dengue prefeitura de ilheus
geraldo simoes
julho 2014
D S T Q Q S S
« jun    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  



FIM DE SEMANA DE HOMENAGENS NO TERREIRO MATAMBA TOMBENCI NETO

O terreiro de Matamba Tombenci Neto é um dos mais antigos da Bahia.

O terreiro de Matamba Tombenci Neto é um dos mais antigos da Bahia.

O terreiro de Matamba Tombenci Neto estará realizando, nos dias 26 e 27 de julho (sábado e domingo), festejos em homenagem aos Nkisis (Orixás) Zumbarandá (Nanã) e Tat´etu Nkossi (Ogum).

No dia 26, às 21h, a Kizomba (festa) será para Mam’etu Zumbarandá. No mesmo dia serão realizadas as obrigações de um ano de Muzenza (Yaô) e a obrigação do Tata Lembaraomim (Duda).

No Domingo, dia 27, a partir das 13h, acontecerá o tradicional Makunde de Tat´etu Nkossi (Feijoada de Ogum).

O terreiro de Matamba, que é um dos mais antigos da Bahia, fica localizado em Ilhéus, no alto da Conquista, avenida Brasil, 485, em frente à sede do bloco afro Dilazenze.

Banner Cupertino

DUNGA E AS LIÇÕES ALEMÃS

LUCAS GALINDO

Lucas Galindo é diretor de Juventude da Federação dos Bancários Bahia e Sergipe, e membro da direção estadual da União da Juventude Socialista (UJS).

Lucas Galindo é diretor de Juventude da Federação dos Bancários Bahia e Sergipe, e membro da direção estadual da União da Juventude Socialista (UJS).

A (re)efetivação de Dunga no comando da seleção brasileira está bastante ligada a dois fatores: retrospecto, pelo bom aproveitamento e títulos conquistados; e resignação, algo como uma represália da CBF a quem tanto vem lhe castigando: uma figura nada simpática à imprensa, menos ainda à que adora privilégios. Mas nos voltemos à causa objetiva da mudança de comando, a humilhante eliminação da Copa do Mundo nas semifinais.

Muito se tem ovacionado – com justeza – a virtuosa seleção alemã de futebol, tetracampeã mundial no Brasil exibindo muita versatilidade em seu jogo coletivo, com extrema vocação para a eficiência. 

Certamente, uma referência que muitos tomarão como parâmetro a alcançar, assim como foi com a Espanha e seus passes em 2010. 

Cabe aqui destacar que muito do que se está exaltando não são exatamente grandes novidades, tampouco perfaz um futebol ideal, que simplesmente transforma todos os outros estilos em inferiores. 

Citemos: essa característica alemã é histórica, uma regra em se tratando de copa do mundo. Não à toa, é a equipe que de 18 edições das quais participou, chegou 14 vezes às semifinais, sendo também recordista isolada em número de finais, total de 8 com a de 2014, quase sempre sem a individualidade de um grande craque, mas com muita aplicação coletiva. Óbvio que fatores como preparação, visão de longo prazo, persistência (essas duas últimas se materializam na manutenção do técnico Joachim Löw durante 8 anos, sem até então ter ganho qualquer título) e especialmente uma equipe entrosada e de inquestionável qualidade, tornaram ainda mais poderosa essa objetividade.

:: LEIA MAIS »

banner festa eletrônica

AUMENTO DO DESEMPREGO EM SALVADOR FAZ CRESCER A PROCURA POR SEGURO-DESEMPREGO

LETÍCIA CASTRO

segurodesempregoDe acordo com informações divulgadas pela Pesquisa de Emprego e Desemprego, a região metropolitana de Salvador sofreu um aumento de 0,7% no índice de desemprego de sua População Economicamente Ativa (PEA).

Nesse cenário, é natural que as buscas por informações ligadas ao seguro-desemprego aumentem.

Tem direito ao benefício, o trabalhador que foi dispensado sem justa causa, não possui renda própria para o sustento da família e que esteve empregado por pelo menos seis meses nos últimos 36 meses.

Também é necessário que o requerente esteja desempregado no momento da solicitação do auxílio e que não esteja recebendo benefício de prestação continuada da Previdência Social.

Trabalhadores que ainda contem com outro emprego não têm direito ao seguro-desemprego, uma vez que o objetivo do beneficio é auxiliar a continuidade do cidadão no mercado de trabalho.

