contabilidade bis

maio 2016
D S T Q Q S S
« abr    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  



mico banner

DIA DA ÁFRICA, UMA LUTA PELA VIDA!

DJ BRANCO/ CMA HIP-HOP

Dia da África

A data foi instituída pela “Organização da Unidade Africana” (OUA) em 1963, na cidade de Addis-Abeba, capital da Etiópia, país situado a nordeste do continente. O objetivo é comemorar o Dia da Libertação da África. Naquele 25 de Maio, reuniram-se em Adddis-Abeba líderes de 30 dos 32 países africanos, que assinaram a carta  que  declara a  libertação  da África  contra a subordinação  imposta pelos europeus. A partilha ou divisão da África entre os europeus foi definida pela Conferência de Berlim, entre 1884 e 1885, e significou a apropriação pelos europeus das  riquezas humanas e naturais do continente.

A Organização das Nações Unidas (ONU) vendo a importância daquele encontro de 1963, instituiu em 1972, o 25 de Maio como o Dia da Libertação da África. O dia tem profundo significado na memória coletiva dos povos do continente africano, pois simboliza a luta por sua independência e emancipação política.  

Os negros do Brasil e do mundo celebram a oportunidade de avaliar as dificuldades e os progressos do continente berço da humanidade. Em março de 2003, foi aprovada a Lei Federal nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas escolas de Ensino Fundamental e Médio, propondo novas diretrizes para valorizar e ressaltar a presença africana na sociedade, além de ser um instrumento contra a discriminação e o preconceito racial, a Lei ainda não é cumprida na prática por conta do racismo institucional, estruturante que impera no Brasil.

Para Hamilton Borges, da Ação Comunitária Quilombo X e Campanha Reaja ou Será Morta, Reaja ou Será Morto, o Dia da África é muito importante, não exatamente pela proclamação do dia, mais sobre tudo por que é um dia reflexão para pensarmos do ponto de vista dopan-africanismo, uma doutrina, uma linha de pensamento que está em ação sobre tudo aqui na Bahia, no Brasil.

“É o pan-africanismo que nós liga internacionalmente. O maior desafio que nós temos é deixarmos esse lugar de sub-representação, essa não presença do povo negro na cena política da sociedade brasileira, esse lugar de morte que nós está colocado e o enfrentamento que é o enfrentamento menor em  que as lideranças negras negociam a nossa desgraça, negociam a nossa morte para parecer que estão fazendo alguma coisa enquanto a gente tem morrido, os pan-africanistas de verdade não são pan-africanistas marxistas, nem veiculados a partidos de governo, estão fazendo ações comunitárias, tentando mudar a realidade que vive o povo negro. Nosso desafio é muito grande, é criar um projeto político do nosso ponto de vista para o país, um projeto político que seja nosso, de libertação real do nosso povo”. Enfatizou Hamilton Borges. 

A Bahia não tem muito o que comemorar, cerca de 82% da população é negra, e a maioria das pessoas assassinadas no estado são pretos e pretas. O número de homicídios só faz crescer, Salvador e região metropolitana aparecem como a 14ª cidade mais violenta do mundo, de acordo com um ranking internacional publicado por uma ONG mexicana. Das 50 cidades com maior taxa de homicídios por 100 mil habitantes em 2015, 21 são brasileiras.

A maioria das pessoas assassinadas na Bahia é jovem do sexo masculino com idade entre 15 e 29 anos. A Secretaria de Segurança Pública e a mídia sensacionalista sempre relaciona a morte desses jovens ao envolvimento com drogas ou briga de gangues, nunca é aberto um inquérito para investigar a verdadeira causa da morte desses jovens.

Ser jovem negro e chegar aos 25 anos de idade é ser tido como sobrevivente de um projeto de genocídio contra a população negra. Não existe na Bahia nenhuma política pública efetiva para empoderamento e desenvolvimento sócio-político-cultural e econômico da maioria da juventude. A política pública eficiente que chega primeiro é o braço armado do estado. 

Em 2009 o Governo Feral iniciou um diálogo com organizações de juventude negra e movimento negro para se pensar um programa de prevenção à violência e garantia dos direitos da juventude negra. A partir desse diálogo foi criado em 2011 o Plano Nacional de Enfrentamento a Violência Contra a Juventude Negra (Juventude Viva), elaborado a várias mãos e com a participação decisiva da sociedade civil, com muitas críticas é claro. Foi criado um grupo de trabalho interministerial com 11 Ministérios para discutir a aplicabilidade do plano a partir de programas já existentes no Governo, destinando parte de suas ações para comunidades com grande índice de violência e vulnerabilidade social.

