geraldo simoes
abril 2014
D S T Q Q S S
« mar    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  



PM CONVOCA 595 CANDIDATOS APROVADOS PARA CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS

A Polícia Militar da Bahia convoca, nesta sexta-feira (25), 595 candidatos aprovados no concurso para o Curso de Formação de Soldados (CFS) realizado em 2012. A lista, que será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), traz o nome dos candidatos habilitados para a fase de exames pré-admissionais.

Com esta nova convocação – a primeira aconteceu em novembro de 2013, com o chamamento de 1.405 candidatos – o Governo totaliza as duas mil vagas previstas no Edital de Abertura de Inscrições Saeb/1/2012, de 2 de outubro de 2012. Os primeiros convocados foram considerados aptos para matrícula e iniciaram o curso em janeiro deste ano. 

Os convocados desta sexta-feira terão como próximas etapas a entrega de documentos, a realização de exames médicos, avaliação psicológica, teste de aptidão física e investigação social. O certame de 2012 será prorrogado por mais um ano, de acordo com portaria conjunta entre as secretarias da Administração (Saeb) e Segurança Pública (SSP), que também será publicada no DOE desta sexta-feira (25).

Os futuros soldados bombeiros e policiais militares da PMBA passarão pelo Curso de Formação de Soldados durante nove meses e a partir de 2015 já estarão nas ruas.

Banner Cupertino

ENEM VAI VALER EM SELEÇÃO DE UNIVERSIDADE DE PORTUGAL

Universidade de Coimbra, uma das mais renomadas de Portugal.

Universidade de Coimbra, uma das mais renomadas de Portugal, adotará o Enem para brasileiros que queiram estudar na instituição.

Substituto do vestibular em boa parte das instituições públicas e privadas do país, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também servirá para brasileiros que queiram entrar na Universidade de Coimbra, em Portugal.
Os candidatos que usarem a prova estarão dispensados dos exames nacionais portugueses. A instituição aceitará os resultados das provas de 2011, 2012 e 2013.
As notas no exame terão pesos diferentes de acordo com a graduação pretendida, o que pode ser conferido na tabela de ponderação de resultados no site da instituição. O Ministério da Educação (MEC) ainda não confirmou a data do Enem, mas estuda aplicar o exame nos dias 8 e 9 de novembro.
Segundo o vice-reitor da Universidade de Coimbra, Joaquim Ramos de Carvalho, o Enem tem padrão elevado de qualidade e a medida deve facilitar a mobilidade de estudantes brasileiros. “O Enem já é o exame de acesso de várias boas universidades brasileiras e avaliamos que também serviria de qualificação para nossos candidatos”, afirma.
“Não faz sentido obrigar os estudantes brasileiros que já fizeram o Enem a passarem por outro processo seletivo difícil”, argumenta Joaquim Ramos de Carvalho.
Atualmente 2.059 alunos do Brasil estudam na instituição de Coimbra. No mês passado, o governo português publicou uma lei que permite às universidades do País criarem seus próprios sistemas de ingresso à graduação, possibilidade que não existia antes.
De acordo com o MEC, não há outras universidades estrangeiras que usam o Enem como parte do processo seletivo.

joselito banner

PROJETO “VOVÔ SABE TUDO” VISA MELHORAR INTERAÇÃO ENTRE IDOSOS E JOVENS EM ILHÉUS

Projeto é fruto de requerimento do vereador Ivo Evangelista.

Projeto é fruto de requerimento do vereador Ivo Evangelista.