Valores - Desde o dia 11 de janeiro está em vigor a tabela de seguro-desemprego que tem com base o novo salário mínimo, de R$ 724, conforme informações do jornal Tribuna da Bahia. Em sites de vagas de emprego há outras informações importantes que podem ajudar quem precisa recorrer a esse direito e ainda têm dúvidas quanto ao que fazer para dar entrada no pedido.

AGENTE DA DEFESA CIVIL NACIONAL COLETA DADOS SOBRE SITUAÇÃO DE ILHÉUS

O agente da Defesa Civil Nacional, Roney Rios Figueira, chegou ao município de Ilhéus nesta quarta-feira, dia 23, para coletar as informações necessárias à conclusão do relatório do órgão sobre a situação de emergência, declarada pelo prefeito Jabes Ribeiro, em novembro de 2013, por conta do intenso volume de chuvas que incidiu sobre o município.  Conforme o técnico, na próxima semana, as informações serão encaminhadas ao secretário Nacional da Defesa Civil, Adriano Pereira Junior. De posse do documento, o gestor deverá fazer as ponderações sobre o pedido de liberação de recursos da Prefeitura de Ilhéus para intensificar as ações de prevenção de desastres nas áreas de risco.

A ação do agente em Ilhéus é resultado das audiências do prefeito Jabes Ribeiro, em Brasília, nas quais foram realizadas constantes solicitações ao Ministério da Integração Nacional para dar celeridade a análise e respostas da situação de Ilhéus. Em reunião com o coordenador da Defesa Civil municipal, Ednaldo Azevedo, na manhã desta quarta-feira, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Roney Figueira explicou que irá percorrer as áreas mais atingidas pelo fenômeno natural e apurar os danos humanos e materiais provocados.

:: LEIA MAIS »

ACUSADO DE ESFAQUEAR ESTUDANTE, EX-SEGURANÇA DE JABES É PRESO

AGRAVO

Fábio Barrreto.

Fábio Barrreto.

O ex- protegido do prefeito Jabes Ribeiro, Fábio Barreto, foi preso ontem (23) à tarde, devido a um mandado de prisão expedido pela Justiça Criminal de Ilhéus, a pedido da delegada Andréa Oliveira.

O meliante é acusado de tentativa de homicídio contra Igor do Carmo, membro do Reúne Ilhéus, no dia 29 de março de 2014.

A prisão preventiva foi baseada no Art. 312 do CPP  que diz :  “A prisão preventiva poderá ser decretada como garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal, ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria”.

Além desse processo, Fábio responde por mais cinco outros, inclusive tentativa de homicídio.

CORPO DE ARIANO SUASSUNA É VELADO NO RECIFE, ENTERRO SERÁ À TARDE

asO corpo do escritor, poeta e dramaturgo Ariano Suassuna está sendo velado desde a noite de ontem (23) no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo de Pernambuco. Ele será enterrado hoje (24) às 16h, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, região metropolitana do Recife. Suassuna morreu ontem, às 17h15, de parada cardíaca, provocada pela hipertensão intracraniana. Ele estava internado desde segunda-feira (21) no Real Hospital Português, após ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico.

Suassuna tinha 87 anos e era membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) desde 1994, ocupando a Cadeira 32. Ele foi autor de dezenas de peças de teatro e de livros, sendo oAuto da Compadecida a de maior alcance popular.

Diversas autoridades lamentaram a morte do escritor. A presidenta Dilma Rousseff destacou que a literatura brasileira perdeu uma grande referência cultural, com a morte do escritor e dramaturgo. Em nota, a presidenta disse que “Suassuna foi capaz de traduzir a alma, a tradição e as contradições nordestinas em livros como Auto da CompadecidaRomance d’A Pedra do Reino O Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta.”

O presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que a morte do escritor é “uma perda irreparável para a cultura nacional”. O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), lamentou a morte de Suassuna e ressaltou a genialidade da obra e a grande falta que o escritor fará à cultura nacional.

O presidente da ABL, Geraldo Holanda Cavalcanti, e o acadêmico Evanildo Bechara representam a academia no funeral de Suassuna. A ABL determinou luto oficial de três dias. Em nota, Cavalcanti lembrou o fato de que Suassuna é o “terceiro grande acadêmico” que a academia perde no espaço de um mês – ele se refere a Ivan Junqueira, morto no dia 3 de julho, e a João Ubaldo Ribeiro, no dia 18.