A grande verdade é que na pratica o plano não funcionou por que não teve vontade política. O discurso dos gestores públicos era que a aplicabilidade do plano se fazia necessária e urgente para reduzir o índice de mortalidade da juventude negra, só que na pratica era mais conversa do que ação concreta. Gastou-se muito dinheiro com eventos para falar sobre o plano, e ação concreta que é bom, nada.

A Bahia não criou seu plano estadual de enfrentamento a violência contra a juventude negra, dos 20 municípios que estão no Juventude Vida, só seis fizeram adesão nacional. Enfim, o JUVENTUDE VIVA MORREU!

VIVA A MÃE ÁFRICA!

PROJETO DE LEI INSTITUI O “DIA MUNICIPAL DO HIP-HOP”, EM LAURO DE FREITAS/BA

Foto: Hamilton Oliveira (DJ Branco).

Foto: Hamilton Oliveira (DJ Branco).

Foi apresentado na última terça-feira (24), na sessão ordinária da Câmara Municipal de Lauro de Freitas a ementa do PL  049/2016 que institui o “Dia Municipal do Hip-Hop”, na forma que indica e dá outras providências – autoria do vereador Paulo de Aquino Pires (PSB).  Agora a proposição segue em tramitação na comissão de Constituição e Justiça, caso aprovado vai para discussão e votação no plenário.

A proposição do PL é resultado da Sessão Especial realizada pelo mandato do vereador Paulo Aquino, no dia 16 de maio, na Câmara Municipal que teve como tema: A Importância do Movimento Hip-Hop para o Desenvolvimento Social,  Político, Cultural e Econômico da Cidade – O Hip-Hop como Fator de Transformação Social e Empedramento da Juventude Negra. O evento contou com a presença de Dj Branco, diretor da CMA Hip-Hop, Douglas Melo, presidente da UJS em Lauro de Freitas,  Shayana Busson, historiadora, representantes da Posse de Conscientização e Expressão (PCE), Família LF (Lokos da Favela), Selo DV Rec, Selo Tríplice Hip-Hop, Família OBDC, das professoras Rita Cruz e Simone Requeião, dos vereadores Wágner Batista (PTB), Naide Brito (PT), Sílvio Humberto (Salvador-PSB), e Ester Pinheiro, Superintendente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Suppir), os quais colocaram suas pastas a disposição do movimento hip-hop para contribuir no que for preciso.

:: LEIA MAIS »

RUI ANUNCIA APROVAÇÃO DO PRIMEIRO TESTE RÁPIDO DA ZIKA DESENVOLVIDO NO BRASIL

rui-costa-2“É com orgulho que anuncio que o teste rápido da ‪‎Zika, desenvolvido em parceria entre a ‪‎Bahiafarma e a empresa sul-coreana Genbody Inc., foi aprovado pela Anvisa e poderá ser utilizado no País inteiro para ajudar a enfrentar essa perigosa doença”. Foi desta maneira, por meio de seu perfil oficial no Facebook, que o governador Rui Costa revelou o feito histórico para a indústria farmacêutica baiana. O teste rápido para a doença é inédito no país e, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), também é o primeiro teste diagnóstico feito sem a participação da Fiocruz. 

Em sua rede social, o governador Rui Costa parabenizou a Bahiafarma e todos os envolvidos na produção do teste rápido: “vocês são a prova da qualidade do nosso serviço público”, escreveu Rui. O teste torna mais fácil e rápida a detecção do vírus no organismo de pessoas infectadas. 

Ainda de acordo com a Sesab, a realização do teste rápido não apenas confirma o diagnóstico de possíveis pacientes, mas também colabora para o mapeamento de ocorrências da doença, facilitando ações de combate em locais específicos, e auxilia nas pesquisas sobre a doença.

O desenvolvimento do teste rápido para zika vírus teve início no primeiro semestre de 2015, quando começaram a ser detectados casos suspeitos da doença no sul da Bahia e na região de Feira de Santana, centro-norte do Estado. 

A Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma) é um laboratório farmacêutico público que tem como objetivo desenvolver e fornecer produtos, serviços e inovação tecnológica para a saúde pública do País.

