WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia




viva vida

SENAI BAHIA ABERTE AS INSCRIÇÕES PARA CURSOS GRATUITOS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL BÁSICA

Prosseguem até 27/08/17 as inscrições para o processo seletivo dos cursos de aprendizagem industrial básica, oferecidos pelo SENAI Bahia. Todos os cursos são gratuitos e não há taxa de inscrição para o processo seletivo. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, no site www.fieb.org.br/senai.

Para os cursos de Aprendizagem Industrial Básica serão oferecidas 1.255 (hum mil duzentas e cinquenta e cinco) VAGAS GRATUITAS, do total de 1.520 (hum mil quinhentas e vinte), distribuídas em 10 cursos em diferentes áreas, contemplando 22 municípios baianos (ver tabela).

Serão selecionados os candidatos que atenderem aos requisitos de idade e escolaridade de cada curso, além de respeitar os seguintes critérios, na seguinte ordem: ordem cronológica de inscrição; for mais velho.

:: LEIA MAIS »

LÍDER INDÍGENA PATAXÓ É ABSOLVIDO EM JÚRI POPULAR

O superintendente de Direitos Humanos da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Emiliano José, o coordenador de Políticas para os Povos Indígenas da SJDHDS, Jerry Matalawê, o coordenador do Movimento Unido dos Povos Indígenas da Bahia (Mupoiba), Kâhu Pataxó, representantes do Conselho Estadual dos Direitos dos Povos Indígenas (Copiba) e lideranças dos povos Tupinambá, Pataxó Hã-Hã-Hãe e Kayapó estiverem presentes no júri popular desta quarta-feira (16), na Câmara Municipal de Eunápolis, sul do Estado, acompanhando a sessão que absolveu o cacique Pataxó Joel Brás, acusado de homicídio em dezembro de 2002.

O episódio, motivado por conflito de terras, culminou na morte do pistoleiro José Geraldo Moraes. O cacique, que é considerado uma das mais importantes lideranças indígenas do Nordeste, foi absolvido por legítima defesa.

“A defesa demonstrou, claramente, que os fatos ocorridos foram em legítima defesa. Foi um caso muito extremo, porque Joel convivia com várias ameaças, e o júri popular entendeu a situação. É uma vitória importantíssima para o movimento indígena nacional, não só para o povo Pataxó. A luta de Joel, e o que ela representa, está para além do ocorrido”, afirmou Jerry Matalawê.

:: LEIA MAIS »

SINAL DIGITAL DA RECORD TV CABRÁLIA É RESTABELECIDO EM ILHÉUS

Desde o mês de novembro de 2016, o sinal da Record Tv Cabrália, em Ilhéus, ficou fora do ar devido as fortes chuvas que ocorreram na região. Durante todo esse período, a emissora esteve comprometida em tentar resolver esse problema.

Agora, o sinal foi restabelecido e os moradores de Ilhéus e região já podem conferir, através do cana 9.1, toda a programação regional que fala a verdadeira linguagem do povo.

EQUIPE DO PROERD PARTICIPA DE SESSÃO DA CÂMARA DE ILHÉUS

A pedido do vereador César Porto, uma equipe da Polícia Militar, representada pela Capitã PM Elaine e pela Cabo PM Márcia Regina, participou da sessão da quarta-feira (16) para apresentar o Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD – programa institucional da Polícia Militar da Bahia, que através do trabalho de prevenção, a partir de aulas nas escolas, leva às crianças e adolescentes, ensinamentos sobre o enfrentamento às drogas e a violência.

O Programa tem caráter social e é uma versão brasileira de um programa norte-americano, surgido em 1983. Seu objetivo é tratar de temas relativos à segurança pessoal, bem como orientar os alunos sobre as escolhas e consequências dos atos e funciona através da união entre escola, família e Polícia Militar.

As aulas acontecem uma vez por semana, duram entre 30 e 50 minutos, de acordo com a série em que o aluno está e duram cerca de três a quatros meses. As aulas são ministradas por policial militar fardado, previamente capacitado para gerir o funcionamento do programa, que atua como um educador social criando a ligação entre a PM e a comunidade. Atualmente, já foram atendidas mais de 8000 crianças e adolescentes, desde a implantação do programa em Ilhéus.

