando que brevemente novos bacharéis serão disponibilizados ao mercado de trabalho. O curso ministrado pelo advogado Dartagnan Plínio Souza Santos, que possui ampla experiência na área e já integrou a Comissão Especial de Processo Eletrônico da Subseção OAB-Itabuna, contou com a participação de 100 estudantes, divididos em duas turmas.

Foram abordados os principais sistemas de processo eletrônico utilizados pelos Tribunais no Estado da Bahia – Projudi, e-SAJ e PJe (Justiça Comum e Trabalhista) – com análise teórica e prática, inclusive, com lançamento ao vivo de petições iniciais, o que permitiu demonstrar aos acadêmicos a realidade vivenciada pelos advogados no exercício da profissão.  

O evento faz parte da programação de aprimoramento desenvolvida pelo NUPRAJ – Núcleo de Práticas Jurídicas – da Faculdade de Ilhéus. Conforme a professora Daniela Haun, coordenadora do curso de Direito, novos cursos serão desenvolvidos para garantir a plena formação dos graduandos, principalmente em relação ao Novo Código de Processo Civil, que passou a vigorar este ano. 

Outras abordagens específicas também serão realizadas, a exemplo de curso direcionado aos estudantes que atuam pelo NUPRAJ na Justiça Federal, a fim de facilitar a interação com o público que necessita de esclarecimentos a respeito dos benefícios que podem ser concedidos pelo INSS, bem como para facilitar o aprimoramento quando da necessidade de efetivar ações nesse sentido.

Também será realizado, ainda este ano, um curso para capacitação de docentes e discentes, no que se refere à conciliação, mediação e, principalmente, a arbitragem, que é uma forma de solução de conflitos prevista em lei e apresentada como importante técnica pelo Novo Código de Processo Civil. Algumas dessas técnicas já são utilizadas pelo próprio Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Ilhéus, coordenado pelo prof. Joilson Vasconcelos.

ACORDO DE LENIÊNCIA: BEBETO DIZ QUE CPF DE ACIONISTA SUJO NÃO PODE TRAVAR CNPJ DE EMPRESA QUE GERA RENDA NO PAÍS

Bebeto 2016A comissão mista que analisa a medida provisória (MP 703/2015) que altera as regras dos acordos de leniência, previstos na Lei Anticorrupção, voltou a reunir deputados e senadores nesta terça-feira (03) no Congresso. O acordo de leniência é um mecanismo criado para coibir a prática de crimes de ordem econômica. Membro da comissão, o deputado baiano Bebeto Galvão (PSB) ressalta que a medida representa um primeiro passo para que seja destravado o nó que paralisa investimentos no país. O principal argumento do socialista é que as empresas como um todo e seus empregados não podem sofrer por atos criminosos praticados por seus dirigentes. E foi nesse sentido que, durante a sessão desta terça, um grupo de parlamentares pediu vista coletiva do relatório como forma de garantir que as empresas não sofram punições muito duras injustamente por culpa de um dirigente que praticou delito.

Durante o seu pronunciamento durante a audiência, o deputado Bebeto foi enfático ao dizer que o CPF de um sócio empresário não pode comprometer todo CNPJ de uma empresa que gera emprego e renda no país. “Se alguém cometeu um erro, que pague. Quem for podre que se arrebente. Aquele CPF que cometeu erro que pague, mas que o CNPJ possa ter seu caminho. A empresa não é feita apenas por seus acionistas, a empresa é muito maior do que isso. A empresa é um conjunto de seus trabalhadores que a compõem, o acervo técnico que ela incorpora, a geração de empregos, de rendas, de bens e serviços”, declarou Bebeto.

O parlamentar acrescentou ainda que, nesse caso específico onde se refere a empresas brasileiras, trata-se muito mais do que empresas importantes de engenharia. “São empresas integradoras de soluções. A engenharia brasileira está nesse patamar, de alta intensidade tecnológica, de uma técnica construtiva absolutamente capaz de produzir soluções importantes para o Brasil. Por tanto, esse é um tema importante para o país. Quem for podre que se arrebente. Aquele que cometeu o erro que pague, mas as empresas, nós temos a clareza que precisam continuar para servir aos interesses do país”, concluiu Bebeto

PLACA DA CAIXA ECONÔMICA PERIGA CAIR E CAUSAR UM GRAVE ACIDENTE

placa da caixa

A placa da Caixa Econômica Federal, instalada na avenida Almirante Aurélio Linhares, no centro de Ilhéus, nas proximidades da agência, está aparentemente perigando cair a qualquer momento.