TERMINA HOJE PRAZO PARA PAGAR A TAXA DO ENEM E CONFIRMAR A INSCRIÇÃO

enem

Hoje (25) é o último dia para que candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) paguem a taxa de R$ 68 para garantir a participação nas provas.  O prazo para que isso seja feito é até as 21h30, no horário de Brasília. Ao todo, mais de 9,2 milhões se inscreveram para as provas e desses, cerca de 2,7 milhões devem pagar a taxa. Os demais são isentos.

Estudantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas e candidatos de baixa renda que sinalizaram essa condição durante a inscrição estão isentos. O pagamento, que até o ano passado só podia ser feito em agências do Banco do Brasil, agora inclui qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios.

Provas – As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro. A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). A participação na prova também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Além disso, estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

Estudos – A plataforma Hora do Enem disponibiliza gratuitamente um plano de estudos individual para quem quer se preparar para o exame. O estudante faz um cadastro, no qual preenche o curso que pretende cursar. O site também permite ao candidato participar de simulados nacionais, além de ter acesso ao Mecflix, portal com mais de 1,2 mil videoaulas.

PROJETO TEATRO NO TERREIRO AGITA SUL DA BAHIA E CAPITAL

cartaz terreiro

O projeto Teatro no Terreiro – Circulação, Formação e Vivência Cultural em Terreiros de Candomblé passará por três cidades baianas, de 28 de maio a 12 de junho, com diversas ações culturais nos terreiros Matamba Tombeci Neto, em Ilhéus, Ilê Axé Ijexá Orixá Olufon, em Itabuna, e Ilê Ìyá Omi Àse Ìyámasé, em Salvador. Todas as atividades da programação serão gratuitas e destinadas a público-alvo constituído pela comunidade de cada terreiro e demais interessados. A iniciativa tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). 

As atividades começam em Ilhéus , dia 28 de maio,  no terreiro Matamba Tombeci Neto, localizado no Alto da Conquista, com a oficina Vivência, Teatro e Tradição Oral, das 9h às 17 h, ministrada pelo ator, diretor, professor e mestre em artes cênicas, Rafael Morais. Com carga horária de seis horas, a oficina possui 20 vagas disponíveis.

No mesmo dia, às 19h, será apresentado o espetáculo Na Teia de Ananse – Trama da Palavra, com a atriz Tânia Soares, baseado em contos e mitos de matriz africana, que revela a magia dos narradores africanos, os griots. Logo após o espetáculo, se iniciará a Roda de Conversa Griô, que proporcionará ao público momentos de reflexão sobre teatro, tradição oral e vivência cultural, com participação da ialorixá e atriz, Mãe Ilsa Mukalê, do produtor cultural Marinho Santos e dos diretores Rafael Morais e Tânia Soares, do grupo Teatro Griô.

:: LEIA MAIS »

BEBETO LEVA COMITIVA A MINISTÉRIO PARA RETOMAR TRATATIVAS SOBRE ESTALEIRO NA BAHIA

Foto: Fernando Stuckert.

Foto: Fernando Stuckert.

Uma audiência articulada pelo deputado federal Bebeto Galvão (PSB) com o novo ministro das Minas e Energias, Fernando Bezerra Filho, marcou a reabertura do diálogo sobre a indústria naval baiana, em especial o Estaleiro Enseada do Paraguaçu, localizado em Maragogipe, na Bahia, que está com as atividades suspensas. “Esse encontro é parte do nosso compromisso em defesa de uma indústria que representa uma conquista econômica do estado”, informa Bebeto. Participaram da reunião o presidente da Federação das Indústrias da Bahia (FIEB), Ricardo Alban, os dirigentes da empresa Enseada Indústria Naval, Fernando Barbosa (presidente) e Humberto Rangel (gerente), além do vice-presidente do Sintepav-Ba, Irailson Gazo, e Digal Vieira, liderança política de Maragogipe.

De acordo com o deputado Bebeto, a comitiva fez uma apresentação ao ministro comprovando a viabilidade do projeto, além de mostrar os indicativos sobre como o empreendimento pode voltar a funcionar. “Já existem parceiros para investir, principalmente fora de financiamentos públicos, restando ao governo assumir a capacidade proativa para construir a solução e manter a continuidade dos investimentos, devolvendo à indústria naval da Bahia a sua condição de geradora de emprego, renda, tributos, bens e serviços”, pontua Bebeto Galvão.

:: LEIA MAIS »

REFLEXÕES SOBRE A PASSAGEM DA TOCHA OLÍMPICA EM ILHÉUS

MÁRIO SCHNEIDER SHI
Mário Schneider é turismólogo, funcionário público,  membro da RAiZ Movimento Cidadanista, estudante de Administração e bacharelando em Humanidades pela Ufsb.