Através de eixos que são pautados na idade e na série em que o jovem está, o Proerd oferta informações sobre como agir caso um familiar passe mal, quais números de telefones ligar em caso de emergência, importância de obedecer as leis de trânsito, produtos que podem ser consumidos, como lidar com sentimentos como a raiva, como permanecer em casa em segurança, saber como reagir ao bullying, e o uso de drogas lícitas e ilícitas e como resistir à pressão dos colegas que ofertam essas drogas.

Através da informação e conhecimento as crianças aprendam a lidar com as situações que os cercam no cotidiano, repassando a informação aos pais e criando um vínculo com a escola e a PM. Ao final de cada curso, as crianças participam de uma formatura, recebem medalhas e certificado e os que conseguem se destacar através da atividade final ganham prêmios. As escolas interessadas em receber a equipe do Proerd podem procurar a Companhia Independente de Policia Militar da área onde atuam.

Os vereadores Ivo Evangelista, Pastor Matos, Luiz Carlos ‘Escuta’, Makrisi Sá e Juarez Barbosa aproveitaram a oportunidade para parabenizar a iniciativa. Eles acreditam que o programa é de extrema importância para o combate às drogas e que devem ser apoiadas por toda sociedade.

Para o vereador César Porto, policial militar há 27 anos, “o Proerd é uma ferramenta de grande serventia para a nossa sociedade, principalmente para as áreas mais carentes onde a violência e o consumo de drogas imperam”. Segundo ele, “venho de uma família humilde, sou da periferia e já vi inúmeros filhos de amigos e vizinhos sendo morrendo por conta de drogas, se o Proerd já existisse há mais tempo, não existiriam tantas vidas ceifadas”.

MULHERES TÊM ATENDIMENTO GRATUITO PARA O RASTREAMENTO DE CÂNCER DE MAMA EM ILHÉUS

Na primeira hora de atendimento gratuito do Programa Estadual de Rastreamento de Câncer de Mama – Estratégia Itinerante, iniciado hoje (17) em Ilhéus, 70 mulheres foram assistidas por equipes médicas e de enfermagem que estão atuando no evento. Dona Rosilene Oliveiras Santos, de 50 anos, chegou cedo ao estacionamento do Centro de Convenções de Ilhéus, onde o QG foi montado. Veio de uma fazenda na rodovia Ilhéus-Uruçuca fazer o exame que há dois anos não consegue executar. Ela elogiou o atendimento e a organização do programa. “Tudo certinho”. Dona Maria de Lourdes Nascimento, de 63 anos, fez o último exame em 2015. “A gente não pode estar pagando, tem que aproveitar as oportunidades como esta, para saber se a saúde está em dia”, afirmou.

O Programa Estadual de Rastreamento de Câncer de Mama – Estratégia Itinerante permanece em Ilhéus até o dia 2 de setembro, quando estima-se chegar a 3 mil exames realizados. Para ter direito ao atendimento, mulheres com idade entre 50 e 69 anos devem procurar o posto de Saúde mais próximo à sua residência para agendar os exames. Onde não há postos, as mulheres devem procurar a sede da Secretaria de Saúde, na avenida Vereador Marcus Paiva, Cidade Nova, levando o cartão SUS, RG e Comprovante de Residência.

Três etapas – De acordo com a secretária municipal de Saúde, Elizângela Oliveira, o programa é desenvolvido em três etapas. Na primeira, o de agora, os exames. Após os laudos, que serão emitidos no prazo máximo de 30 dias, serão encaminhados para a Policlínica, na Conquista, os casos que necessitem de exames complementares. Em caso de necessidade de tratamentos cirúrgicos, as mulheres serão encaminhadas para Salvador, em vaga zero, ou seja, de imediato para o procedimento.

:: LEIA MAIS »

EVANGÉLICOS QUEREM SER 20% DA CÂMARA

O “distritão” pode catalisar os planos de expansão do bloco evangélico.

Nos bastidores, igrejas e parlamentares ligados a elas já vislumbram esse possível efeito colateral do novo modelo para eleger deputados embutido na reforma política que o Congresso começou a discutir na quarta-feira (16).

