WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
academia vip desenbahia tafila angelo




lukas paiva luca lima viva vida gr educacional facebook

SUSPEITO DE MATAR DONO DE POUSADA EM UNA PRESTA DEPOIMENTO E CONFESSA CRIME

Crispim Gomes, de 65 anos, foi morto a tiros em 3 de dezembro, próximo ao estabelecimento dele, em Una.

O homem que se apresentou nesta terça-feira (12) na delegacia de Itabuna, no sul da Bahia, suspeito de matar o dono de uma pousada em Una, também no sul baiano, confessou o crime em depoimento à polícia. Segundo o delegado Evy Paternostro, José Cardoso dos Santos, de 63 anos, disse que a motivação do homicídio foi uma dívida que o empresário teria com ele.

De acordo com o delegado, o suspeito, que trabalhou como motorista da pousada da vítima por sete anos, disse que o empresário pagou parte da dívida, contudo ele teve o valor roubado e suspeitou que o furto teria sido a mando da vítima. A família do empresário nega que ele teria alguma dívida com José Cardoso.

O delegado Evy Paternostro disse ainda que Cardoso também tem participação na morte do deputado Maurício Cotrim, assassinado em Itamaraju, em 2007. Durante o depoimento, que durou duas horas, o suspeito esteve acompanhado por dois advogados. Como já havia um mandado de prisão contra José Cardoso, ele ficará preso de forma preventiva. Do G1.

Relembre o crime clicando AQUI.

“APADRINHAMENTO AFETIVO”: PROJETO É APRESENTADO NA CÂMARA DE ILHÉUS

Dr.ª Sandra Magali.

Na tarde da terça-feira (12), foi apresentado no plenário da Câmara de Vereadores de Ilhéus, pela juíza da Vara da Infância e Juventude, Drª. Sandra Magali Brito, o projeto “Apadrinhamento Afetivo: Afeto que transforma vidas”, de iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.

De acordo com Drª. Sandra Magali, o projeto que é contextualizado na fundamentação legal artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que preconiza ser “dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.

A iniciativa tem por finalidade selecionar padrinhos e madrinhas para crianças e adolescentes da rede de abrigos do município de modo a permitir a construção de vínculos afetivos contribuindo para o resgate da convivência familiar e comunitária destes jovens. O objetivo é garantir a esses jovens, suporte emocional e desenvolvimento biopsicossocial.

Na oportunidade, a titular da Vara da Infância e Juventude de Ilhéus, trouxe ao conhecimento da sociedade as modalidades de apadrinhamento, como nasceu o projeto, entre outras informações relativas a sua implementação. De acordo com a magistrada o projeto vai possibilitar a inserção social de crianças e adolescentes, entre 08 e 17 anos, institucionalizados, com poucas possibilidades de retorno à família de origem ou adoção.

O vereador e presidente da Comissão de Direitos Humanos, Pastor Matos (PSD), que solicitou o tempo regimental para a apresentação do projeto, destacou que “a Câmara não poderia deixar de se unir a uma causa tão nobre. Um projeto que pode transformar a vida de tantos jovens simplesmente dando a eles algo que todo ser humano precisa: atenção e afeto”.

PRIMEIRA SEMANA DA CULTURA EVANGÉLICA DE ILHÉUS COMEÇA AMANHÃ E VAI ATÉ O DIA 16

Teatro Municipal de Ilhéus

Com o apoio da prefeitura, através da secretaria municipal de Cultura (Secult), a Associação dos Ministros Evangélicos de Ilhéus realiza de 13 a 16 deste mês, a I Semana da Cultura Evangélica, com eventos no Teatro Municipal, e exposições e apresentações no calçadão da rua Jorge Amado. No local será montada estrutura para exposição de diversos produtos evangelísticos, a exemplo de bíblias, camisas, livros, CDs, DVDs de diversos autores locais e nacionais.
De acordo com o pastor Gustavo Neto, presidente da Associação dos Ministros Evangélicos, a programação conta com a participação de cantores evangélicos de Ilhéus e região. “Estes eventos fazem das festividades comemorativas ao Bia da Bíblia e pelos 500 anos da reforma protestante no mundo onde acontecem debates, palestras e rodas de conversa”, afirmou.
Programação – A abertura será às 19 horas do dia 13, no calçadão da rua Jorge Amado; dia 14, exposição de produtos, das 9 às 18 horas, em estandes instalados ao longo da rua; às 19 horas, programação musical em frente ao Teatro Municipal; dia 15, exposição de produtos, das 9 às 18 horas, Calçadão no mesmo local; às 19 horas, programação no Teatro Municipal.
Já no dia 16, das 9 às 18 horas, a manutenção da exposição de produtos das 9 às 18 horas, no calçadão da rua Jorge Amado; e às 15 horas, roda de conversa com pastores, líderes e convidados e às 19 horas, com o pastor Washington Botelho, que falará sobre “A igreja de hoje e seus desafios”, no Teatro Municipal.