A rede municipal de Ilhéus passará a contar com uma iniciativa voltada ao desenvolvimento das atividades educacionais e culturais destinadas às crianças e adolescentes, em especial às crianças e adolescentes carentes, por meio de transmissão de conhecimentos, habilidades, aptidões e experiências, de voluntários idosos. Trata-se do projeto “Vovô Sabe Tudo”, instituído esta semana pela Câmara Municipal, através de requerimento do vereador Ivo Evangelista.
O projeto visa promover a transmissão dos conhecimentos, habilidades, aptidões e experiências por meio de oficinas de aprendizagem e trabalho, existentes ou criadas pelo Executivo, disponibilizadas na rede de instituições públicas municipais de educação e cultura, de modo a valorizar e aproveitar, para beneficio das novas gerações, o acúmulo de saberes profissionais e existenciais daqueles que, pela vivência, podem ser considerados portadores de larga experiência de vida.
Os idosos que forem selecionados, receberão treinamento específico e diploma de agradecimento da comunidade, conferidos pelo Poder Público Municipal, desde que tenham dele participado por período não inferior a 12 (doze) meses, contínuos ou não. O Poder Executivo poderá, conforme seus critérios de conveniência e oportunidade, firmar convênios e parcerias com instituições públicas ou privadas para promover o apoio financeiro e o aprimoramento técnico do programa ora instituído.  A seleção e o recrutamento dos idosos que participarão do projeto ficarão a cargo do Poder Público Municipal.  Cada idoso receberá um valor de salário mínimo, como bolsa auxílio, desde que seja comprovada a falta de renda.
:: LEIA MAIS »

TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO DE ILHÉUS RETORNAM ÀS ATIVIDADES NA SEXTA

Decisão foi tomada hoje (24), após realização de assembleia.

Decisão foi tomada hoje (24), após realização de assembleia.

As aulas do ano letivo de 2014 na rede municipal de Ilhéus serão iniciadas nesta sexta-feira (25), caso as unidades de ensino ofereçam condições de trabalho. Em assembleia realizada na manhã desta quinta-feira (24), na câmara de vereadores, os trabalhadores em educação de Ilhéus decidiram iniciar o ano letivo e já anunciaram a paralisação de advertência nos dias 08 e 09 de maio, caso não tenha sido assinado o acordo de campanha salarial 2014.
A categoria também estará realizando um ato público na noite do próximo dia 30 de abril, com show na praça. Os trabalhadores decidiram ainda em assembleia que estarão realizando uma reunião com os pais de alunos, como forma de mostrar à comunidade a realidade das escolas da rede municipal, a falta de condições de trabalho e o descaso do governo municipal com a educação em Ilhéus.
Na semana passada os trabalhadores em educação decidiram realizar uma paralisação de advertência de três dias, em sinal de protesto pelo fato do governo municipal não ter assinado o acordo de campanha salarial 2014 que prevê, dentre outros pontos, o pagamento do piso nacional dos professores e o reajuste salarial dos demais trabalhadores. Os trabalhadores aguardavam que nesse período o governo municipal viesse a apresentar uma proposta para a categoria, o que não aconteceu.
A presidente da APPI/APLB-Sindicato, Delegacia Sindical Costa do Cacau, Enilda Mendonça, informou que a data base da categoria é janeiro de 2014 e a pauta da campanha salarial, aprovada por unanimidade pelos trabalhadores em educação, foi protocolada na prefeitura de Ilhéus em dezembro do ano passado, mas, até o momento, o governo municipal não assinou o acordo. Enilda Mendonça informou que os trabalhadores estão tentando de todas as formas negociar para que a lei seja cumprida e seja assim garantido o reajuste dos servidores e o pagamento do piso nacional dos professores.

DILMA DIZ QUE REGULAMENTAÇÃO DO MARCO CIVIL DA INTERNET SERÁ DISCUTIDA COM A SOCIEDADE

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (24) que a regulamentação do Marco Civil da Internet será discutida com a sociedade e reafirmou que a nova lei está na vanguarda da regulamentação internacional sobre a rede. De acordo com ele, a nova legislação vai proteger direitos dos usuários à privacidade e à liberdade de expressão. A Lei 12.965, que institui o Marco Civil da Internet, foi publicada na edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União.
Dilma respondeu a perguntas de internautas pelo Facebook, em um evento online batizado de Face to Face com Dilma (#FaceToFaceDilma), na página do Palácio do Planalto na rede social. Ochat recebeu mais de 1,2 mil perguntas e comentários, cerca de 900 curtidas e foi compartilhado por mais de 850 usuários do Facebook. Foi a primeira vez que a presidenta participou de atividade desse tipo nessa rede social.
Ao responder uma pergunta sobre o armazenamento de dados, previsto no marco civil, Dilma disse que o mecanismo não põe em risco a liberdade individual nem a privacidade, porque o acesso será restrito e condicionado à decisão judicial, e que tudo estará regulamentado por decreto.
“O armazenamento de dados não afeta a liberdade individual porque é vedado às empresas e aos governos a violação da privacidade de dados, seja no que se refere a pessoas, no que se refere às empresas, e ao governo. Haverá um decreto regulamentando essa lei. Ele será discutido amplamente pela internet e com toda a sociedade, para que nós possamos aprimorar cada vez mais esse dispositivo que assegura a privacidade, coibindo eventuais abusos”. A presidenta acrescentou que a regulamentação será discutida com a sociedade.
:: LEIA MAIS »

