WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



janeiro 2017
D S T Q Q S S
« dez    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  




COSTA DO CACAU: DUAS PRAIAS EM ESTADO IMPRÓPRIO PARA BANHO

Umas das praias impróprias é a do Sul (Em frente as barracas, acesso Km 0, em direção ao Aeroporto de Ilhéus).

Umas das praias impróprias é a do Sul (Em frente as barracas, acesso Km 0, em direção ao Aeroporto de Ilhéus).

Das praias avaliadas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) na Costa do Cacau, Litoral Sul – BA, três se encontram em estado impróprio para banho neste fim de semana.

O Inema recomenda que os banhistas evitem as praias de Barra de São Miguel (em frente à rua de acesso a praia), Marciano (próximo ao Bar Litrão) e Sul (Em frente as barracas, acesso Km 0, em direção ao Aeroporto de Ilhéus).

O material é analisado e os exames bacteriológicos confirmam as praias impróprias para o banho. A praia é considerada própria quando houver no máximo em 80% das amostras, 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, ou ainda 100 enterococos por 100 mL de água. Ainda que nas análises anteriores a qualidade da água esteja dentro dos parâmetros considerados próprios para banho, se o valor obtido na última amostragem for superior a 2500 coliformes termotolerantes ou 2000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 mL de água, a praia é considerada imprópria. Esses critérios foram estabelecidos pela resolução 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

CORONEL DIZ QUE MOTO-TAXI SERÁ REGULAMENTADO EM ILHÉUS

Foto: O Tabuleiro.

Texto e foto: O Tabuleiro.

O coronel Valcir Goés Serpa de Oliveira (coronel Serpa como é mais conhecido) coordenador da 13ª Ciretran surpreendeu na manhã de hoje no Programa O Tabuleiro, quando afirmou que a atividade de moto-táxi em Ilhéus será regulamentada.

“Já estou em entendimento com o governo municipal para regulamentação, nos queremos profissionalizar os moto-táxis em Ilhéus, como já fizemos em Itabuna. É necessário vê a questão da placa vermelha, cadastrar todos os pontos de moto-táxis e fazer a identificação do condutor. Quando o passageiro pegar um moto-táxi é necessário que ele saiba que aquele profissional não é usuário de drogas, não tem entrada na polícia. Ter certeza que é um profissional sério. Para isso já estamos em entendimento com a SUTRAN e com o governo municipal”, disse Serpa.

Essa é a primeira vez que uma autoridade do trânsito fala claramente sobre a regulamentação da atividade que em Ilhéus, apesar de funcionar livremente é considerada clandestina. A câmara de vereadores já chegou a discutir o assunto, mas o projeto não foi adiante.

Outra categoria que também já se manifestou pedindo a regulamentação é a de transporte alternativo. A discussão sobre o assunto certamente não será tão simples. Oficialmente o governo de Mário Alexandre ainda não se posicionou sobre a questão em pauta.

EMBASA ALERTA MP E PREFEITURA PARA RISCO DE NOVO RACIONAMENTO EM ILHÉUS

Foto: Reprodução.

Em reunião ocorrida na terça-feira (17), na sede da Promotoria Regional de Meio Ambiente de Ilhéus, a Embasa alertou os representantes do Ministério Público e da prefeitura municipal sobre a possibilidade de o município enfrentar um novo ciclo de racionamento caso não sejam adotadas medidas de economia de água e de redução dos impactos ambientais junto à barragem do Iguape, principal manancial para abastecimento de Ilhéus. A preocupação é fundamentada pela falta de regularidade do regime de chuvas, somada ao aumento do consumo durante o verão.

Desde o final de novembro, a barragem, que antes estava com volume superior à sua capacidade de acumulação, vem apresentando sucessivos decréscimos na altura da lâmina d’água, demonstrando que sua capacidade de recuperação está reduzida. Atualmente, o nível do barramento está 80 centímetros abaixo do ponto máximo de acumulação. “Caso atinja dois metros, defenderemos uma nova redução do volume de água distribuído à população até que a barragem volte a níveis seguros”, informou o gerente do escritório local da Embasa em Ilhéus, José Lavigne. O volume médio atualmente distribuído para os subsistemas centro e norte é de 20 mil metros cúbicos (m³) por dia.