BRASIL SOBE UMA POSIÇÃO EM RANKING DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E OCUPA 79º LUGAR

O Brasil subiu no ranking mundial de desenvolvimento humano em 2013. Segundo dados divulgados hoje (24) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o país ficou em 79º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no ano passado, uma posição acima da registrada em 2012. Apesar da melhora, o Brasil continua abaixo de outros países latino-americanos como Chile, Argentina, Cuba e Uruguai.

Com IDH 0,744, o país registrou a mesma nota da Geórgia (república da região do Cáucaso) e de Granada (país do Caribe). Pela metodologia das Nações Unidas, o Brasil é considerado um país de alto desenvolvimento humano por ter registrado nota acima de 0,7. O IDH varia de 0 a 1, grau máximo de desenvolvimento. Em 2013, o indicador abrangeu 187 países.

A Noruega foi o país com maior IDH no ano passado, com índice de 0,944, seguida de Austrália (0,933), Suíça (0,917) e Holanda (0,915). Em relação aos países latino-americanos, os mais bem classificados foram Chile (41º lugar, com nota 0,822), Cuba (44º, com nota 0,815) e Argentina (49º, com nota 0,808), considerados com grau muito alto de desenvolvimento humano por terem obtido nota acima de 0,8.

:: LEIA MAIS »

AS ELEIÇÕES 2014 E O NECESSÁRIO DEBATE PROGRAMÁTICO PARTE 2: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROGRAMA DE AÉCIO NEVES

RODRIGO CARDOSO

Rodrigo Cardoso é presidente do Sindicato dos Bancários de Ilhéus e presidente do PCdoB ilheense.

Rodrigo Cardoso é presidente do Sindicato dos Bancários de Ilhéus e presidente do PCdoB ilheense.

Na primeira parte desse texto, abordei a necessidade de se fazer o debate programático nas eleições, tomando como base o programa apresentado pelos candidatos ao executivo na justiça eleitoral, sem, no entanto, ignorar a história e declarações públicas do mesmo, das forças políticas que os sustentam e de seus colaboradores.  (LEIA AQUI)

Inicio minhas considerações sobre o programa de Aécio Neves, intitulado “Diretrizes Gerais do Plano de Governo”, obviamente partindo de um ponto-de-vista das opiniões políticas que tenho, como fazem todos, sem pretensões de neutralidade, mas com o máximo de fidelidade ao que foi escrito e dito, porém não invalidando outras interpretações fundadas nos mesmos parâmetros ou não, o que, a meu ver, enriquece o debate.

De pronto, observo que o programa de Aécio quebra alguns preconceitos de sua base social, notoriamente mais conservadora e de direita, acena para aliados e tenta unir o que ele considera a principal oposição social à presidenta Dilma.

Destaco a adesão a políticas sociais implementadas nos 12 anos de governo do PT e aliados, em várias questões como assistência social, combate à pobreza e desigualdades, desenvolvimento da agricultura familiar, direitos humanos, habitação, etc.

:: LEIA MAIS »

ITÃO ENCERRA CAMPANHA COM ENTREGA DE TRÊS GOLS 0 KM

ganharamO brilho nos olhos de Maria Elisabethe Teixeira Soares, de Itabuna, sintetiza bem a emoção de quem planejava comprar um carro no final do ano e acabou ganhando um VW Gol 0 KM em sorteio. A fisioterapeuta foi a ganhadora do primeiro dos três carros da campanha promocional Goleada de Prêmios Itão.

“Estava me organizando para comprar meu primeiro carro no final do ano e ganhei esse presente maravilhoso”, conta Maria Elisabethe com a felicidade de quem realiza um sonho.

Além da fisioterapeuta, foram sorteados o eletricista Braz Bispo dos Santos Filho, de Itabuna, e o servidor público Luciano Alves Silva, de Ilhéus. Os três ganhadores têm em comum o fato de nunca terem ganhado um sorteio. “Participo de tudo, mas este foi meu primeiro prêmio”, disse Braz.

Os gerentes Edinildo Sacerdote (Itão Ilhéus), Rodinei Marikson (Loja São Caetano) e Pedro Correia Filho (Loja Centro Comercial) entregaram os maiores prêmios da campanha. Além dos veículos, a rede de supermercados sorteou 50 vales-compras de R$ 400,00 cada um.

A maior campanha promocional do sul da Bahia sorteou R$ 112 mil em prêmios. “A campanha movimentou mais de um milhão de cupons”, diz o gerente de compras da Rede Itão, Iran Lima. “Promovemos a maior campanha do sul e extremo-sul do Estado”, enfatiza.