Bem, caso isso se suceda, o estrago pode ser grande, já que no local há grande trânsito de pessoas e veículos.

Cabe à gerência da agência, tomar as devidas providências para que o pior venha a ser evitado.

GOVERNO DO ESTADO AMPLIA FORNECIMENTO DE ÁGUA EM ITABUNA

poços

Entre as diversas ações desenvolvidas para minimizar os efeitos da longa estiagem que assola o município de Itabuna, na região sul, o Governo do Estado iniciou a captação de água por meio poços tubulares profundos, que estão sendo perfurados – no total, serão 13 – pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), empresa da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS). A ação envolve também a prefeitura local, a Empresa Municipal de Água e Saneamento Ambiental (Emasa) e a Defesa Civil.

O primeiro poço, como explica o secretário Cássio Peixoto, foi perfurado em Ferradas para atender às comunidades da localidade. “Os equipamentos e maquinários já se encontram nas áreas que foram mapeadas e estudadas pelos geólogos da Cerb para uma imediata perfuração de mais 12 poços. As equipes estão trabalhando de forma acelerada para concluir a perfuração num período de 25 dias, de forma a diminuir o sofrimento da população itabunense”.

Após a perfuração, serão feitos os testes de bombeamento e a água coletada para análise físico-química em laboratório contratado pela Cerb, a fim de verificar a qualidade para o consumo humano, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS). As localidades previamente estudadas e mapeadas são Serrado, Jaçanã, São Judas Tadeu, Vila Zara, Nova Ferradas, Fátima, Conceição, Parque Boa Vista, São Caetano e João Soares, além dos projetos de assentamentos Vila Isabel e Alemita.

:: LEIA MAIS »

ITACARÉ RECEBE PROGRAMAÇÃO DO PROJETO MÓBILE COM ESPETÁCULOS E FILME

evento ita

Dois espetáculos de dança e um filme serão apresentados entre os dias 5 e 7 de maio em Itacaré, numa circulação de repertório dos artistas-gestores da Dimenti Produções Culturais. “Souvenir”, de Jorge Alencar, “Desastro”, de Neto Machado, e o curta “Laje do Céu”, de Leonardo França, voltam a encontrar plateias baianas como parte de “Móbile”, projeto de manutenção do grupo que completa 18 anos em 2016. Toda a programação é gratuita e integra também o projeto A Dança Ocupa o Porto, realizado pela Casa Ver Arte. A itinerância depois seguirá para Santo Amaro e Salvador, ainda neste mês de maio. A iniciativa é apoiada pelo Fundo de Cultura da Bahia, mecanismo de fomento à cultura gerido pelas secretarias de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e da Fazenda (Sefaz).

A passagem por Itacaré começa na quinta-feira, 5 de maio, às 17 horas, no Hostel Casarão Verde, com “Souvenir”. Feita para acontecer em quintais de casas, terraços e outros espaços a céu aberto, durante o pôr do sol, a peça, estreada em 2011 e já encenada nas cinco regiões do país, é para todos os públicos. Bagunças coreográficas, delírios musicais e fantasias cinematográficas encenam muitas infâncias, que, aqui, não dizem respeito a uma etapa cronológica, mas a uma pulsão criadora de vida. Danças brasileiras – caboclinho, frevo, carnaval – e outros materiais performativos, que abarcam lutas marciais, desenhos animados e jograis escolares, se reúnem na atmosfera caseira transmutada.

:: LEIA MAIS »

DISPONIBILIZADA CONSULTA A LOCAIS DE PROVAS DO CONCURSO DA PREFEITURA DE ILHÉUS

Concurso_Publico_Prefeitura_Ilheus

A Consultec, empresa contratada pela Prefeitura de Ilhéus para realização do concurso público para provimento de vagas na administração municipal, disponibilizou nesta terça-feira, 3, como previsto em edital, consulta aos locais de aplicação das provas, que serão realizadas neste domingo, dia 8, para todos os níveis de escolaridade. As informações só podem ser acessadas no site da organizadora (consultec.com.br), sendo necessário o login do candidato. 

No cartão de confirmação, o candidato tem acesso ao local de aplicação, aos horários de abertura dos portões e período disponível para realização da prova. A empresa ressalta que é indispensável, para ingresso à sala, apresentação de documento de identificação com foto.  

