WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom



junho 2017
D S T Q Q S S
« maio    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

viva vida


‘ABSURDO’, DIZ MÃE DE ISABELLA NARDONI SOBRE SEMIABERTO A MADRASTA

DO MSN

Foto: Reprodução.

“Acho simplesmente um absurdo que a pessoa que comete uma atrocidade como essa, um crime que chocou não só eu, não só minha família, mas o país e até o mundo, esteja tão próxima da liberdade, ainda que provisória. Ela poderá conviver em sociedade, levar uma vida normal, poderá fazer algo que eu não posso há 9 anos e 3 meses, porque me foi tirado esse direito, que é chegar em casa e dar um abraço nos filhos.

Qualquer pessoa em sã consciência acha mesmo que esse curto espaço de tempo em que ela ficou presa [desde 2008] é suficiente para punir um crime tão bárbaro? Infelizmente, o meu nível de entendimento é muito pequeno e jamais chegará a esse patamar de aceitação. Sei que leis são leis e não tenho nenhum tipo de poder para mudar, mas tenho o livre arbítrio de não concordar e de me sentir chocada e penalizada.

Ela comete um crime hediondo, e a punição que temos para isso é a prisão. Esse tempo não é nem um pouco suficiente para que a pessoa passe a manter boa conduta, para que ela mude de uma hora para outra. Até porque não há nada que garanta que ela não possa fazer novamente a mesma coisa que fez contra a minha filha, ou qualquer outro tipo de crime tão horrível quanto esse.

:: LEIA MAIS »

COSTA DO CACAU: QUATRO PRAIAS ESTÃO IMPRÓPRIAS PARA O BANHO

Foto: Praia do Cristo.

Das praias avaliadas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) na Costa do Cacau, Litoral Sul – BA, quatro estão impróprio para banho neste fim de semana.

O Inema recomenda que os banhistas evitem a praia da  Avenida (próximo ao Subway), Malhado (próximo ao bar do Litrão e próximo à escultura da sereia.), Marciano (próxima ao bar Litrão) e Cristo ( próximo à barraca Point Conde Badaró).

O material é analisado e os exames bacteriológicos confirmam as praias impróprias para o banho. A praia é considerada própria quando houver no máximo em 80% das amostras, 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, ou ainda 100 enterococos por 100 mL de água. Ainda que nas análises anteriores a qualidade da água esteja dentro dos parâmetros considerados próprios para banho, se o valor obtido na última amostragem for superior a 2500 coliformes termotolerantes ou 2000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 mL de água, a praia é considerada imprópria. Esses critérios foram estabelecidos pela resolução 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

TRÂNSITO DE ILHÉUS É TEMA DE DISCUSSÃO NA CÂMARA DE VEREADORES

O trânsito de Ilhéus foi pauta da última sessão da Câmara de Vereadores, realizada na quarta-feira (21). Após concessão dada pelo plenário para uso da tribuna, a professora Ana Lívia Ribeiro, esposa do ex-vereador e empresário Cacá da Etesi, que faleceu no último sábado (17) após sofrer um acidente de trânsito na quarta-feira (14), utilizou o espaço para fazer uma reflexão sobre a situação caótica do trânsito da cidade.

Em sua fala, Ana Lívia demonstrou profunda indignação em relação à falta de consciência e educação dos motoristas de Ilhéus. Segundo ela “é preciso que existam mais campanhas de conscientização, mais respeito com as regras de trânsito e com a vida do próximo”. Ela argumenta que o poder público tem que ter ações mais efetivas com relação ao tema. “Como educadora, acredito que as ações educativas devem começar na infância, ensinando as crianças a ter um comportamento cidadão no trânsito”.

A professora questionou também acerca da legalização de motoboys e mototaxistas. Ela acredita que todos devem trabalhar, mas com segurança e legalidade, para que a incidência de acidentes e mortes diminua. “É necessário cadastrar entregadores de toda natureza, verificar se são habilitados e qual tipo de vínculo eles possuem com os proprietários das empresas, para quando acontecer casos como esses, possamos ter a quem punir”. Para ela é preciso ter pessoas de coragem no poder público para que tais situações não se perpetuem.