:: LEIA MAIS »

OI É MULTADA EM MAIS DE R$ 3 MILHÕES

oiA empresa de telefonia Oi foi multada em R$ 3,5 milhões pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) por violação ao direito à informação, à proteção contra a publicidade enganosa, além do direito à privacidade e intimidade.

De acordo com o DPDC, órgão vinculado ao Ministério da Justiça, o serviço Navegador, disponibilizado aos consumidores do Velox, serviço de banda larga da Oi, mapeava dados de usuários para compor um perfil de navegação. Segundo as investigações, esses perfis eram comercializados com anunciantes, agências de publicidade e portais da web, para oferecer publicidade e conteúdo personalizados.

Em nota, o departamento informou que houve “violação aos princípios da boa-fé e transparência, além de publicidade enganosa”. O documento informa ainda que a Oi, “com o pretexto de melhorar a experiência de navegação, omitiu do consumidor informações essenciais sobre o serviço e suas implicâncias para a privacidade e segurança de dados pessoais.”

De acordo com o DPDC, o serviço da Oi violou também princípios fundamentais definidos pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, como a neutralidade da rede e o princípio da padronização e interoperabilidade. “A tecnologia do Navegador redireciona o tráfego do consumidor na internet e filtra seus dados, de modo a compor seu perfil de navegação, contrariando padrões da rede”, diz nota do departamento.

:: LEIA MAIS »

CANDIDATOS JÁ TÊM ESTIMATIVA SOBRE TEMPO DE PROPAGANDA

Foto: Evilásio Júnior / Bahia Notícias.

Foto: Evilásio Júnior / Bahia Notícias.

A Justiça Eleitoral já informou ao comando das campanhas dos candidatos ao governo da Bahia e ao senado, a estimativa dos tempos na propaganda gratuita no rádio e na TV.

Segundo a coluna “Satélite”, do jornal Correio, na divisão do bolo, que ainda tem caráter preliminar e extraoficial, a maior fatia ficou para Rui Costa (PT), com 7min49s.

Logo depois está Paulo Souto (DEM), que terá direito a 6min59s. Em terceiro, vem Lídice da Mata (PSB), com 1min45s.

Completam a tabela Marcos Mendes (PSOL), com 1min11s, Renata Mallet (PSTU) e Rogério Da Luz (PRTB), que ficarão com 1min06s cada.

Na partilha entre os três principais nomes que disputarão a vaga de senador, Otto Alencar (PSD) ficou com 4min01s, apenas 25 segundos a mais que Geddel Vieira Lima (PMDB), com 3min36s. Já Eliana Calmon (PSB) levou 59 segundos.

De acordo com a legislação, os programas das chapas majoritárias serão exibidos às segundas, quartas e sextas-feiras, de 19 de agosto à 2 de outubro.

MOBILIZAÇÃO CULTURAL É O TEMA DO “IMPROVISO, OXENTE!”  DE HOJE

debatedoresA semana do projeto Improviso, Oxente! segue abordando assuntos relacionados ao tema geral “Mobilização Popular”. Na noite de hoje (23), as discussões serão entorno da “Mobilização Cultural”. A iniciativa acontece na Tenda Teatro Popular de Ilhéus (TPI), na avenida Soares Lopes.

Hoje, os convidados serão o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Pawlo Cidade, e o diretor de territorialização da secretaria de Cultura da Bahia (Secult), Sandro Magalhães. A mediação ficará a cargo da professora decana do Centro de Formação em Comunicação e Artes da UFSB, Hebe Alves. Quem não puder comparecer ao espaço cultural, poderá acompanhar as discussões ao vivo pela internet, com transmissão realizada pelo Instituto Nossa Ilhéus, no blog www.teatropopulardeilheus.blogspot.com.

Antecedendo os debates, às 18:30h, será apresentado o musical Auto do Boi da Cara Preta, da Cia. Boi da Cara Preta. A iniciativa acontece na Tenda Teatro Popular de Ilhéus (TPI), na avenida Soares Lopes, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), que emitirá certificados de participação. A entrada para o espetáculo e debate é gratuita.

:: LEIA MAIS »

E SEGUEM OS PROBLEMAS NO CONDOMÍNIO MORADA DO PORTO

Semana passada publicamos AQUI, o desabafo de um morador do conjunto habitacional Morada do Porto (Minha Casa, Minha Vida), situado às margens da rodovia Ilhéus-Itabuna.