As provas serão aplicadas neste domingo, 8 de maio, para os cargos de nível de escolaridade superior e fundamental no turno matutino e médio/técnico no turno vespertino. Não será possível a realização de provas fora do local indicado no Cartão de Convocação.

PROMOVIDA PELA FACULDADE DE ILHÉUS, IV JORNADA JURÍDICA DO SUL DA BAHIA ATRAI CENTENAS DE PESSOAS

Um dos palestrantes, o o juiz de Direito Alysson Floriano, professor de pós-graduação na área Penal e Processual Penal.

Um dos palestrantes, o juiz de Direito Alysson Floriano, professor de pós-graduação na área Penal e Processual Penal, com o tema em foco “Ética e corrupção no País da Lava Jato”. Clique para ampliar.

A IV Jornada Jurídica do Sul da Bahia, promovida pela Faculdade de Ilhéus, acontece nos dias 5 e 6 de maio, no auditório da sede da instituição, e aborda o tema “Novos Paradigmas do Direito e os Diálogos entre o Sistema Jurídico e a Função Judicial no Estado Brasileiro”. A solenidade de abertura será às 19h30min, com palestra sobre “A teoria das nulidades e as inovações trazidas pela Lei 13. 146/15”, com o promotor de justiça e professor Cristiano Chaves de Farias.

A organização do evento, constituída por professores e comissões de formatura das turmas 2016.1 e 2016.2 do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus, informa que não há mais inscrição aberta para a Jornada. Os 450 lugares do auditório e mais 50 cadeiras extras disponíveis já foram comprometidas. “A procura foi tão grande que os organizadores montaram uma sala extra, com 100 lugares, para transmissão ao vivo, e também já estão esgotados”, afirma a coordenadora do curso de Direito, Daniela Haun.  

Ainda na noite de abertura, às 20h30min, será proferida a palestra “Responsabilidade contratual e extracontratual do Estado: uma análise crítica à luz da jurisprudência dos tribunais superiores”, com o especialista José Aras, autor de diversos livros e membro do Instituto de Direito Administrativo da Bahia – IDAB. Pôsteres do Projeto Direito Ambiental: responsabilidade do Estado e da coletividade em casos de tragédias ambientais serão apresentados por estudantes do 5º semestre de Direito da Faculdade de Ilhéus no hall da instituição.

Sexta-feira – No dia 6, pela manhã, 7h30min, haverá apresentação musical seguida de palestra sobre o tema “Inovações recursais no novo CPC”, com o professor Cláudio Onofre, Especialista em Direito Civil e em Direito Processual Civil pela Fundação Faculdade de Direito da UFBA. Às 9h30min, o tema em foco será “Ética e corrupção no País da Lava Jato”, com o juiz de Direito Alysson Floriano, professor de pós-graduação na área Penal e Processual Penal.

O tema “Tutela Provisória” será abordado, às 10h30min, por Marcelo Ribeiro, membro efetivo do Instituto Brasileiro de Direito Processual e da Academia Brasileira de Direito Processual. O evento será retomado às 18 horas, com apresentação musical, seguida de palestra sobre “Jurisdição Constitucional Brasileira: avanços e desafios”, com a Professora de Direito Constitucional da Escola de Magistratura do Rio de Janeiro e da Associação do Ministério Público do Rio de Janeiro,  Flávia Bahia. Às 20 horas, o professor Matheus Carvalho, procurador da Fazenda Nacional, falará sobre “Aspectos relevantes da Lei de Improbidade Administrativa.”.

Oficina – Na tarde de sexta-feira, 13h30min, será promovida a oficina de Processo Civil sobre o tema “Uma abordagem teórica e prática das principais inovações do Novo CPC”, sob a coordenação do professor Luis Carlos Nascimento, com a participação de Cristina Adry, Christine Arães, Joilson Vasconcelos, Lavínia Nascimento e Danilo Torres.

PERSEGUIÇÃO DE JABES À GURITA, GERA PREJUÍZO AO MUNICÍPIO

Alzimário Belmonte VieiraUma das piores facetas que o prefeito Jabes Ribeiro demonstra, é a perseguição àqueles que não rezam em sua cartilha. São muitos os casos, que ajudam a demonstrar o baixo nível político do gestor municipal ilheense, e do seu grupo.

Acontece que, em um desses casos de perseguição, visando prejudicar um vereador, está acarretando prejuízos aos cofres do município.