CACIQUE BABAU SE ENTREGA À POLÍCIA FEDERAL

Cacique Babau.

Cacique Babau é líder dos tupinambá.

O líder dos tupinambá no sul da Bahia, cacique Babau, se entregou à Polícia Federal na manhã dessa quinta-feira (24), em Brasília, durante audiência das comissões de Direitos Humanos da Câmara e do Senado, no Congresso Nacional. A informação é do site Racismo Ambiental.
A justiça do município baiano de Una, havia decretado a prisão de Babau desde o dia 20 de fevereiro, acusado de envolvimento na morte do agricultor Juraci Santana, do Assentamento Ipiranga, em Una, assassinado na madrugada do dia 11 de fevereiro.
O mandato contra Babau estava em segredo de justiça, sendo descoberto no momento em que ele tentou obter passaporte para viagem ao Vaticano, onde esperava ser recebido pelo Papa Francisco.
A PF chegou a emitir o documento na semana passada, mas cancelou depois de constatar o mandado de prisão por suspeita de homicídio. Babau se defende alegando que havia denunciado pessoas que se passavam como membros da tribo.
Os tupinambás tentam a demarcação de uma área de 47,3 mil hectares no sul da Bahia. situadas entre as cidades de Ilhéus, Una e Buerarema.

ILHÉUS: LIXO CONCENTRADO EM ACESSO À ESCADARIA

Foto: Adrian Flores.

Essa é a situação da escadaria que dá acesso à rua Luzitânia, em Ilhéus. Lixo e entulhos se concentram, causando muito incômodo aos transeuntes e moradores das proximidades. Vale ressaltar que tal via é um dos caminhos para chegar no mirante da Piedade, um dos pontos turísticos locais. Foto: Adrian Flores.

DIREITO DE RESPOSTA CONCEDIDO À REDE MEIRA DE SUPERMERCADOS

O ideal jornalístico deve se pautar na busca da verdade e no respeito com o leitor deste importante veículo de comunicação. Nesse descortino, afinando com tais propósitos, fora vinculada, no dia 06 de abril, tanto no site do blog, como em sua página pessoal no Facebook, matéria intitulada “ Enquanto isso…em algum supermercado de Ilhéus”, onde direcionou material que atenta contra a honra e imagem da empresa supermercados Meira, contendo fotografia que afirma ter sido retirada de suas dependências. 
Tal veiculação denota conduta negligente e irresponsável por parte da Empresa Supermercados Meira, trazendo conteúdo pejorativo e degradante, que para tanto, se faz necessária os esclarecimentos abaixo:
- A rede Meira de supermercados não comercializa o produto (cacthup) da marca Quero, e sim de outros fabricantes;
- A gondola destacada na fotografia não condiz com o modelo e cor utilizada pela rede Meira de supermercados;
- A rede Meira de supermercados afirma que a referida fotografia não fora retirada de suas dependências.
Diante do alcance que o blog Ilhéus 24 horas têm na cidade de Ilhéus e região, a referida matéria acabou por atingir a imagem da rede Meira de supermercados, o que não é a função primordial do jornalismo responsável e comprometido com o desenvolvimento humano e da sociedade.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA REALIZA FISCALIZAÇÃO NAS ACADEMIAS DE GINÁSTICA DE ILHÉUS

  O objetivo da fiscalização é garantir a saúde dos clientes e dos funcionários, podendo os estabelecimentos ser fechados caso não estejam cumprindo as normas.

O objetivo da fiscalização é garantir a saúde dos clientes e dos funcionários, podendo os estabelecimentos serem fechados caso não estejam cumprindo as normas.