O bloco evangélico, que em 1994 tinha 21 membros, quadruplicou para cerca de 85 (16,5%) dos 513 deputados atuais. Com ou sem “distritão”, um aumento já era esperado para o ano que vem, na esteira do agigantamento dessa fé na população brasileira (menos de 10% no começo dos anos 1990 para 30% hoje).

A meta é superar os 20% da Casa, diz o presidente da bancada evangélica, pastor Hidekazu Takayama (PSC-PR).

Se o Congresso aprovar regras que suprimam o sistema proporcional vigente, a bancada pode sair no lucro.

Professor de sociologia da USP especializado no segmento, Ricardo Mariano aponta o pressuposto “de que que os evangélicos levariam vantagem por serem conhecidos –incluindo aí as celebridades gospel e os televangelistas–, disporem de muitos recursos financeiros, de acesso facilitado a mídias eletrônicas”, fora que não são poucos os pastores capazes de “influenciar o voto de parte de seus adeptos”.

“A maior parcela [dos deputados evangélicos] prefere o ‘distritão'”, diz Takayama, líder da bancada que, em abril, foi orar com Michel Temer no Planalto e aproveitou para reforçar algumas de suas bandeiras: contra o debate da ideologia de gênero nas escolas, o aborto, a legalização das drogas e a permissão que o aluno transgênero use o banheiro que preferir, feminino ou masculino.

As informações são de reportagem de Anna Virgínia Ballousier na Folha de S.Paulo.

VISTORIAS DO RESIDENCIAL VILELA JÁ COMEÇARAM E SEGUEM ATÉ SEGUNDA

“Não tinha casa própria, perdi minha mãe, meu pai, as dificuldades começaram e fiquei morando na casa de familiares com meus dois filhos e mais oito pessoas. Pra mim é uma grande alegria, foi uma felicidade quando recebi a notícia de que fui contemplada”. O relato é de dona Josete Pereira dos Santos, pescadora, da Lagoa Encantada, que fez a vistoria hoje, 16, pela manhã, em um dos apartamentos do conjunto habitacional “Minha Casa Minha Vida”, Residencial Vilela, no bairro Teotônio Vilela.

Outro contemplado foi Luiz Henrique dos Santos, sorteado dentro do quantitativo de moradias destinadas para Pessoas com Deficiência (PCD).  “A prefeitura está de parabéns, realmente o programa existe, os apartamentos estão lindos, agora terei minha própria casa”, ressaltou Luiz Henrique.

As vistorias iniciaram nesta quarta-feira, 16, e seguem nos dias 17, 18 e 21, sempre das 08h às 12h e das 13h às 17h, no local do empreendimento, situado na Rua do Acupipe S/N. Os beneficiários devem levar documentos.

O coordenador do setor de habitação, Welder Santos, relatou que as vistorias estão sendo realizadas de forma tranquila e rápida. “Montamos uma equipe e dividimos por blocos e datas para que os contemplados tivessem um atendimento diferenciado, de qualidade e que o primeiro contato com a sua casa própria fosse único. É o sonho de muitas famílias que realmente precisam de moradia e ele está se realizando agora”, afirma.

Nesta quinta-feira, 17, devem comparecer os sorteados nos blocos 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33 e 34. Na sexta-feira, 18, os contemplados nos blocos 01, 02, 03, 04, 35, 36, 37, 38, 39, 40 e 41. E, na segunda-feira, 21, último dia das vistorias, os sorteados nos blocos 05, 06, 07, 08, 09, 10, 11, 12, 13 e 14.  A lista completa com nomes e datas pode ser conferida no endereço eletrônico (www.ilheus.ba.gov.br/).

As vistorias são realizadas pelos contemplados junto com as equipes da secretaria de Desenvolvimento Social e da Construtora Modulo Ltda. De acordo com Alan Almeida da Silva, engenheiro responsável pela construção do empreendimento Residencial Vilela, os contemplados devem olhar seus apartamentos e analisar a estrutura física. Caso tenha alguma manutenção a fazer o beneficiário deve informar na ficha da vistoria e a empresa realizará o reparo necessário.