Na ocasião ele relatou os problemas vividos no local, causados pelo tráfico de drogas, e pela presença de um trailer que vende bebida, e, devido ao som alto, incomoda bastante os moradores.

Pois bem, dessa vez as reclamações são sobre a instalação de uma barraca de frutas e verduras, na porta dos prédios. O leitor argumenta afirmando que o ideal seria que o setor de Postura e Medidas da prefeitura de Ilhéus, liberasse a praça do condomínio para ser uma espécie de praça de alimentação e feira livre. Com isso, afirma, não precisaria ter a citada barraca de verdura, em local que ele acredita ser totalmente indevido.

Mas os problemas não cessam: Falta de iluminação pública da praça, segurança insuficiente e posto médico sem funcionar, com o imóvel construído fechado, sendo que, afirma o leitor, poderia ser utilizado pela associação de moradores.

Os moradores esperam que a secretaria municipal competente, atente aos problemas do Morada do Porto.

TERMINA DIA 7 O PRAZO PARA ASSINAR CARTEIRA DE EMPREGADA DOMÉSTICA

Carteira-de-trabalho-fila-emprego-size-598Quem dispõe dos serviços de trabalhadores domésticos, mas ainda não regularizou a situação do funcionário têm até o dia 7 de agosto para fazer a assinatura da carteira de trabalho, sem a cobrança de multas.

Na data entra em vigor a lei 12.964, assinada pela presidente Dilma Rousseff em abril deste ano, que penaliza aqueles que se negarem a registrar o empregado doméstico, categoria que conta com mais de oito milhões de integrantes em todo o Brasil. Na Bahia, a profissão emprega mais de 500 mil pessoas, 150 mil só em Salvador e na Região Metropolitana. 

O Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Estado da Bahia estima que cerca de 70% do contingente ainda trabalha sem carteira assinada. Esta é uma das maiores queixas da categoria, segundo informou a presidente do sindicato, Cleusa Santos.

“O número de trabalhadoras que atua sem ter os direitos garantidos por lei ainda é muito alto. Após a implantação da PEC, o número de regularização até aumentou, mas muito pouco, cerca de um a dois por cento”, lamentou. Segundo ela, por lei, o prazo para o registro do funcionário é de 48 horas após o início dos trabalhos.

:: LEIA MAIS »

IBOPE: DILMA TEM 38% DAS INTENÇÕES DE VOTO; AÉCIO, 22% E CAMPOS, 8%

Presidenta se reelegeria já no primeiro turno, afirma a pesquisa.

Presidenta se reelegeria já no primeiro turno, afirma a pesquisa.

Pesquisa do Ibope, encomendada pela Rede Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, mostra a candidata Dilma Rousseff (PT) com 38% das intenções de voto. Em seguida, aparecem o candidato Aécio Neves (PSDB), com 22%; e Eduardo Campos (PSB), com 8%.

O nível de confiança da pesquisa é 95%, com margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O candidato Pastor Everaldo (PSC) aparece com 3%. Eduardo Jorge (PV), Zé Maria (PSTU), Luciana Genro (PSOL) tiveram 1%, cada um. Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO) têm juntos 1%. Votos brancos e nulos somam 16% e não responderam ou não sabem, 9%.

O Ibope também fez simulações de segundo turno. Na possível disputa entre Dilma Rousseff e Aécio Neves, a candidata petista aparece com 41% das intenções de voto e o tucano aparece com 33%. Brancos e nulos somam 18%. Não souberam ou não responderam, 8%. Na simulação entre Dilma e Eduardo Campos, a candidata do PT aparece com 41% das intenções de voto e Campos com 29%. Brancos e nulos, 20%. Não souberam ou não responderam, 10%.

:: LEIA MAIS »

PAULO SOUTO É ACUSADO DE FRAUDAR VÍDEOS NA INTERNET

paulo soutoSegundo o site Bahia Notícias, o presidente do PT de Salvador, Edson Valadares, partiu para o ataque, no fim da noite desta terça-feira (22), e acusou o ex-governador Paulo Souto (DEM), adversário do candidato do seu partido, Rui Costa, de fraudar vídeos postados na internet para promover os oito anos em que esteve à frente da gestão do Estado, entre 2003 e 2006.

De acordo com o representante da chapa liderada pelo petista, o democrata demonstrou “falta de credibilidade” ao postar duas propagandas sobre saúde no Facebook, em que teriam sido inseridas imagens genéricas obtidas em um banco de dados chamado ShutterStock.