A Vigilância Sanitária, cumprindo com as suas responsabilidades, permanece fiscalizando as academias de ginástica e demais estabelecimentos voltados para a prática de atividades físicas em toda a cidade de Ilhéus, com a finalidade de garantir que a segurança à saúde dos usuários, assim como também dos funcionários. De acordo com informações, já foram constatadas inúmeras irregularidades nas academias visitadas, as quais, além de ser notificadas, recebem orientações e prazo fixo para se adequar às normas exigidas.
Além da Vigilância Sanitária, também exercem o mesmo papel fiscalizador o Conselho de Educação Física e o Ministério Público, que promovem várias ações integradas nos municípios de todo o país. O objetivo é fazer as academias de ginástica cumprirem as metas estabelecidas. Caso contrário, os infratores estarão sujeitos a penalidades, que chegam ao fechamento do estabelecimento.
Infrações e penas – 1) Exercício ilegal da profissão: encaminhamento para a Delegacia de Polícia Civil para lavratura de TCO; 2) Ausência de responsável técnico: interdição do estabelecimento; 3) Ausência de Alvará Sanitário/Não atendimento às normas da Anvisa: interdição ou fechamento do estabelecimento; 4) Ausência de credenciamento no CREF13: Ajuizamento de ação de obrigação junto à Justiça Federal; 5) Fraude de estágio: notificação e encaminhamento para o Ministério Público do Trabalho, com assinatura de TAC/representação para apenação de multa.
Os proprietários de estabelecimento de ginástica, e outros voltados para atividades físicas, em caso de dúvidas, podem entrar em contato na Avenida Vereador Marcos Paiva, nº 296, Bairro Cidade Nova, ou através do telefone 3234-3747.

CONFIRA AS VAGAS DE EMPREGO EM ILHÉUS PARA A SEXTA-FEIRA

Se você procura emprego, fique ligado ao Ilhéus 24h. Diariamente, divulgaremos as vagas disponíveis no Sine Ilhéus.
Para tentar um dos postos disponíveis para quarta-feira (09), basta ir à agência da cidade, que fica na sala 13 do SAC, Centro.
É necessário levar carteira de trabalho, RG, CPF e comprovante de residência. O atendimento começa às 07h. Boa sorte.
Manicure
Formação: Ensino Fundamental Completo
6 meses de experiência
3 vagas
Empregado Doméstico nos Serviços Gerais
Formação: Ensino Fundamental Completo
6 meses de experiência
2 vagas
:: LEIA MAIS »

ATOR ILHEENSE É PREMIADO COM O BRASKEN DE TEATRO 2014

Ator começou sua carreira no Teatro Popular de Ilhéus.

Ator começou sua carreira no Teatro Popular de Ilhéus.

O Teatro Popular de Ilhéus (TPI) está ainda mais orgulhoso de um dos seus egressos, o ator ilheense Amaurih Oliveira. Ele foi um dos contemplados com Braskem de Teatro 2014, premiação mais importante da dramaturgia baiana. O ilheense concorreu na categoria revelação, pelo seu desempenho no musical Éramos Gays. O jovem recebeu a estatueta das mãos de Antônio Carlos, o Vovô do Ilê, durante cerimônia na sala principal do Teatro Castro Alves, em Salvador. A entrega aconteceu na noite da última quarta-feira (23) e foi a 21ª edição do evento.
Amaurih Oliveira integrou o elenco do TPI e do seu núcleo infanto-juvenil, a Cia. Boi da Cara Preta, ao longo de três anos. “Estamos radiantes com a conquista do nosso amigo e colega. O talento, a determinação e o carisma dele são velhos conhecidos nossos. Agora, a Bahia e o Brasil reconhecem nosso artista”, declarou Tânia Barbosa, que dirigiu Amaurih no infantil Ita – um tupinambá em busca do manto sagrado e no musical Auto do Boi da Cara Preta.
Colegas ilheenses de elenco ficaram emocionados com a premiação de Amaurih.  “Estávamos aqui na torcida e até me arrepiei ao receber a notícia. Ficamos felizes demais, pois sabemos que tudo o que ele está colhendo é graças a muito esforço e humildade. Que ele continue ganhando o mundo”, disse a atriz Geisa Pena.
Amaurih Oliveira foi criado no bairro do Malhado, filho de um mecânico e uma dona de casa. Sua estreia aconteceu há 10 anos, na peça Amigas de breves e longas datas, do dramaturgo Gildon Oliveira. Em 2010, ele se mudou para Salvador, após ser aprovado no curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Na capital baiana, trabalhou com o Bando de Teatro Olodum, em Cabaré da Rrrrraça, e participou de montagens didáticas dirigidas por Hebe Alves, Meran Vargens e Elaine Cardim.
A carreira de Amaurih vai além dos palcos. No cinema, o ilheense fez participações em A Última Estação e A Coleção Invisível. Na televisão, trabalhou nas minisséries da Rede Globo Como Aproveitar o Fim do Mundo, contracenando com Danton Mello e Alinne Moraes, eAmores Roubados, na qual dividiu a cena com Patrícia Pillar.
:: LEIA MAIS »