:: LEIA MAIS »

SALÁRIOS DA PREFEITURA DE ILHÉUS SERÃO PAGOS NA TERÇA, DIA 27

O prefeito Mário Alexandre vai antecipar para o dia 27, terça-feira, véspera do feriado municipal o pagamento do salário dos servidores, referente ao mês de junho. A medida foi anunciada hoje (22) e já determinada às secretarias municipais de Administração e de Finanças.

Na segunda-feira, 26, a Prefeitura funciona normalmente. As repartições públicas também não funcionarão na quarta-feira (28), feriado municipal, quando Ilhéus estará comemorando o aniversário de 483 anos de fundação.

DADOS DO CENSO ESCOLAR APONTAM AVANÇOS NA EDUCAÇÃO NA BAHIA

Dados do Censo Escolar divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), na última terça-feira (20), apontam avanços na educação da Bahia em todos os níveis e etapas da Educação Básica, compostos pelos anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental, e Ensino Médio, de 2007 a 2015. Os indicadores de fluxo escolar da Educação Básica, que avaliam a transição do aluno entre dois anos consecutivos, considerando a promoção, repetência, evasão e migração para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), demonstram que a Bahia avançou 7,6 pontos percentuais na promoção, saindo de uma taxa de 64% em 2007 para 71,6% em 2015, no Ensino Médio. A taxa de evasão foi reduzida em 5,8 pontos percentuais no mesmo período e a repetência caiu em 1,6 pontos percentuais.

Em relação aos anos iniciais do Ensino Fundamental, a taxa de promoção avançou 11,4 pontos percentuais entre 2007 e 2015, quando chegou a 82,5%, e a repetência diminuiu em 8,4 pontos percentuais no mesmo período. Já a taxa de evasão era de 6,7% em 2007 e caiu para 0,6% em 2015. Os dados dos anos finais do Ensino Fundamental também apontam avanços. A taxa de promoção cresceu 6,1 pontos percentuais no período de 2007 a 2015, chegando a 70% em 2015. A repetência caiu 2,1 pontos percentuais e a evasão escolar recuou 6,3 pontos percentuais no mesmo período, chegando a 4,9% em 2015.

Segundo o secretário da Educação, Walter Pinheiro, os resultados demonstram o compromisso do Governo do Estado com a educação pública desde o início da série histórica, em 2007, quando lançou o programa Todos Pela Escola. “Um dos principais objetivos deste programa foi estabelecer um pacto com os municípios, para apoiar a melhoria dos índices no Ensino Fundamental. Continuamos a avançar nesta direção com o Educar Para Transformar, inclusive, firmamos agora em 2017 o pacto já em andamento com 389 municípios”, disse. Ainda de acordo com Pinheiro, “estes dados do INEP são significativos, uma vez que em oito anos a Bahia vem crescendo na promoção dos estudantes e na diminuição da evasão escolar e repetência, resultado de políticas públicas acertadas na área. Claro que ainda precisamos avançar ainda mais, e estamos trabalhando com projetos importantes que vão na direção de dinamizar o ensino”.

:: LEIA MAIS »

ILHÉUS TERÁ 14 HORAS DE SHOWS COM ATRAÇÕES REGIONAIS E NACIONAIS, NOS DIAS 27 E 28

Os shows comemorativos aos 483 anos de fundação de Ilhéus e dos festejos alusivos ao São Pedro, programados para acontecer na avenida Soares Lopes, nos próximos dias 27 e 28, terão 14 horas de boa música e a apresentação de 14 bandas e artistas regionais e de expressão nacional.

As apresentações serão iniciadas nos dois dias às 18 horas se estendendo até às 3 horas da madrugada. Os shows são uma realização da Prefeitura, através da secretaria municipal de Turismo e Esporte, e o governo da Bahia.