“A construtora dará total apoio as manutenções que ocorrerem, já deixou toda a estrutura física pronta, inclusive a rede elétrica e hidráulica, é só o contemplado solicitar a ligação das redes após a assinatura do contrato e entrega das chaves. Caso haja a necessidade de alguma troca nesse momento realizaremos num curto espaço de tempo”, destaca o engenheiro.

A próxima etapa será uma reunião, com a data e local a ser publicados no Diário Oficial do município, com todos os contemplados, que prestarão informações sobre o projeto técnico social, além da gestão condominial, que será executado no empreendimento. Representantes da Caixa falarão sobre as obrigações contratuais e financeiras.  

JOVEM APRENDIZ: SENAI-BA OFERECE 33 VAGAS EM ITABUNA

Estão abertas, até 27 de agosto (ou até ser atingida a quantidade máxima de 10 candidatos por vaga), as inscrições para os cursos de Aprendizagem Industrial Básica do Senai-BA. São 1.255 vagas em 10 cursos, distribuídas em 22 municípios baianos, além da capital. Em Itaberaba, são 33 vagas para o curso de Assistente de Produção (Matutino).

Os candidatos devem ter de 14 a 21 anos ou de 18 a 21 anos, a depender do curso escolhido. Todos os cursos são gratuitos e não há taxa de inscrição para o processo seletivo. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, no site www.fieb.org.br/senai. As aulas terão início em outubro, novembro e dezembro, a depender do curso escolhido. 

Os candidatos aprovados no processo seletivo poderão ser contratados como aprendizes pelas indústrias. Conforme determina a legislação, os alunos com contratos de aprendizagem cumprirão ainda uma etapa prática na empresa por uma carga horária igual ou maior que à fase escolar do SENAI. 

Ao todo, são oferecidas 1.255 vagas para os municípios de Alagoinhas; Barreiras; Caetité; Camaçari; Candeias; Eunápolis; Feira de Santana; Ilhéus; Irecê; Itaberaba; Itabuna; Itamaraju; Jacobina; Jequié; Juazeiro; Lauro de Freitas; Luis Eduardo Magalhães; Paulo Afonso; Porto Seguro; Salvador; Santo Antonio de Jesus; Senhor do Bonfim; Vitória da Conquista. 

Outras informações estão disponíveis no edital, que pode ser acessado no site do SENAI Bahia (www.fieb.org.br/senai). 

LISTA DE REPROVADOS NO MCMV TEM EMPRESÁRIA E ATÉ DONOS DE OUTROS IMÓVEIS

Pelas redes sociais apartamento sendo negociados irregularmente.

Na última segunda-feira (14) foi publicada no Diário Oficial do Município a lista completa com os nomes dos contemplados e dos reprovados no programa “Minha Casa Minha Vida”, do conjunto Residencial Vilela, em Ilhéus. Mas segundo o coordenador de Habitação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), Welder Santos, foram detectados 81 dossiês que não constam de nenhuma das duas listas e terão que aguardar por uma nova avaliação da Prefeitura e da Caixa.

“São pessoas que foram inscritas pelo governo anterior para o projeto do Teotônio Vilela e que, antes da posse da atual gestão, foram transferidas para o projeto Sol e Mar II, onde havia um significativo índice de contratos reprovados e uma demanda de unidades novamente disponíveis. No entanto, como a oferta foi menor que a lista transferida, já que a lista enviada contava com excedentes, estes nomes entraram no cadastro de reserva”, explica.

Welder lembra que a lista dos atuais beneficiados foi elaborada na gestão anterior. Logo que o prefeito Mário Alexandre assumiu a administração municipal, em janeiro, foi iniciada uma auditoria para avaliar os critérios de distribuição das unidades no Condomínio Sol e Mar. Estima-se que, pelo menos, 40 apartamentos continuem inabitados, condição que foge ao princípio básico do programa Minha Casa, Minha Vida, que é de atender de imediato as famílias que vivem em áreas de barrancos, encostas, desmoronamento e outras definidas pela Defesa Civil. No local há casos irregulares de contatos de aluguel e até venda de imóveis, o que é proibido pelo Ministério das Cidades.