“Ele chega a usar a expressão ‘Com Paulo Souto o baiano era bem tratado’. [...] As redes sociais são importante espaço de informação, e não da mentira. Ao fraudar um vídeo com fotos compradas, o ex não só confessa que não fez, como desrespeita a inteligência e memória do povo baiano, que lembra muito bem do estado caótico em que ele deixou nosso estado”, acusa o dirigente, em nome da coligação “Pra Bahia Mudar Mais”.

No material encaminhado ao site, haveria três “provas” da simulação no primeiro vídeo (veja aquiaqui e aqui) e outras três no segundo (veja aquiaqui e aqui), supostamente encaminhado por Souto a um seguidor.

A MATANÇA SEGUE EM GAZA: IGNORÂNCIA NÃO É BENÇÃO. É DELINQUÊNCIA SOCIAL

LEONARDO SAKAMOTO/ BLOG DO SAKAMOTO

Leonardo Sakamoto é jornalista e doutor em Ciência Política. Cobriu conflitos armados e o desrespeito aos direitos humanos em Timor Leste, Angola e no Paquistão. Professor de Jornalismo na PUC-SP, é coordenador da ONG Repórter Brasil e seu representante na Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo.

Leonardo Sakamoto é jornalista e doutor em Ciência Política. Cobriu conflitos armados e o desrespeito aos direitos humanos em Timor Leste, Angola e no Paquistão. Professor de Jornalismo na PUC-SP, é coordenador da ONG Repórter Brasil e seu representante na Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo.

Li reclamações de leitores de jornais e sites devido a imagens fortes vindas de Gaza com civis mortos. Uns dizem que é apelação, outros sensacionalismos. Há os que fazem teses sociológicas sobre o interesse humano em ver a desgraça alheia ou em consumir imagens de sangue e vísceras.

Alguns disseram que é o mesmo que circular fotos dos integrantes da banda Mamonas Assassinas desfigurados após a queda de seu avião ou imagens do corpo de Ayrton Senna depois do acidente em Ímola. O que é uma tremenda de uma besteira, vinda de quem não consegue diferenciar que duas imagens esteticamente semelhantes podem ser radicalmente diferentes.

Publicadas com cuidado, por mais que doam aos olhos e mexam com o estômago e atrapalhem o jantar ou o café da manhã, certas fotos têm o poder de trazer a realidade para perto. É fácil ficar indiferente diante de números de violência, mas com rostos a situação muda de figura.

Dizer que o exército israelense matou mais de 600 pessoas, dos quais mais de 120 crianças, em Gaza é uma coisa.

Mas mostrar o corpo destroçado de um rapaz moreno, de olhos bonitos, que era marceneiro, e sua noiva, professora, que gostava de cantar de manhã é outra.

Ou ainda crianças de uma mesma família, que sempre esperavam até a noite acordadas a chegada do pai que trazia comida para casa.

Ou um motorista de uma ambulância, que tinha orgulho do seu trabalho.

O outro deixa de ser estatística, e passa a ser um semelhante, pois é feito de carne, osso e sangue e não de números.

:: LEIA MAIS »

EX-PREFEITO DE MARAÚ TEM CONTAS REPROVADAS

O ex-prefeito de Maraú, Antônio Silva Santos, teve suas contas do exercício de 2012 rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão da última terça-feira (22/07). O conselheiro José Alfredo Dias, relator do processo, determinou que seja promovida representação junto ao Ministério Público contra o gestor, em função das graves irregularidades praticadas. O ex-prefeito encerrou sua administração com três contas reprovadas.

A relatoria imputou multa de R$40 mil pelas irregularidades remanescentes no parecer e determinou a restituição aos cofres públicos pelo ex-prefeito do expressivo montante de R$8.455.207,7, sendo R$6.473.645,26 pela ausência de comprovação da aplicação de repasses do governos federal e estadual; R$1.836.581,03 relativos a não contatação da efetiva ocorrência de pagamento de folhas de servidores; R$91.479,59 por não comprovar despesas realizadas; R$36.350,00 por ausência de comprovação dos gastos a título de diárias no mês de setembro; R$9.778,9 pela não apresentação de nota fiscal ou recibo de suporte para saída de recursos do erário municipal; R$4.680,00 referentes a gastos com publicidade desacompanhados da matéria veiculada; e R$2.692,92 por multas e juros indevidamente suportados pela prefeitura em face de atraso no cumprimento de obrigações.

:: LEIA MAIS »

curta costa do cacau


grapiuna web pop

twitter
facebook