No dia 27, a festa será iniciada com a apresentação do grupo Boteco das Amigas. Em seguida sobe ao palco Menina Forrozeira para, depois, se apresentarem Danniel Vieira, Estakazero, Naiara Azevedo, Forró dos Plays e a dupla Marcos e Pablo, que encerra o primeiro dia de shows gratuitos.

No dia do aniversário de Ilhéus, 28, quarta-feira, os shows contarão com as apresentações de Raneychas, Sinho Ferrary, Aduílio Mendes, Simone e Simaria, Thaeme e Thiago, Donas do Bar e Genard.

Uma estrutura de palco será montada na avenida Soares Lopes, próxima à praça de Alimentação, em frente à praça Rui Barbosa. A área será cercada para facilitar o esquema de segurança montado pela PM e o público vai passar por detectores de metal para ter acesso ao arraial. A expectativa de público da Prefeitura é de 30 mil pessoas por noite, entre moradores da cidade e turistas que visitam Ilhéus neste período do ano.

PREFEITO ANUNCIA INVESTIMENTO DE 40 MILHÕES DO GRUPO ASSAÍ EM ILHÉUS

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, anunciou hoje (22) que conseguiu atrair um investimento privado de 40 milhões de reais para movimentar e fortalecer a economia local.  O Grupo Assaí, uma rede brasileira de atacado de autosserviço, pertencente ao Grupo Pão de Açúcar, vai se instalar Ilhéus. Os detalhes da implantação foram fechados pelo prefeito durante encontro que manteve com o presidente do grupo, Belmiro de Figueiredo Gomes e os diretores Armando Tadeu Boudoux (Diretor de Expansão) e Karen Casalano (Gerente de Projetos), na sede em Tatuapé, interior de São Paulo.

A loja vai ser instalada na rodovia Ilhéus-Olivença, numa área pertencente ao Condomínio Cidadelle, às margens da rodovia. Segundo Mário Alexandre o investimento prevê a geração de 280 a 300 empregos diretos já na primeira etapa, dos quais apenas duas vagas serão ocupadas por colaboradores de fora da cidade. “Vamos priorizar a mão-de-obra local”, assegura Mário Alexandre.

Anúncio oficial – No próximo dia 28, quando Ilhéus comemora 483 anos de fundação, diretores do grupo estarão em Ilhéus. Na solenidade de outorga da Comenda do Mérito de São Jorge dos Ilhéus, que vai acontecer às 17 horas, no Teatro Municipal, eles farão o anúncio oficial da instalação da Rede Assaí em Ilhéus. O grupo tem 107 lojas espalhadas pelo Brasil, está presente em 16 estados e anualmente atende a 120 milhões de clientes. Possui 20 mil colaboradores.

O prefeito Mário Alexandre, que cuidou pessoalmente dos acertos com o grupo, atribui a instalação à perspectiva de avanço econômico que Ilhéus terá nos próximos anos e à credibilidade do seu governo em oferecer oportunidades de negócio e trabalhar no convencimento de que, em breve, a cidade estará em um melhor patamar da economia baiana, tendo retomado o seu papel de liderança do interior com obras estruturantes de peso, capazes de atrair grandes investimentos e gerar excelentes negócios.

TRE-BA LANÇA EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO COM 41 VAGAS; CONFIRA

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) lançou nesta quarta-feira (21) o edital do concurso público que será realizado este ano no estado. Estão sendo oferecidas 41 vagas, 16 para analista judiciário e 25 para técnico judiciário. Dessas, 39 são destinadas aos cartórios eleitorais dos municípios do interior. As inscrições serão abertas no dia 6 de julho e encerradas no dia 24 do mesmo mês.

A aplicação das provas está prevista para o dia 20 de agosto de 2017. As inscrições ocorrerão por meio do site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe/Cespe). As vagas para os cargos de analista judiciário, com requisito de nível superior, se dividem em: sete para a área administrativa e outras nove na área judiciária. Para técnico judiciário, sendo exigido nível médio, são oferecidas 25 vagas, sendo 23 para área administrativa. O edital oferece também vagas para formação de cadastro reserva.