Vamos ao caso. Ticiane Belmonte, filha do vereador e pré-candidato a prefeito de Ilhéus, Professor Gurita, foi aprovada na última seleção pública da prefeitura, onde passou em primeiro lugar, para o cargo de professora. Até meados de janeiro deste ano, ela vinha trabalhando normalmente, até que, sem nenhuma explicação, a secretaria municipal de Educação, afastou e demitiu a filha do vereador, que se viu obrigada a recorrer na justiça para poder voltar a trabalhar.

No início de fevereiro, o juiz da 1º Vara da Fazenda Pública, Alex Venicius Campos Miranda, julgou a ilegalidade da rescisão do contrato, e determinou a reintegração de Ticiane à secretaria de Educação, “com ressarcimento de todas as verbas que deixou de auferir, em virtude do afastamento”.

A situação foi abordada em uma matéria do blog Agravo. (Leia aqui). 

Clique na imagem para aumentá-la.

Clique na imagem para aumentá-la.

Acontece que a decisão judicial não foi acatada, e, no último dia 08 de abril, o mesmo juiz expediu um mandato de segurança para a secretaria de Educação, ordenando, mais uma vez, a imediata reintegração de Ticiane, dessa vez, caso a decisão não seja obedecida, sob multa diária de R$ 500.

Acontece que, já estamos em maio, há quase um mês da decisão judicial, e a filha do vereador ainda não foi reintegrada. Ou seja, objetivando levar a perseguição às últimas consequências, o prefeito Jabes Ribeiro está gerando prejuízos ao cofre público municipal. Para ele tudo bem, afinal de contas, não é ele que está arcando com o prejuízo, e sim a população.

Eis um execrável retrato do jabismo, e a sua maneira arcaica e raivosa de fazer política.

JUSTIÇA MANDA DESBLOQUEAR WHATSAPP

whatsapp

O desembargador Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima, do Tribunal de Justiça de Sergipe, decidiu no início da tarde desta terça-feira revogar a decisão do desembargador Cezário Siqueira Neto, que havia negado o recurso apresentado pelo Facebook, dono do Whatsapp, para liberar o aplicativo. Como as operadoras de telefonia foram as citadas no processo, e não o WhatsApp em si, o tempo de retorno do sistema depende de cada uma dessas companhias.

Não foram divulgados detalhes sobre a decisão de Lima. O desembargador atendeu “a um pedido de reconsideração impetrado pelos advogados do WhatsApp”. “A decisão já foi disponibilizada no site do TJSE para dar ciência às partes e autoridades interessadas”, diz o órgão, em comunicado.

O aplicativo WhatsApp foi bloqueado em todo país por determinação da Justiça desde as 14h dessa segunda-feira, após decisão do juiz Marcel Montalvão, da comarca de Lagarto, em Sergipe. O bloqueio foi uma represália da Justiça contra o WhatsApp por ter se recusado a cumprir determinação de quebrar o sigilo de dados trocados entre investigados criminais. O aplicativo pertence ao Facebook.

Essa não é a primeira vez que o aplicativo de mensagens instantâneas e chamadas é bloqueado no Brasil. Em dezembro de 2015, a Justiça determinou 48 horas de bloqueio do WhatsApp para investigação criminal, mas a suspensão não cumpriu o prazo.

CONFIRA NOVAS VAGAS DE EMPREGO ABERTAS EM ILHÉUS PARA QUARTA-FEIRA

Vagas_de_emprego_3

Se você procura emprego, fique ligado ao Ilhéus 24h. Diariamente, divulgaremos as vagas disponíveis no Sine Ilhéus.

Para tentar um dos postos disponíveis para quarta-feira (04), basta ir à agência da cidade, que fica na sala 13 do SAC, Centro.

É necessário levar carteira de trabalho, RG, CPF e comprovante de residência. O atendimento começa às 07h. Boa sorte.

Padeiro

  • Formação: Ensino Fundamental Completo

  • Residir em Itacaré

  • 6 meses de experiência

  • 1 Vaga

Mecânico Eletricista de Automóveis

  • Formação: Ensino Fundamental Completo

  • CNH AB

  • 6 meses de experiência

  • 01 vaga

Auxiliar de Escritório

(Vaga Exclusiva para PCD)

  • Formação: Ensino Médio Completo

  • 1 Vaga

Almoxarife

(Vaga Exclusiva para PCD)

  • Formação: Ensino Médio Completo

  • 1 Vaga

Serviços Gerais

(Vaga Exclusiva para PCD)

  • Formação: Ensino Fundamental Completo

  • 3 Vagas

Porteiro

(Vaga Exclusiva para PCD)