“A implantação de um novo sistema de racionamento passa por uma situação de emergência, que pode ser decretada pela prefeitura caso se esgotem todas as possibilidades em curto prazo. Agiremos antes da iminência de um colapso hídrico”, informou o vice-prefeito e secretário de planejamento e desenvolvimento sustentável do município, José Nazal, que convocou a reunião.

:: LEIA MAIS »

COELBA INFORMA SOBRE DESLIGAMENTO PROGRAMADO DE ENERGIA NO MALHADO EM ILHÉUS

coelba-aviso-de-desligamento

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na terça-feira, dia (24) das 09:30min as 15:30min, em partes do bairro Malhado em Ilhéus.

Serão atingidos os seguintes locais: Avenida Bahia, Avenida Guanabara, Avenida Proclamação, Avenida Ubaitaba, Rua Barra Do Itapé, Rua Centro Social Urbano, Rua Da Costa, Rua Da Balsa, Rua Da Linha, Rua Guanabara, Rua São Caetano, Travessa 01 Guanabara, Vila São Domingos.

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. Caso as condições climáticas não permitam, o serviço poderá ser cancelado.

CONTRIBUINTES TEM ATÉ O DIA 7 PARA PAGAR IPVA 2017 COM DESCONTO

Os contribuintes têm até o final de outubro para efetuar o pagamento e evitar multa de 60%.

Faltam 20 dias para que os motoristas baianos aproveitem o desconto de 10% no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2017, válido para o pagamento em cota única realizado até o dia 7 de fevereiro. Os valores podem ser consultados no site da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), através deste link. O pagamento pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, bastando apenas apresentar o número do Renavam. A tabela do IPVA com o cronograma completo de pagamento para cada número final de placa também pode ser consultada no site da Sefaz.

Além do desconto de 10%, existe a opção de pagamento com 5% de abatimento para quem fizer a quitação do valor integral do imposto no dia do vencimento da primeira das três cotas do parcelamento padrão do imposto, data que varia de acordo com o número final da placa do veículo. Outra opção é parcelar o IPVA em três vezes, bastando para isso observar a data de vencimento da primeira cota na tabela, também de acordo com o número final da placa.

Os débitos referentes à taxa de licenciamento e às multas de trânsito deverão ser pagos até a data de vencimento da terceira parcela, e as dívidas de exercícios anteriores do imposto ainda não notificados também podem ser divididos em três vezes, juntamente com o IPVA 2017. Vale ressaltar que o proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter o direito ao parcelamento em três vezes. Maiores informações no site da Sefaz. Fonte: Ascom/Sefaz.

MENINA DE 4 ANOS É ESTUPRADA POR VIZINHO EM ITABUNA

presídio

O homem encontra-se na Colônia Penal de Itabuna.

Um trabalhador rural de 33 anos foi preso na tarde da quarta-feira (18) e confessou ter abusado sexualmente de uma menina de 4 anos, em Itabuna.

Segundo a polícia, a vítima teve ferimentos causados pelo abuso, precisou passar por uma cirurgia e está internada em um hospital da região. Não há detalhes sobre o estado de saúde da criança.

A delegada Ivete Santana afirmou que “Ele (preso) confessou friamente, com riqueza de detalhes” enquanto interrogava o homem.

Segundo a delegada, o crime ocorreu no domingo (15), no distrito de Ribeirão Seco, na zona rural do município, região onde o homem e a criança moravam. “Ele atraiu a menina oferecendo doce e arrastou ela para uma casa vazia da vizinhança. Ele arrombou a porta, cometeu o abuso e depois foi embora. A menina ficou em estado de choque”, contou.

Segundo a delegada, a vítima foi encontrada pelo dono do imóvel, horas após ter sido estuprada. O homem socorreu a criança e chamou a família dela, que procurou a polícia para denunciar o crime. Após ser preso, o suspeito foi levado para a Colônia Penal de Itabuna, onde está à disposição da Justiça.

NOVA ESTRUTURA ADMINISTRATIVA DA PREFEITURA DE UNA É APROVADA POR UNANIMIDADE

nova_estrutura_Prefeitura_Una

O prefeito de Una, Tiago de Dejair, obteve uma importante vitória político-institucional nesta quinta-feira (19), quando o projeto de lei que cria a nova estrutura administrativa da Prefeitura de Una foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores. Elaborada pelo núcleo técnico-político do gestor, além de sindicalistas e servidores de carreira, a Reforma Administrativa traz uma ampla alteração na estrutura organizacional e obedece a dois princípios centrais: tornar a máquina pública mais eficiente e moderna, além de torná-la menos onerosa aos cofres públicos.