GOVERNO AVANÇA EM ENTENDIMENTOS PARA CONCRETIZAÇÃO DA FIOL E DO PORTO SUL

Nesta terça-feira (12), em Pequim, foi realizado um dos principais compromissos da agenda do vice-governador, João Leão, e do secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, em missão internacional na China. Na sede da China Railway Engineering Corporation (Crec), o Governo do Estado assinou dois importantes documentos que envolvem a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e o Porto Sul.

O primeiro, um memorando de entendimento (MOU) sobre os desdobramentos e detalhamento do Projeto Integrado para o desenvolvimento do Porto Sul, da Fiol e da mina Pedra de Ferro, firmado em setembro, na última missão do Governo à China. O documento foi assinado entre o Executivo Estadual, o consórcio chinês e o Eurasian Resources Group (ERG), acionista da Bahia Mineração (Bamin).

O segundo, assinado entre o Governo do Estado e a Bamin, define, segundo Dauster, “os princípios para a unificação do Terminal de Uso Privado (Tup) da Bamin e do Tup do Estado da Bahia em um só Terminal, o que é fundamental para o êxito do projeto no momento atual, pois otimiza o serviço e reduz custos”.

Em janeiro de 2018, deverá ser assinado um novo documento entre as empresas do Consórcio, em Salvador, fixando marcos e objetivos para Projeto do Porto Sul, que deverá iniciar as primeiras obras no primeiro semestre de 2018. O Porto, além de possuir todas as licenças ambientais em vigor, possui todas as autorizações necessárias para iniciar as obras.

O secretário da Casa Civil destacou que a assinatura dos memorandos “concretizam mais um importante passo para a implantação da Fiol e do Porto Sul. Essas são obras fundamentais para o desenvolvimento do sul e do oeste da Bahia, que vão proporcionar o melhor escoamento de grãos e minérios, além de melhorar as condições de vida da população, com mais emprego e renda”, declarou Dauster.

Consórcio chinês é formado pelas empresas: Crec; China Communications Construction Company Ltd; Minmetals Development Co. Ltd; Shougang Fushan Resources Group Limited; e Dalian Huarui Heavy Industry Group Co. Ltd.

PROCESSO PARA ELEGER NOVOS CONSELHEIROS ESTADUAIS DE CULTURA SE INICIA HOJE (12)

A Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA) abriu na manhã desta terça-feira (12), as inscrições para candidatos e eleitores para o processo de escolha de novos membros do Conselho Estadual de Cultura (CEC). O cadastro pode ser feito por meio de plataforma digital, disponível no site da SecultBA (www.cultura.ba.gov.br). O período de inscrição se encerra às 18h do dia 14 de fevereiro de 2018.

 

A portaria, publicada na edição da última sexta-feira (08), do Diário Oficial do Estado, estabelece os critérios e regras para o processo que elegerá 10 novos representantes titulares da sociedade civil como Conselheiros Estaduais de Cultura, bem como seus respectivos 10 suplentes. Todos os mandatos são para um período de quatro anos (2018/2021).

 

Metade das vagas (cinco titulares e cinco suplentes) se destinam a membros dos segmentos culturais e a outra metade, com mesma composição, a representantes dos territórios de identidade cultural do Estado. Os candidatos devem pertencer a territórios e/ou segmentos ainda sem representação na composição do Conselho Estadual de Cultura. :: LEIA MAIS »

DANÇARINA DO ILÊ AIYÊ MINISTRARÁ OFICINA GRATUITA DE DANÇA AFRO EM ILHÉUS

A Organização Gongombira de Cultura e Cidadania promove, de 26 a 29 de dezembro, no Terreiro Matamba Tombenci Neto, a Oficina de Dança Afro ministrada por Sueli Conceição, dançarina do Bloco Afro Ilê Aiyê, de Salvador. As inscrições são gratuitas até o dia 22 através do link https://goo.gl/forms/vJ2pWAwgf4U5Xibw1 ou na sede da instituição, localizada na Avenida Brasil, 485, Alto da Conquista, em Ilhéus.