  • Formação: Ensino Fundamental Completo

  • 1 Vaga

Eletricista

  • Formação: Ensino Médio Completo

  • Cursos:NR 10, NR 35 e Eletricidade Básica

  • 6 meses de experiência

  • 03 vagas

:: LEIA MAIS »

REDUZ O CUSTO DA CESTA BÁSICA NA CIDADE DE ILHÉUS

cesta basica

Os 12 produtos alimentares (feijão, arroz, farinha de mandioca, pão, carne, leite, açúcar, banana óleo, manteiga, tomate e café) e suas respectivas quantidades, passou a custar R$322,72 no mês de abril de 2016 na cidade de Ilhéus, representando uma redução de 7,92% quando comparado ao mês anterior.

Dos 12 produtos que compõem a cesta básica, seis sofreram redução de preço: tomate (27,21%), banana (23,76%), açúcar (5,56%), carne (4,31%), arroz (4,27%) e pão (1,24%). Em contrapartida, os outros seis itens sofreram aumento: farinha (17,95%), manteiga (7,17%), leite (2,85%) café (2,04%), óleo (0,76%) e feijão (0,51%).

 Em abril, o tempo de trabalho despendido para se obter a cesta básica em Ilhéus foi de 80 horas e 43 minutos, o trabalhador comprometeu 39,86% do salário mínimo líquido de R$809,60 – descontando-se 8% de contribuição previdenciária do salário bruto de R$880,00, para adquirir os 12 itens da cesta.

CONTEÚDOS NO PORTAL DA EDUCAÇÃO AUXILIAM ESTUDANTES NA PREPARAÇÃO PARA O ENEM

enem

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam na próxima segunda-feira (9), mas os estudantes da rede estadual já estão reforçando os estudos por meio dos conteúdos digitais disponíveis no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). Ao todo, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia disponibiliza mais de 3,7 mil conteúdos digitais por meio do Ambiente Educacional Web, organizados por disciplinas, área do conhecimento, temas transversais, tipo de mídia, acessibilidade e sites temáticos para uso em sala de aula ou como suporte nos estudos.

Esses conteúdos digitais são produzidos e/ou catalogados por educadores da Rede Anísio Teixeira. Com acesso público e gratuito, o AEW conta, também, com sites temáticos, como a Rede Social Espaço Aberto e o Blog do Professor Web. Todas essas ferramentas atraem os estudantes para o Ambiente Educacional, como também por meio dos professores.

O Ambiente Educacional Web também pode ser acessado de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Esta novidade contribui para que estudantes e professores ampliem as possibilidades de compartilhar conteúdos educacionais e conhecimentos por meio das novas tecnologias da informação e da comunicação. O Ambiente Educacional oferece acesso a softwares que auxiliam na produção de mídias e a sites temáticos das disciplinas e dos temas transversais.

De olho no Enem – Outro apoio da Secretaria da Educação do Estado na preparação dos estudantes para o Enem são as vídeoaulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec). As videoaulas, ministradas por professores da rede estadual de todas as áreas do conhecimento, também estão disponíveis no Portal da Educação, no hotsite De olho no Enem.

Hora do Enem – No Portal da Educação também estão links para a página Hora do Enem, do Ministério da Educação (Mec), que também conta com diversos conteúdos exclusivos para o Enem, a exemplo de simulados e videoaulas.

BEBETO CONFIRMA PRÉ-CANDIDATURA A PREFEITO DE ILHÉUS

AGRAVO

reunião Bebeto

Nesta sexta-feira (29), em uma reunião com a executiva municipal e pré-candidatos a vereador do PSB, o deputado federal Bebeto Galvão confirmou sua pré-candidatura a prefeito de Ilhéus.

Os dois pré-candidatos a prefeito, também do PSB, Jailson Nascimento e Augustão, se retiraram do pleito em apoio a Bebeto. Também participaram da reunião os vereadores Lukas Paiva, Valmir Freitas e James Costa.

O ato de lançamento da candidatura será agora em maio, e contará com a presença de grandes lideranças políticas do estado e do país.

Líder das pesquisas de intenção de voto em Ilhéus, Bebeto coloca sua candidatura em uma oposição ferrenha à reeleição do prefeito Jabes Ribeiro (PP), e mexe com o tabuleiro político ilheense.

A dúvida agora é se Jabes vai entrar na briga eleitoral, ou delegar a candidatura a prefeito a seu vice-prefeito Cacá Colchões.

whatsapp

dual help

confraria machado

twitter
facebook