Transparência – A decisão inédita de publicar no Diário Oficial a lista dos contemplados e dos reprovados para o Conjunto Residencial Vilela é considerada pelo coordenador de habitação como uma importante ferramenta de transparência no processo de distribuição dos imóveis populares. Para participar do programa, o beneficiado pode ter, no máximo, um teto de renda familiar de 1.800 reais. O maior número de reprovação está justamente na renda familiar.

Para assegurar ainda mais a eficiência do programa, a atual secretária Soane Galvão determinou o rastreamento junto ao banco de dados do Setor imobiliário da Prefeitura e do Portal de Transparência (no caso de servidores públicos), para investigar se entre os inscritos havia donos de outros imóveis. A Caixa também acionou o sistema SIASI/CADIM/CADMUT, que identifica casos anteriores de financiamento imobiliário e ou vínculos com CNPJ.

Até empresários – Na lista dos reprovados, apresentada no início da semana, aparecem nomes de pessoas já contempladas pelo programa Minha Casa Minha Vida, outras que já possuíam imóveis, com registro em outro estado e até uma empresária cujo esposo já havia sido beneficiado em outra edição do Programa. Na lista, oito pessoas já possuíam habitação registrada no CADMUT, sendo que duas já haviam sido contempladas através do Condomínio Sol e Mar 2, uma já possuía registro de imóvel no Ceará, outra em Uruçuca e um último caso tinha registrado em seu nome uma Loja de Material de Construção em Ilhéus.

:: LEIA MAIS »

PROJETO ESCOLAS CULTURAIS E JORGE AMADO FORAM DESTAQUES NO FAEG DE SÃO JOSÉ DA VITÓRIA

Realizado na data do aniversário de nascimento de Jorge Amado (10 de agosto), o projeto itinerante do Fórum de Agentes, Gestores e Empreendedores Culturais do Território Litoral Sul da Bahia – FAEG-Sul – homenageou o escritor, em São José da Vitória. A iniciativa foi da proponente do projeto, atriz e mestre de cerimônia, Eva Lima, que abriu a programação com o texto “Canção para Acordar Jorge Amado”, de Heribaldo de Assis.

Durante todo o dia, artistas, autoridades municipais, professores, estudantes e gestores culturais participaram das atividades realizadas no Colégio Estadual 13 de Junho, entre elas as intervenções artísticas do Ballet do Serviço de Convivência de São José da Vitória e Grupo de Dança Bel Castro. A programação incluiu oficina sobre Patrimônio Cultural, ministrada por Maria Helena Tavares e Maria Áurea de Souza e roda de conversa sobre Cidadania Cultural, mediada por Lula Dantas. Os três são membros do FAEG-Sul e ocupam espaços importantes na gestão cultural do Território Litoral Sul. O presidente do fórum, Victor de Aziz, apresentou as ações, avanços e projetos do colegiado nos últimos anos.

Representando a Secretaria de Cultura da Bahia (Secult), a assessora do gabinete da Superintendência de Desenvolvimento Cultural (Sudecult), Daniele Freire, falou sobre os projetos Municípios Culturais e Escolas Culturais. “A adesão ao Municípios Culturais no Território Litoral Sul já é de 96%”, enfatizou. Também adiantou que as atividades das Escolas Culturais começam na segunda quinzena de agosto nas 85 cidades escolhidas para sediar o projeto. Presente também o coordenador da Rede Estadual dos Pontos de Cultura da Secult, Ilton Cândido.

:: LEIA MAIS »

ILHÉUS SERÁ CONTEMPLADA COM O PROGRAMA DE ATIVIDADES FÍSICAS E LAZER DO GOVERNO DA BAHIA

O município de Ilhéus foi contemplado com o ‘Programa de Esporte e Lazer da Cidade (Pelc) Bahia – Esporte, Diversão e Lazer para Você’, que visa levar mais saúde e qualidade de vida através da prática de atividades físicas, culturais e de lazer, para pessoas de todas as idades, e promover a inclusão de pessoas com deficiência. O programa, que deverá ser implantado em setembro, é resultado de convênio entre a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e Ministério do Esporte.