SÁBADO É DIA DE VACINA CONTRA GRIPE EM ILHÉUS

A 16ª campanha de imunização contra os vírus da gripe H1N1, H3N2 e Influenza ocorre neste sábado, dia 26, em Ilhéus, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Os moradores devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, no período das 8 às 17 horas. A ação contará também com um carro volante e um posto de atendimento extra no Centro de Abastecimento e estarão envolvidos cerca de 200 profissionais e voluntários.
Qualquer criança na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias) deve tomar duas doses. A partir dos cinco anos até a fase idosa (até os 60 anos) só devem tomar uma dose da vacina pessoas que tiverem cormorbidade – quadro clínico em que o paciente apresenta pelo menos duas patologias simultâneas, por exemplo, hipertensão e diabetes.  
Também têm que ser imunizados idosos (pessoas com mais de 60 anos), gestante puerperal até 45 dias pós-parto, indígenas, trabalhadores da saúde, funcionários e pessoas privadas de liberdade do sistema carcerário.
Há ainda algumas categorias de risco clínico com indicação da vacina influenza sazonal: pessoas com doença respiratória, doença cardíaca, doença renal, doença hepática, doença eurológica, diabetes, imunossupressão, obesos transplantados e portadores de trissomias.

BURITI ADOTA ESCOLA EM ITABUNA

iga cerca de 115 crianças, entre três e cinco anos.

Escola abriga cerca de 115 crianças, entre três e cinco anos.

Com o objetivo de proporcionar aos alunos da rede municipal de Ensino, um espaço agradável e seguro para o aprendizado em sala de aula, as Lojas Buriti – Materiais para construção estará reformando no mês de junho, a Escola Municipal Drº Antônio Menezes, localizada no bairro São Pedro, em Itabuna. A parceria foi firmada antes do início do ano letivo de 2014, quando a unidade já recebeu pequenos reparos, que de acordo com a diretora Gilmara Angélica dos Santos Cardoso representa o início da “realização de um sonho”.
A unidade escolar possui atualmente 115 alunos com idades entre três e cinco anos, divididos nos turnos matutino e vespertino. Segundo a vice-diretora Miranéia Carvalho Lima, o espaço é composto por três salas de aulas, que apresentavam portas, janelas e forros estragados, infiltração e outros problemas de infraestrutura. “Já que estávamos próximo do início das aulas, solicitamos a empresa um pequeno reparo para receber os nossos alunos em um ambiente melhor. O resultado surpreendeu a todos nós, pois devolveu aos alunos o direito a estudar em um espaço bonito”, revelou.
O novo visual da Unidade Escolar atraiu a atenção da vizinhança, dos funcionários, dos próprios alunos e seus pais, que agora estão mais motivados a participarem das atividades pedagógicas. Mais do que profissionais capacitados, Gilmara revela que as escolas precisam disponibilizar estruturas físicas de qualidade para o melhor desenvolvimento dos alunos. “Essa reforma significa a realização de um sonho. É saber que podemos fazer acontecer e fazer a diferença na vida das crianças e seus pais, que agora se sentem motivados”, destacou.
A próxima reforma, prevista para as férias de junho irá abranger de forma mais ampla as instalações na parte elétrica e hidráulica, além da substituição de todo o piso, sem nenhuma despesa para o Poder Público ou para Unidade Escolar. O empresário Luiz Ribeiro espera que outras iniciativas possam ser fomentadas por outros empreendedores locais, no sentido de contribuírem para a melhoria da educação grapiúna. “O investimento em educação é a mais nobre contribuição que podemos oferecer para o futuro das crianças”, declarou o representante da Buriti.
:: LEIA MAIS »

GERALDO SIMÕES DESTACA PROGRAMA DE RASTREAMENTO DO CÂNCER DE MAMA NA BAHIA

Geraldo Simões.