Sueli Conceição possui um extenso currículo. Em 1999, foi Deusa do Ébano do Ilê Aiyê. Já atuou como coordenadora da Escola de Canto, Dança e Percussão Band´Erê, também do bloco. Atualmente, é presidenta do Instituto Gedar (Instituto de Estudo Para Danças Afros Brasileiras), diretora cultural da Associação Pé de Moleque e doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente.

Para a oficina, Sueli propõe trabalhar as percepções da dança afro brasileira, a partir da memória corporal preexistente dos cursistas, na perspectiva do construtivismo. A interpretação, corporificação e simbologias serão trabalhadas a partir dos arquétipos que norteiam a ancestralidade afro-brasileira, sejam no ponto de vista material ou espiritual.

:: LEIA MAIS »

INSCRIÇÕES DE CONCURSO PARA PROFESSORES DA REDE ESTADUAL TERMINAM NESTA TERÇA-FEIRA (12)

Estão sendo ofertadas 3.760 vagas, sendo 3.096 para professores e 664 para coordenadores pedagógicos; veja como se inscrever. Foto: Alyne Pinheiro/Reprodução.

As inscrições do concurso público para professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino terminam na próxima terça-feira (12). Estão sendo ofertadas 3.760 vagas, sendo 3.096 para professores e 664 para coordenadores pedagógicos.

As inscrições, no valor de R$ 100 para ambos os cargos, estão sendo feitas exclusivamente, via internet.

Uma das novidades deste concurso são as vagas para professores com licenciaturas interdisciplinares em Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Matemática ou licenciatura interdisciplinar em Matemática e Computação e suas Tecnologias. As vagas para professores também contemplam diversas áreas do conhecimento, como por exemplo, os com licenciaturas em Ciência Biológicas, Ciências Naturais, Ciências Humanas, Ciências da Sociedade, Filosofia, Artes, Educação Física, História, Artes e habilitação em Química oriundo de curso superior.

:: LEIA MAIS »

BAHIA RECEBE 14 NAVIOS DE CRUZEIRO EM DEZEMBRO

A temporada de cruzeiros marítimos em Ilhéus tem início nesta segunda-feira (11), com a chegada do Costa Favolosa. A capacidade do navio é de 3,8 mil passageiros, que devem conhecer os atrativos turísticos da cidade. Até o fim do mês, o porto do município da Costa do Cacau recebe outras três embarcações turísticas.

Já a capital baiana recebe o quarto dos 10 navios previstos para dezembro. Vindo de Recife, o Sovereign passa o dia em Salvador e segue para Santos no início da noite. Este mês, são esperados mais de 36 mil passageiros no porto de Salvador.

O mês de dezembro responde por 23,5% do fluxo de toda a temporada. De acordo com dados da Companhia das Docas da Bahia (Codeba), 220 mil passageiros desembarcarão no estado por via marítima de novembro de 2017 até abril 2018.

:: LEIA MAIS »

CONFIRA PAUTA DA SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE ILHÉUS DESTA TERÇA-FEIRA (12)

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Ilhéus divulgou a pauta da Sessão Ordinária, que será realizada nesta terça-feira (12) a partir das 16hs no Plenário Gilberto Fialho.

PROJETO DE LEI N° 103/2017 Dispõe sobre a desburocratização da titulação das áreas de ocupações irregulares consolidadas e não regulamentadas, para fins de regularização fundiária no âmbito do município de Ilhéus e fixa providências. Autor: Ivo Evangelista Dos Santos;

PROJETO DE LEI N° 104/2017 Cria o Polo Gastronômico do Banco Da Vitoria (PGBV). Autor: Jerbson Almeida Moraes;

PROJETO DE LEI N° 105/2017 Cria o Polo Gastronômico do Pontal (PGP) e dá outras providências. Autor: Jerbson Almeida Moraes;        

PROJETO DE LEI N° 106/2017 Dispõe sobre a obrigatoriedade na concessão pelo Poder Executivo municipal de kit de higiene bucal nas escolas públicas municipais e dá outras providências. Autor: Nerival Nascimento Reis;

MENSAGEM DE N° 016/2017 DE 20 DE JULHO DE 2017. Projeto de lei n° 107/2017 altera a redação da lei nº 3.865, de 13 de julho de 2017, que dispõe sobre a revisão geral da remuneração dos servidores ativos do Poder Executivo municipal. Autor: Executivo Municipal;

MENSAGEM DE N° 032/2017 DE 02 DE OUTUBRO DE 2017. Projeto de lei n° 108/2017 altera o artigo 5º da lei municipal 3.689, de 12 de dezembro de 2013, e dá outras providências. Autor: Executivo Municipal.;

PROJETO DE LEI N° 109/2017 Cria o “Dia Municipal da Consciência Evangélica” no município de Ilhéus e dá outras providências. Autor: Antônio Raimundo Dos Santos Matos.