Para a Salvador, o edital oferece apenas duas vagas para cargos específicos, sendo uma para técnico judiciário, especialidade em Eletricidade e Telecomunicações, e uma para técnico judiciário, especialidade Operação de Computadores. As inscrições custam R$85 para analista judiciário e R$70 para técnico judiciário. Os salários variam entre R$6.167,99, para nível médio e R$10.119,93, para nível superior.

Para outras informações e esclarecimentos, os interessados deverão entrar em contato com a Central de Atendimento do Cebraspe por meio do telefone (61) 3448-0100, ou e-mail: sac_tre_ba_17@cebraspe.org.br. Também poderá ser enviada correspondência para Caixa Postal 4488, CEP 70842-970, Brasília/DF.

PARA BEBETO, DERROTA NO SENADO REVELA DOENÇA DO GOVERNO QUE SE ESPALHOU PELO CORPO INTEIRO

O deputado federal Bebeto Galvão (PSB) comemorou a derrota do Governo Temer na votação do projeto de lei de reforma trabalhista pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, na terça (20), por 10 votos contrários e 9 a favor.

Em entrevista ao Informe Baiano por telefone, o parlamentar disse que acompanhou toda a discussão e parabenizou o posicionamento do senador baiano Otto Alencar (PSD) e também de Paulo Paim (PT). O petista solicitou voto em separado e recomendou a rejeição integral da reforma. Bebeto lembrou ainda que o placar ocorreu devido ao voto contrário do senador do PMDB, Helio José, o que revela o abandono da base aliada.

“O Governo não tem legitimidade para conduzir mais nenhum tipo de reforma. Nem o Senado deve conduzir para tentar dar normalidade a crise, porque a natureza da crise é maior que a própria vontade do Governo. Ela se tornou uma doença metastática, onde o tumor se espalhou pelo corpo inteiro do Governo. Revelações da JBS, base fragmentada. Eu defendo que o Senado derrote essa proposta”, disparou.

Segundo Bebeto, uma pesquisa realizada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) com 111 países, que passaram por mudanças, mostra que “não houve nenhuma melhora”. Pelo contrário, revela “prejuízos a classe trabalhadora”.

“Não é a legislação o problema. Esse discurso do Governo não é verdade. Em 2014, a taxa mundial de desemprego era a menor com 4,8%. Então, quem pode conduzir é uma macroeconomia. O Governo usa sua base para fazer chantagem. A reforma passou na Câmara Federal porque o Governo queria mostrar força”, finalizou.

A reforma trabalhista vai passar agora pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, por fim, pelo plenário do Senado. Os relatórios da CAS e da CCJ vão servir de orientação para a votação em plenário. Do Informe Baiano.

HOMEM É PRESO ASSALTANDO COM GARFO DE COZINHA NO CENTRO DE ILHÉUS

Foto: 68ª CIPM.

Na tarde desta quarta-feira (21), ao realizar patrulhamento tático no Centro da cidade, a guarnição do 1° Pelotão avistou um indivíduo em atitude suspeita nas imediações da Praça do Cacau e ao se aproximar perceberam tratar-se de um assalto.

O indivíduo de nome Cristiano Alves de Souza foi preso em flagrante tentando assaltar uma estudante, usando um garfo de cozinha. Cristiano foi conduzido à DP para as devidas providências legais.

ACESSE E CURTA A FANPAGE VEREADOR CÉSAR PORTO

“Juntos podemos fazer um mandato eletivo de excelência em favor da nossa querida Ilhéus”

“Juntos podemos fazer um mandato eletivo de excelência em favor da nossa querida Ilhéus”.

Curta a página oficial do Vereador César Porto. Acompanhe e participe do mandato eletivo clicando aqui ou pesquisando no Facebook: @Veredorcesarporto

ENCONTRO GRATUITO EM ILHÉUS TRAZ ESPECIALISTAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Empresários que atuam no ramo de construção civil no Sul da Bahia podem participar do Encontro com o Especialista no próximo dia 29, às 18h30, no Sebrae em Ilhéus. O objetivo é oferecer aos profissionais, soluções específicas para melhorar a gestão dos seus negócios. A inscrição é gratuita e já pode ser feita na loja virtual do Sebrae. 