Geraldo Simões.

O deputado federal Geraldo Simões estará em  Santa Cruz da Vitória, no próximo sábado, dia 26, acompanhando o Governador Jaques Wagner, no início de mais uma etapa do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama. O Rastreamento do Câncer de Mama faz parte do programa do Governo do Estado da Bahia, Saúde em Movimento, que vem atendendo os setores mais necessitados de nossa população baiana. São feitos mutirões de atendimento em doenças específicas.
Ele destaca que “com relação ao Câncer de Mama, atendeu anteriormente o município de Itapitanga em nossa região, em março passado. O programa, segundo as informações do Governo, já realizou mais de 118 mil mamografias em 183 municípios baianos” .
O Programa serve para detectar precocemente indícios da doença e garantir a possibilidade de um tratamento adequado e eficaz. As mulheres que apresentam sintomas da doença são encaminhadas a exames mais detalhados, como a checagem por ultrassom e a biopsia. Se confirmados estes indícios, elas serão encaminhadas a tratamentos adequados, que podem consistir de remédios, quimioterapia, radioterapia ou mesmo cirurgia.
Para Geraldo Simões, “esta atenção especializada, que agora está sendo oferecida às mulheres de Santa Cruz da Vitória é um esforço singular de nosso Governo em fazer realmente extensiva à população os serviços de saúde que antes eram privilégios de quem tinha poder aquisitivo para tal”.
“Aproveito a ocasião para congratular ao Governador Jaques Wagner pela prioridade dada à atenção extensiva da saúde ao interior do Estado da Bahia, por meio do programa Saúde em Movimento e manifestar meu apoio a tudo que signifique a melhoria das condições de vida dos setores mais carentes da população baiana”, finalizou o deputado.

POLICIAIS CIVIS APROVAM INDICATIVO DE GREVE E PARALISAÇÃO DE 48H

Os policiais civis aprovaram em assembleia, nesta quarta-feira (23), a realização de uma paralisação de 48h nos dias 6 e 7 de maio, na próxima quinzena.
De acordo com o secretário-geral do Sindicato dos Policiais Civis (Sindpoc), Bernardino Gayoso, será mantido o trabalho de 30% do efetivo, que irá registrar ocorrências de prisão em flagrante, levantamento cadavérico e crime contra as pessoas.
A categoria também decidiu um indicativo de greve que dependerá do posicionamento de servidores estaduais da Saúde e Educação.
Conforme o sindicalista, a assembleia em conjunto das categorias deve ocorrer até o dia 7. “Vamos estar em stand by, caso decidam pela greve geral”, disse.
Os policiais reivindicam o pagamento da Unidade de Real Valor (URV), aposentadoria especial para homem e mulher e pagamento do reajuste linear de 5,91%. Segundo o secretário-geral, a classe também propõe um novo modelo de segurança pública.

A TAPERA DO ABANDONO

Foto enviada por um leitor.

Foto enviada por um leitor.

De acordo com a definição dos dicionários, Tapera significa “habitação, aldeia abandonada”, ou, simplesmente, “casa arruinada”.
Bem, não seria exagero afirmar que, em alguns aspectos, o poder público municipal parece querer aplicar o citado significado da palavra, à realidade do bairro ilheense batizado de alto da Tapera.
Segundo denúncia de um morador, há três meses uma das vias de acesso ao bairro, está quase interditada. Isso, pasmem, ainda devido ao barro e entulho levados pelas fortes chuvas que caíram na cidade em janeiro.
Foto enviada por um leitor.

Foto enviada por um leitor.