RUI ENTREGA PONTO SAC EM ITAPETINGA, EM COMEMORAÇÃO AO ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO DA CIDADE

Prestes a completar 65 anos de emancipação, comemorada nesta terça (12), o município de Itapetinga ganhou um presente que irá beneficiar toda a população: um Ponto de Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). A unidade, primeira do tipo a ser instalada no município, foi entregue pelo governador Rui Costa, na manhã da última segunda-feira (11).

“Estamos descentralizando a cidadania e a qualidade do atendimento às pessoas, estimulando que a população tenha acesso aos documentos de forma mais rápida, sem que haja a necessidade de gastar dinheiro indo para outras cidades”, comenta Rui.

Localizado na Avenida Presidente Kennedy, na área central da cidade, o novo Ponto SAC vai garantir o acesso dos quase 80 mil itapetinguenses, e de mais de cem mil moradores de municípios da região, a documentos essenciais para o exercício da cidadania, tais como Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Antecedentes Criminais e Cadastro de Pessoa Física (CPF).

:: LEIA MAIS »

ILHÉUS RECEBERÁ DUAS UNIDADES MÓVEIS DE SAÚDE BUCAL DURANTE TRÊS DIAS

Começa nesta terça (12) e vai até o dia 14, a ação Odontomóvel de saúde bucal para prestação da assistência direta à crianças, jovens e adultos. A ação é do Governo da Bahia com o objetivo de ampliar e qualificar o acesso à assistência odontológica no município, e conta com o apoio da secretaria municipal de Saúde (Sesau). O atendimento cobrirá comunidades com carência nessa especialidade e de vulnerabilidade social. Os interessados deverão comparecer no período até a Avenida Soares Lopes, no centro, portando documentos, RG ou documento (com foto), Certidão de Nascimento e Cartão SUS.

De acordo com o coordenador da Regulação, Fábio Oliveira dos Santos, vão ser disponibilizadas duas unidades móveis com sete e 10 consultórios com o mesmo número de odontólogos das mais variadas especialidades, habilitações e aperfeiçoamentos. “Essas unidades são equipadas com tecnologia de ponta que permitirá realizar diagnóstico e intervenções precisas e seguras para os pacientes”, disse. O coordenador informa que a ação atenderá a 250 pacientes por dia nos turnos da manhã e da tarde. “Além disso, vão ser realizadas ações educativas no local do projeto”, conclui.

Procedimentos e serviços – Tratamento de canal (de pré-molar a pré-molar), restaurações e reconstruções dentárias, cirurgias da cavidade bucal, extrações, aplicação de flúor, atividades coletivas na atenção especializada e tratamento de doenças da gengiva, limpeza e retirada de placa bacteriana. Também, serviços de Raios-X digital com baixo índice de exposição, ultrassom e equipamentos para realização de endodontia mecanizada, o que permite fazer canal em seção única.

:: LEIA MAIS »

PREFEITURA DE ILHÉUS VAI APURAR CASOS DE ACÚMULO DE FUNÇÕES DE SERVIDORES

A Prefeitura de Ilhéus abriu sindicâncias para apurar indícios de irregularidades no acúmulo de função de cerca de  245 servidores indicados no módulo de análise do Sistema de Integrado de Gestão e Auditoria do TCM (Tribunal de Contas dos Municípios). Embora a análise do Tribunal tenha ocorrido na gestão anterior, somente na última sexta-feira, dia 8, o Município foi notificado com base no Edital  nº 291/2017.

Conforme despacho do secretário de Administração, Bento José Lima Neto, juntamente com o controlador geral do Município, Alex Santos de Souza, publicado no Diário Oficial Eletrônico, na última sexta-feira, os servidores relacionados pelo TCM estão intimados a apresentar defesa ou exercício da opção nos termos do artigo 162 da Lei regente, no prazo de dez dias, a partir desta segunda-feira, 11 de dezembro, sob pena de abertura de processo administrativo disciplinar para apurar o caso.

A apuração quanto ao acúmulo e incompatibilidade de cargos e de multiplicidade de vínculos foi iniciada pelo Governo da Bahia, através das secretarias de Administração e de Educação do Estado, em 2014, após inspeções realizadas pela Corregedoria Geral – CGR – junto às folhas de pessoal do poder executivo estadual e dos municípios de Ilhéus e Itabuna. Confira aqui a relação dos servidores.