Durante a programação, o engenheiro Antônio Sérgio irá falar sobre como melhorar a competitividade das empresas, através das normas técnicas. Em outro momento, a engenheira Gleice Maria vai apresentar estratégias para eliminar os desperdícios na construção civil, com ações que vão influenciar no aumento da lucratividade.

O encontro integra as ações do programa Sebrae Conecta, que tem como prioridade disseminar boas práticas para o gerenciamento do modelo de negócio. De acordo com o técnico do Sebrae em Ilhéus, Eduardo Andrade, a ideia é “reunir os profissionais que trabalham no segmento na região e mostrar as tecnologias e oportunidades disponíveis para o setor”.

O encontro tem a parceria do Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento no Estado da Bahia (Sinprocim), a Federação das Indústrias do Estado da Bahia e Axis – Engenharia & Tecnologia.

Outras informações pelo telefone (73) 3634-4068.

ILHÉUS: VEREADOR PROPÕE MUDANÇA DE SEDE DA 68ª CIPM

Através do requerimento nº 170/2017 apresentado à mesa diretora da Câmara de Vereadores de Ilhéus, o vereador Fabrício Nascimento solicitou a mudança da sede da 68ª Companhia Independente de Polícia Militar para o prédio onde funcionou o Juizado de Defesa do Consumidor, localizado à Avenida Antônio Carlos Magalhães no bairro do Malhado.

De acordo com o requerimento, o prédio está sob a responsabilidade da Prefeitura de Ilhéus e encontra-se desativado, e em estado de deterioração pela ação do tempo em conjunto com a falta de manutenção. O local é estratégico por ser próximo de agência bancária, casa lotérica, comércios diversos e por estar num bairro populoso.

Segundo o vereador “por ser um bairro grande e que faz divisa com outros bairros, faz-se necessário um ponto de segurança, pois o local é de fácil acesso para todos que precisarem desse serviço”. “A 68ª CIPM passou vários anos localizada na Avenida Soares Lopes e hoje está no bairro da Conquista onde já existe um Posto da Polícia Comunitária”, informou o parlamentar.

COELBA INFORMA SOBRE DESLIGAMENTO PROGRAMADO DE ENERGIA NA ZONA SUL, EM ILHÉUS

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na sexta-feira, (23) das 09:30min. as 15:30min., em partes do Bairro Nossa Senhora da Vitória, em Ilhéus.

Serão atingidos os seguintes locais: Av. Nossa senhora aparecida, Rua Gabriela, Rua Da Matriz, Rua Fabiana, Rua Da Alegria, Rua Lírio, Rua Rio Doce, Rua São Lucas, Loteamento Nossa Senhora Da Vitória, Rua Novo Horizonte, Rua Da Felicidade, Rua Fabiana 1ª Travessa, Rua 15 De Agosto, Rua Maracanã.

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. Caso as condições climáticas não permitam, o serviço poderá ser cancelado.

PM CONDUZ INDIVÍDUOS POR ACUSAÇÃO DE FURTO DE APARELHO CELULAR EM LOJA DO CENTRO

Foto: CIPM 68ª.

Na tarde da terça-feira (20), a guarnição da ROTAM 68ª foi acionada para averiguar uma situação envolvendo furto de um aparelho celular em estabelecimento comercial. Ao chegar, constatou tratar-se Victor Alexandre Rosário Lino e Marcelo Cunha Diogo, acusados de terem subtraído o referido bem. Ambos foram conduzidos à DP para as devidas medidas legais.

Sua denúncia anônima fortalece a corrente do bem. Ajude a Polícia Militar a combater o crime em sua localidade!         

DENUNCIE!

📞Zap Denúncia: 98886-3997

📞 Central 24h: 99944-8374

Insta: @68cipm

Face: 68 CIPM Ilhéus/Centro





twitter
facebook