Ele ressalta que um acidente grave periga acontecer a qualquer momento, já que, a citada via é consideravelmente estreita e íngreme, além de estar tomada por crateras. Some-se a isso o barro concentrado, e o resultado é que os veículos são obrigados a passar um de cada vez. No caso dos micro-ônibus que fazem linha para o bairro, ou outros veículos maiores, moradores temem que eles possam cair, pois estão sendo obrigados a passar perigosamente beirando o encosto lateral da ladeira.
Foto enviada por um leitor.

Foto enviada por um leitor.

O morador afirma que há problemas nas duas vias de acesso, tanto a do Malhado, como a da avenida Itabuna. Além disso, há uma grande quantidade de lixo concentrada no bairro, atraindo milhares de ratos, moscas, mosquitos, e obrigando os moradores a incinerá-los. Com isso, levando risco de incêndio às casas vizinhas.
Ele afirma que inúmeros pedidos de interferência já foram encaminhados à prefeitura, só que, até o momento, não houve nenhuma mobilização por parte da secretaria municipal competente.

JORNADA JURÍDICA DA FACULDADE DE ILHÉUS COMEÇA NESTA SEXTA

Saulo Casali, juiz federal, membro do Conselho Nacional de Justiça, fará palestra.

Saulo Casali, juiz federal, membro do Conselho Nacional de Justiça, fará
palestra.

Com a temática central “Acesso à Justiça e Efetivação de Direitos”, a II Jornada Jurídica da Faculdade de Ilhéus começará na próxima sexta-feira, dia 25 de abril, às 8:30h, no auditório Adélia Melo, no campus da instituição. O evento, com 16 horas de palestras e mais quatro horas de minicursos, é aberto a profissionais e estudantes da área do Direito.
A primeira palestra será feita pelo professor e escritor Valdir Ferreira de Oliveira Júnior, sobre o tema O Direito Fundamental ao Progresso Existencial, seguida da exposição de Edem Nápoli sobre “Qualidade de Vida Jurídica: possibilidade ou utopia?”. Na parte da tarde serão oferecidos os minicursos sobre Técnicas de estudo: estratégias dos profissionais do futuro (Joilson Vasconcelos), Contrato de Trabalho (Renato Davi), A Minirreforma Eleitoral de 2013: principais aspectos (George Nascimento), Execução Penal: temas controversos (José Ricardo Chagas) e Choque a Princípios Constitucionais na Não Contratação e na Demissão de Funcionário com Cadastro nos Órgãos de Proteção ao Crédito (Rubenilton Santos Silva).
À noite, além de apresentação musical, haverá palestras sobre os temas “Crítica aos Privilégios da Fazenda Pública em Juízo”, com o doutor em Direito Financeiro e Tributário pela Universidade Complutense de Madrid, André Portella; ”A Efetividade dos Direitos Fundamentais”, com o doutor em Direito pela PUC-SP, juiz federal e Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, Saulo Casali; e “As Tutelas de Urgência no novo CPC”, com o doutor e escritor Erick Vidigal.
Sábado – Na programação do dia 26, pela manhã, será abordado o tema Seletividade Penal e Acesso à Justiça, com o professor, escritor e juiz federal Fábio Roque. Em seguida, o professor e escritor Eduardo Viana falará sobre Direito Penal da Classe Baixa ao Direito Penal da Classe Alta. Logo após, Paulo Amorim, acadêmico do 10º semestre do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus e já aprovado no Exame da OAB, vai expor o tema O Acesso à Justiça na Contemporaneidade e seus Contornos Processuais. Por fim, o professor Alexandre Pagliarini, pós-doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Lisboa, proferirá a palestra de encerramento sobre “Aspectos Atuais do Positivismo Jurídico no Direito Comparado”.

CORPO ENCONTRADO NO PONTAL

Foto: José Alfredo.

Foto: José Alfredo.

O corpo de um homem foi encontrado, na manhã dessa quarta-feira (23), no bairro do Pontal, Ilhéus, atrás do restaurante Casa da Moqueca.
Segundo informações, trata-se de um guardador de carro conhecido como “Di Pimpão”, que trabalhava na chamada passarela do álcool, também situada no bairro da zona sul.
Até o momento não se sabe o que motivou a sua morte.
curta costa do cacau


grapiuna web pop

twitter
facebook