MUTIRÃO DE CIRURGIAS COMEÇA NESTA TERÇA-FEIRA EM ILHÉUS E BENEFICIA OITO MUNICÍPIOS

As consultas para uma nova etapa do Mutirão de Cirurgias Eletivas do Governo do Estado têm início na manhã desta terça-feira (12), em Ilhéus, beneficiando ainda os moradores dos municípios de Arataca, Canavieiras, Itacaré, Mascote, Santa Luzia, Una e Uruçuca. Para quem for aprovado, os procedimentos cirúrgicos serão realizados a partir de domingo (17), no Hospital Regional da Costa do Cacau, que será inaugurado na sexta-feira (15) pelo governador Rui Costa.

Viabilizado através a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o mutirão de cirurgias vai atender a todos que necessitam realizar cirurgias de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia e colecistectomia. As pré-consultas serão realizadas até quinta (14), nas unidades móveis que ficarão estacionadas na Praça Soares Lopes, ao lado da Igreja Catedral. Serão realizados 180 atendimentos, por dia, sempre a partir das 7h. 

Orientações

Os pacientes que farão cirurgias de vesícula precisam estar em jejum para a realização do exame de ultrassonografia (USG). Para as mulheres que farão o procedimento de histerectomia, será preciso levar o exame preventivo atual, e, se ainda menstruam, devem levar também o exame Beta HCG. Além disso, todos devem levar exames laboratoriais e outros que possuam.

Para saber se a pessoa está cadastrada para passar pela cirurgia, basta consultar a lista única, disponível na página do mutirão na internet . Além disso, o paciente ou responsável também poderá ir até a Secretaria Municipal de Saúde de seu município, para saber se o seu nome consta na lista para a realização do procedimento.

PRAZO PARA INCLUSÃO NO CADÚNICO DE IDOSOS QUE RECEBEM BPC EM TERMINA EM DEZEMBRO

Encerra no dia 31 de dezembro o prazo para cadastramento dos idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada – BPC no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal. O cadastro deve ser realizado na sede da secretaria de Desenvolvimento Social de Ilhéus, na Rua Vereador Mário Alfredo S/N, bairro Conquista, das 07h às 13horas, sala 01.

A obrigação é devido a uma portaria publicada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), que determina que idosos acima de 65 anos que recebem o BPC e que ainda não estão inscritos no CadÚnico realizem o cadastramento. Já as pessoas com deficiência podem fazer a adesão até dezembro de 2018.

“Desde o início do ano o governo vem convocando os beneficiários para comparecerem na secretaria, faltam apenas 15 dias para o encerramento do prazo. O governo federal estuda a ampliação do prazo, mas ainda não divulgou oficialmente. Lembrando que o BPC é o benefício que a pessoa não recebe o 13º salário”, destaca Alba Magnólia, coordenadora do setor de benefícios.

:: LEIA MAIS »

COMEÇA A TEMPORADA DE TRANSATLÂNTICOS EM ILHÉUS

A temporada de transatlânticos em Ilhéus começou hoje (11). Quando o navio Costa Favolosa atracou às sete e meia da manhã no Porto de Malhado, em Ilhéus, deu início à lista dos 21 navios que visitarão a cidade, até março, na temporada 2017/2018. Em poucos minutos, turistas brasileiros e estrangeiros começaram o dia visitando pontos históricos de Ilhéus. As ruas ganharam uma movimentação diferente. A história, os cenários e o contato mais próximo com os moradores da cidade impressionaram os visitantes. A economia da cidade ganhou otimismo.

Em linhas gerais e com base no Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) estima-se que entre receptivo, restaurantes e comércio em geral, cada turista deixe na cidade algo em torno de R$ 200,00 por dia de permanência. Nos 21 transatlânticos confirmados para atracar em Ilhéus, a cidade receberá 72.297 passageiros. “A sensação que a gente fica é que o verão, de fato começou”, anima-se a artesã Ana Maria de Paula.

Organização – Para atender a um aumento considerável de pessoas nas ruas, ônibus, taxis e vans que passam a circular em grande número entre o porto e a área histórica da cidade, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Sutran) elaborou um minucioso planejamento, disponibilizando áreas específicas para estacionamentos específicos. “A medida visa, sobretudo, não mudar de forma considerável a rotina dos ilheenses mas, também, oferecer conforto e segurança a quem nos visita”, revela o diretor, Gilson Nascimento.

:: LEIA MAIS »

dezembro 2017
D S T Q Q S S
« nov    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  




twitter
facebook