Entre as modalidades previstas pelo programa estão atividades físicas como alongamento, caminhada, ginástica; esportes como karatê, judô, jiu-jitsu, hapkido, natação, canoagem, voleibol, handebol, basquete, futebol de campo e futsal. Além destes terá espaço para ações culturais e artísticas como música, coral, teatro, artesanato, filmes/fotografia, dança, capoeira, leitura infantil, brinquedoteca, recreação e jogos de damas e xadrez.

Além de Ilhéus, serão beneficiados com a instalação de 100 núcleos, outras 77 cidades baianas. O lançamento foi feito pelo governador Rui Costa, no Centro Pan-americano de Judô, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador.

CONFIRA NOVAS VAGAS DE EMPREGO ABERTAS EM ILHÉUS PARA QUINTA-FEIRA

Se você procura emprego, fique ligado ao Ilhéus 24h. Diariamente, divulgaremos as vagas disponíveis no Sine Ilhéus.

Para tentar um dos postos disponíveis para quinta-feira (17), basta ir à agência da cidade, que fica na sala 14 do SAC, situado à Rua Eustáquio Bastos, 308, Centro, a partir das 07hs.

É necessário levar carteira de trabalho, RG, CPF e comprovante de residência. O atendimento começa às 07h. Boa sorte.

TÉCNICO DE MANUTENÇÃO ELETRÔNICA

Ensino Médio completo e curso Técnico em Eletrônica e/ou Eletrotécnica

Experiência de 06 meses em equipamentos laboratoriais e hospitalares

01 VAGA

ELETRICISTA VEICULAR

Ensino Fundamental completo

Experiência mínima de 06 meses na função

01 VAGA  

MECÂNICO DE AUTOMÓVEL

Ensino Fundamental completo

Experiência mínima de 06 meses na carteira

01 VAGA

SUPERVISOR DE DEPARTAMENTO

Superior Completo em Administração, Contabilidade,

Engenharia de Produção e/ou Logística

Primeiro Emprego
02 VAGAS

:: LEIA MAIS »

BAHIA INVESTE R$ 1,03 BILHÃO NO PRIMEIRO SEMESTRE E FICA ATRÁS APENAS DE SÃO PAULO

Rui Costa, governador da Bahia.

O Governo do Estado investiu R$ 1,03 bilhão no primeiro semestre de 2017, mantendo a segunda posição entre os estados brasileiros no que diz respeito ao valor total gasto com obras e ações estruturantes, atrás apenas de São Paulo. As posições são as mesmas registradas no período de janeiro a abril, mas é importante lembrar que o investimento baiano é mais significativo que o paulista, que somou R$ 2,29 bilhões, em termos de proporção dos respectivos orçamentos estaduais.

São exemplos de investimentos do Estado no período as obras de expansão do metrô de Salvador, que deve chegar até setembro à estação Mussurunga na Avenida Paralela, as vias estruturantes como as avenidas 29 de março e Gal Costa, os novos hospitais regionais da Chapada e do Cacau, a rede de policlínicas no interior, a construção e a recuperação de estradas, a construção de barragens e outras obras de segurança hídrica, a construção e a recuperação de escolas.

“Quando o governo decide enfrentar os problemas com seriedade e trabalho, o resultado aparece. E é isso que estamos fazendo aqui na Bahia, buscando equilibrar as despesas, ampliar a arrecadação com ações eficientes, e investir cada vez mais em obras que tragam qualidade de vida para a população e amplie a oferta de empregos. Estamos, com isso, gerando um ambiente propício ao investimento privado”, afirmou o governador Rui Costa.

Em 2016, a Bahia já havia sido responsável pelo maior investimento do país como proporção da despesa, lembra o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório. Ele observa que essa capacidade para investir, conseguida graças ao equilíbrio das contas públicas, constitui um forte estímulo para a economia baiana no atual cenário de crise econômica prolongada. “A manutenção do ritmo de investimentos contribui para o enfrentamento da crise ao promover a geração de emprego e renda na capital e no interior”, afirma.