Mário Schneider é turismólogo, funcionário público, membro da RAiZ Movimento Cidadanista, estudante de Administração e bacharelando em Humanidades pela Ufsb.

Eu refleti muito sobre o evento da passagem da tocha em Ilhéus, no último sábado, e lá vão as minhas considerações:

– De nada vale um evento festivo simbólico para uma população, ainda mais investindo dinheiro público, se a mesma ainda carece de serviços básicos, principalmente na periferia e zona rural. Ao mesmo tempo que a tocha passava, um rapaz agonizava no corredor do regional precisando de um médico para operá-lo, salário de um médico por mês +ou- R$ 10 mil, a tocha, segundo informações, custa R$ 180 mil por um dia.

– O evento por si só não movimenta turismo, não gira muitos recursos com ambulantes ou vendas no comércio, não contempla muito menos a cidade ficar desguarnecida de segurança pública, haja visto que quase todos foram pro evento.

– A passagem da tocha ainda colocou a oportunidade das falcatruas que rondam as obras na cidade, aos moldes do que ocorrem com as empreiteiras, permitindo uma reforma da praça de modo nada transparente (Quanto custou a nova Cairú?) e nada participativo já que a população mais uma vez não foi consultada.

Por fim, a nova praça, que foi o símbolo desse evento e sua semelhança com um cemitério, demonstra o fim agonizante em que este governo está. Sugiro a todos levar uma cruz e fixar no gramado para simbolizar nossa indignação.

CONFIRA NOVAS VAGAS DE EMPREGO ABERTAS EM ILHÉUS PARA QUARTA-FEIRA

Vagas_de_emprego_3-300x298

Se você procura emprego, fique ligado ao Ilhéus 24h. Diariamente, divulgaremos as vagas disponíveis no Sine Ilhéus.

Para tentar um dos postos disponíveis para quarta-feira (25), basta ir à agência da cidade, que fica na sala 13 do SAC, Centro.

É necessário levar carteira de trabalho, RG, CPF e comprovante de residência. O atendimento começa às 07h. Boa sorte.

Serviços Gerais

(Vaga Exclusiva para PCD)

  • Formação: Ensino Fundamental Completo

  • 2 Vagas

Vigilante

(Vaga Exclusiva para PCD)

  • Formação: Ensino Fundamental Completo

  • 4 Vagas

:: LEIA MAIS »

UM MINISTÉRIO DE NOTÁVEIS

VINICYUS SOUSA
Vinicyus Sousa é diretor da União Nacional dos Estudante.

Vinicyus Sousa é diretor da União Nacional dos Estudante.

Com o objetivo de tentar legitimar o governo golpista, a grande imprensa brasileira tratou de alardear que o senhor Michel Temer montaria um ministério de notáveis. Executado o ataque à democracia brasileira, ignorando a vontade popular de 54 milhões de brasileiros, nos vemos obrigados pouco mais de dez dias depois, a admitir que eram verdadeiros os rumores de uma equipe ministerial composta por “notáveis”.

No núcleo duro do governo temos Geddel Vieira Lima e Elizeu Padilha, notáveis investigados pela operação lava jato e detentores de extensas fichas corridas. Mas o destaque fica por conta do senador e agora ministro licenciado Romero Jucá, que forneceu a prova incontestável para quem tinha alguma dúvida de que o impeachment da presidenta Dilma era um golpe, além de desnudar a relação entre o deputado Eduardo Cunha e o presidente interino.

No Ministério da Educação temos Mendonça Filho representando o DEM, notável partido na luta contra as cotas, o PROUNI e o FIES, programas que nessa última década garantiram o acesso a mais de três milhões de brasileiros e brasileiros ao ensino superior segundo dados divulgados pelo próprio Ministério da Educação.

No Ministério da Justiça e Cidadania um notável aliado do governador Geraldo Alckmin, que dispensa apresentações. Durante a sua gestão como secretário de Segurança Pública em São Paulo, maquiou estatísticas para reduzir os índices de homicídios e também foi um notável agressor de estudantes, que reprimiu dentro de suas escolas, ordenando invasão policial sem mandato judicial e além de ingressar na justiça para garantir o uso de armas letais em operações policiais contra adolescentes ocupantes de escolas, que só queriam que os ladrões que roubavam as suas merendas fossem investigados.