O equilíbrio fiscal, explica Vitório, é fruto da contenção de gastos e do esforço do fisco estadual para incrementar a arrecadação própria, e vem permitindo também que o Estado continue pagando rigorosamente em dia os salários dos servidores, honrando os compromissos com fornecedores e mantendo a dívida sob controle.

Endividamento melhorou – A relação entre Dívida Consolidada Líquida (DCL) e Receita Corrente Líquida (RCL) vem melhorando: estava em 0,56 em dezembro de 2016, e terminou o primeiro semestre em 0,51. A Bahia segue, assim, com um perfil de endividamento bem mais ajustado que o dos grandes estados brasileiros. As dívidas de Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro estão acima de duas vezes a receita, ultrapassando o limite fixado na legislação, e São Paulo e Minas Gerais permanecem próximos deste patamar.

Os investimentos públicos do Estado, explicou o secretário, têm sido realizados justamente com recursos de operações de crédito, incluindo superávits de operações contratadas em exercícios anteriores, e ainda com receitas próprias. “Temos conduzido uma política responsável de endividamento e a nossa dívida é uma das mais baixas do país, equivalente à metade da receita corrente líquida, o que nos proporciona margem de crédito para dar continuidade ao programa de investimentos”, afirma.

Arrecadação e transferências – A receita proveniente da arrecadação tributária fechou o semestre com alta de 5,98%, pouco acima da inflação do período, mas mantendo a boa performance das receitas próprias nos últimos anos. O secretário Manoel Vitório ressalta o contraste deste indicador com as transferências da União: enquanto a arrecadação dos impostos estaduais permaneceu, ao longo de 2016, próxima da inflação, o que ajudou o Estado a manter as contas em dia no auge da crise, as transferências da União tiveram suas previsões frustradas ao longo de quase todo o ano, só voltando a se recuperar nos meses finais graças às receitas extraordinárias provenientes da repatriação de recursos do exterior.

A Bahia já havia deixado de receber cerca de R$ 1,05 bilhão do Fundo de Participação dos Estados (FPE) entre 2012 e 2015. O valor equivale ao que teria sido repassado se o crescimento do FPE no período tivesse mantido ritmo similar ao da arrecadação própria do Estado.

INICIADA RECUPERAÇÃO DA ESTRADA DE MARIA JAPE

Após o longo período de chuvas em Ilhéus, a Prefeitura está retomando a recuperação das estradas vicinais do município. De acordo com o secretário de Agricultura e Pesca (Seap), Angelito Dias Filho, para atender a demanda – que é grande neste momento – foi preciso estabelecer um critério de prioridades, considerando que em algumas localidades rurais os ônibus não estão conseguindo circular por falta de condições de trafegabilidade.

Ontem (15), foi iniciada a recuperação da estrada do povoado de Maria Jape. A estrada liga o Banco da Vitória a uma das regiões interioranas mais visitadas do município. Na região há mais de 30 estabelecimentos agropecuários. Segundo Angelito, serviços de terraplanagem e encascalhamento também já foram iniciados nas localidades de Sapucaeira, Japu, Cerrado, Búzios, Santa Maria, Cururutinga e a ladeira da Tranquilidade.

UFSB LANÇA PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO

A UFSB acaba de lançar Processo Seletivo para Professor Substituto para os campi de Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas. São oferecidas 09 vagas para as áreas de conhecimento de Inglês, Matemática e Computação, Libras, Língua Portuguesa, Português/Francês, Ciências Sociais e História. A Remuneração pode chegar a R$6.200,00, de acordo com a titulação do candidato.

As inscrições irão do dia 16 ao dia 28 de agosto, e serão realizadas através do Portal do SIGRH. A Taxa de inscrição é de RS 100,00. O candidato poderá solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição, caso cumpra os requisitos do edital.

O Processo Seletivo Simplificado tem data provável para ocorrer no dia 14/09/2017, em etapa única, que terá dois momentos: 1) Prova Didática, de caráter eliminatório e classificatório; 2) Prova de Títulos, de caráter classificatório.

Para mais informações, acesse: http://www.ufsb.edu.br/editais-2017

agosto 2017
D S T Q Q S S
« jul    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  




twitter
facebook