:: LEIA MAIS »

“ÔNIBUS NÃO PARAM EM PONTO DO IGUAPE, DEIXANDO ILHEENSES ABANDONADOS EM PONTO NO IGUAPE”, DENUNCIA LEITORA

esperando-o-onibus

Em contato com a nossa redação, uma leitora do Ilhéus 24h denunciou uma situação que vem se sucedendo no bairro do Iguape, na zona norte de Ilhéus. Confiram na íntegra:

“Moro no Malhado e sempre vou para a casa de minha sogra no Iguape, e geralmente retorno para casa entre 20 e 21h. Fico no ponto de ônibus depois da rotatória. Mas os motoristas evitam parar no ponto nesse horário. Mesmo eu estando com criança e meu marido.

Todos os domingos é um descaso. No último, dia 22, eu estava no ponto com meu marido, minha filha e uma outra mulher, e mesmo assim dois ônibus não pararam. Depois chegou várias pessoas que provavelmente estavam em alguma festa ou na praia, e aí mesmo que vários outros motoristas não pararam.

Não é a primeira vez que isso acontece comigo no mesmo ponto, mesmo eles vendo que estou com criança. O ponto de ônibus fica em frente ao Chocolate Caseiro, sentido centro. Perguntei ao motorista que parou, o porquê de tal problema citado, e ele disse que é devido ao fato de muitas pessoas que vem da praia, pularem a catraca. Pensei: mas isso em frente a rotatória da praia do Norte?

Tentei passar um e-mail querendo explicação, pelo menos para que as pessoas tenham conhecimento do que está acontecendo, mas voltou, como se tal endereço eletrônico não existisse. Quero que as empresas deem explicações, pois pagamos caro pela tarifa da passagem, e é dever delas pararem os ônibus para atenderem os cidadãos que pagam por tal serviço”.

ILHÉUS: GURITA DENUNCIA ABANDONO DE ABRIGO PARA CRIANÇAS VÍTIMAS DE PEDOFILIA

GuritaO pré-candidato a prefeito de Ilhéus, e presidente da comissão de Direitos Humanos da câmara de vereadores, o edil Alzimário Belmonte (Professor Gurita), denunciou o descaso da prefeitura de Ilhéus, ante o abrigo Renascer, situado na avenida Princesa Isabel, e responsável em acolher crianças vítimas de abusos sexuais no município.

Segundo Gurita, o local, que hoje abriga 47 crianças, sofre com instalações absurdamente precárias, com a falta de profissionais capacitados, e a alimentação servida está inadequada. O vereador ressalta que o abrigo corre sérios riscos de ser interditado pela justiça.

O abrigo Renascer passou a ser gerido pelo município, na gestão do então prefeito Newton Lima, após uma batalha do vereador Gurita ainda no seu primeiro mandato.

O vereador denunciará a situação no plenário da câmara, exigindo urgentes providências por parte da administração municipal, e também protocolará a denúncia junto ao Ministério Público.

RODRIGO CARDOSO PARTICIPA DE ASSEMBLEIAS COM TRABALHADORES E VISITA COMUNIDADES INDÍGENAS

Cardoso

Em assembleias com operários da construção civil e da indústria moageira, o presidente do Sindicato dos Bancários de Ilhéus, Rodrigo Cardoso, denunciou as intenções anunciadas pelo governo de Michel Temer, de atacar nossos direitos previdenciários e trabalhistas, liberando a terceirização de todas as atividades e tirando a obrigatoriedade da CLT.

Cardoso também visitou as comunidades de Acuípe do Meio e de Cima, ouvindo demandas e preocupações com o novo momento político, no qual a possível aprovação da PEC 215 ameaça o direito de indígenas e quilombolas à posse de suas terras tradicionais. 

PT DE ILHÉUS LANÇA NESTE DOMINGO O PROGRAMA DE GOVERNO PARTICIPATIVO

ptO diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Ilhéus estará realizando no próximo domingo, dia 29 de maio, às 9 horas da manhã, na Câmara de Vereadores, o lançamento do Programa de Governo Participativo (PGP). O objetivo será reunir lideranças políticas nacionais, estaduais e municipais, partidos políticos, movimentos sociais e os mais diversos segmentos da sociedade ilheense comprometida com o desenvolvimento e o futuro, para debater e ouvir a opinião sobre o modelo de cidade que deve ser implantado em Ilhéus.

A presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores e pré-candidata a prefeita de Ilhéus pelo PT, Professora Carmelita, falou da importância da participação de todas as pessoas, partidos políticos e lideranças que querem e lutam por uma cidade melhor. “Um bom programa de governo é fundamental para uma campanha de alto nível, com debate político, que demonstre as conquistas da sociedade brasileira e que proponha a melhora efetiva da vida da população”, explicou.

Professora Carmelita alerta que um pré-candidato que deseja administrar Ilhéus e pretende recolocar a cidade no local de destaque que merece precisa, antes de tudo, elaborar o seu plano de governo discutido com o povo. E esse plano de governo, segundo ela, precisa ser elaborado ouvindo a todos, cada segmento que vive o dia a dia da cidade.

“O Programa de Governo Participativo também traz oportunidade de ampliar os espaços de discussão, construindo relações com os setores sociais e políticos e provocando a análise crítica e aprofundada da conjuntura. Esse PGP deve apresentar propostas que respondam aos problemas reais da população e que sejam, sobretudo, viáveis”, complementou Professora Carmelita.

PM AGE COM VIOLÊNCIA EM ATO CONTRA LÚCIO VIEIRA LIMA EM GUANAMBI

violencia

Policiais Militares lotados em Guanambi, no sudoeste baiano, reprimiram com violência um grupo de professores, estudantes e jovens do movimento social Levante Popular, que protestavam na chegada do deputado federal Lucio Vieira Lima (PMDB) ao aeroporto do município. O parlamentar ia cumprir agenda na cidade vizinha de Pindaí, quando teria solicitado escolta da Polícia Militar ao avistar o grupo no aeroporto.

“Portávamos faixas e cartazes taxando ele de golpista, por ter votado a favor do impeachment de Dilma. Um dos seus assessores partiu pra cima de uma professora para tomar a faixa. A polícia foi chamada pelo deputado e começou a nos agredir”, relata uma das professoras que participava do ato. 

Entre os agredidos também estava um advogado, que orientou o grupo a prestar queixa na delegacia da cidade. “Fiquei horrorizada ao ver a forma como a polícia nos tratou e como tratou o deputado. Éramos ali apenas cidadãos e cidadãs protestando, um direito que nos é garantido por lei”, afirma Marinalva Nunes Fernandes, doutora e professora do Campus IV da UNEB em Guanambi.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Marcelino Galo (PT), repudiou a ação truculenta da Polícia Militar. “Repudiamos este tipo de atitude, porque a polícia deve garantir direitos, e não agir de forma truculenta contra quem luta pela democracia em nosso país”, afirmou Galo.

 

TRT5-BA LANÇA APLICATIVO PARA CELULARES COM SERVIÇOS PARA A POPULAÇÃO

A ferramenta, que é gratuita e estará disponível para o sistema Android e em breve para o iOS.

A ferramenta, que é gratuita e estará disponível para o sistema Android e em breve para o iOS.

O Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5-BA) lança, na quarta-feira (25), o seu aplicativo ‘TRT5-Mobile’ para celulares, que permitirá ao público, principalmente trabalhadores, advogados e empresas, serem notificados sobre a movimentação dos seus processos, ver o histórico e abrir sentenças e outros documentos.  Nos smartphones, o público também terá acesso a notícias sobre o funcionamento da Justiça do Trabalho na Bahia e suas campanhas contra os acidentes de trabalho e de combate ao trabalho infantil e escravo. 

A ferramenta, que é gratuita e estará disponível para o sistema Android e em breve para o iOS, também possibilita emitir boletos para pagamentos de acordo e de decisões, consultar jurisprudência e pautas de audiências e sessões, entre outras comodidades. Uma das maiores vantagens é o fato de o usuário poder definir quais processos pretende acompanhar permanentemente, fixando-os como favoritos. ”É um aplicativo de inclusão e facilitação do acesso para a sociedade ao sistema do TRT5-BA. A ideia é democratizar o máximo possível o acesso à informação em um sistema eficaz e eficiente”, diz o juiz auxiliar da Presidência Firmo Leal Neto, responsável pelo projeto pioneiro do Regional baiano, que pode ser implantado nacionalmente em toda a Justiça do Trabalho. 

O uso do telefone celular para acessar a internet ultrapassou o do computador pela primeira vez no Brasil, segundo dados do IBGE de 2014. O celular para navegar na rede é usado em 80,4% das casas com acesso à internet. A maior proporção desse uso foi registrada no Nordeste, com 92,5% dos domicílios com o celular como meio de acesso à internet. 

:: LEIA MAIS »

whatsapp

dual help

confraria machado

twitter
facebook