Já sancionada pelo prefeito, a reforma administrativa reduz a quantidade de secretarias e extingue um montante de cerca de 30% dos cargos comissionados existentes, o que trará uma economia significativa ao erário. Na prática, o prefeito escolheu diminuir o gasto com salários de cargos de confiança para reverter posteriormente em mais investimentos em áreas como Educação, Saúde, Infraestrutura e condições de trabalho para os servidores públicos. 

No quesito eficiência, a reforma corrige uma defasagem de 24 anos, já que a atual estrutura organizacional está vigente desde 1993. Agora o formato administrativo fica mais moderno porque unifica ou redistribui órgãos e departamentos para facilitar o diálogo entre as áreas, reduzindo a burocratização do serviço público, dispensa antigas formalidades que emperram as demandas do cidadão, além de fortalecer segmentos econômicos do município.

Conheça a nova estrutura administrativa do governo municipal:

:: LEIA MAIS »

PREFEITURA DE ILHÉUS ALTERA HORÁRIOS DE COLETA DE LIXO

Mais que obrigação a coleta de lixo acontecer. Foto: Gidelzo Silva.

Com a finalidade de dar mais eficiência ao serviço de coleta diária do lixo domiciliar na cidade de Ilhéus, a Prefeitura, através da Secretaria de Serviços Urbanos e a empresa Solar Ambiental, que faz a coleta, adotam um novo roteiro de trabalho que altera alguns horários de passagem dos caminhões-compactadores de lixo. De acordo com as novas diretrizes, a estratégia é concentrar o serviço de coleta durante o dia, dividindo-o em turnos, pela manhã e à tarde.  

Conforme o novo planejamento divulgado pela empresa, na parte da manhã, a coleta diária de lixo domiciliar será feita nos bairros Iguape, Teotônio Villela, Banco da Vitória, Salobrinho, Nelson Costa, Hernani Sá (Urbis), Nossa Senhora da Vitória, Rodovia Ilhéus-Olivença até o Cururupe, e litoral norte, até o Sargi. O diretor da Solar Ambiental, Antônio Cavalcante, afirmou que os cidadãos devem ficar atentos para os horários de passagem dos caminhões como forma de contribuir com a limpeza da cidade.

No turno da tarde a coleta de lixo inclui a zona central de Ilhéus e também os bairros da Conquista, Malhado, Esperança, Pontal, São Francisco, Jardim Atlântico e Olivença. Por sua vez, o secretário de Comunicação Social, Alcides Kruschewsky, informa que está sendo elaborada uma campanha para promover a Operação Cidade Limpa, a qual inclui um folheto contendo com campanha educativa, além de orientação sobre os novos horários da coleta do lixo, para serem distribuídos nas redes pública e privada de ensino do município e à população em geral.

DEPUTADO BEBETO LAMENTA MORTE DE TEORI ZAVASCKI

Bebeto

O deputado federal Bebeto Galvão (PSB) usou sua rede social para manifestar seu pesar sobre a morte do ministro do STF Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo, que perdeu a vida na queda de uma aeronave que voava de São Paulo para Paraty (RJ), nesta quinta-feira (19).

“Quero de público manifestar o meu profundo pesar pelo falecimento do ministro do STF, Teori Zavascki, relator da Lava Jato na mais alta corte do país. O ocorrido representa uma grande perda para o Judiciário brasileiro, afinal foram 46 anos de vida dedicada ao Direito, sempre com um comportamento técnico e discreto. Quero manifestar minhas condolências à família do ministro e também a todos os membros da vida judicial. Uma grande perda”, lamentou Bebeto.

TEORI ZAVASCKI MORRE AOS 68 ANOS APÓS QUEDA DE AVIÃO EM PARATY, DIZ FILHO

stf-teori-zavascki-dida-sampaio-estadao-conteudo

Relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Teori Zavascki morreu na tarde desta quinta-feira (19), aos 68 anos, após a queda de um avião em Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro. A morte de Teori foi confirmada pelo filho do magistrado Francisco Zavascki em uma rede social.

Às 18h05, o filho do ministro, Francisco Prehn Zavascki, escreveu no Facebook: “Caros amigos, acabamos de receber a confirmação de que o pai faleceu! Muito obrigado a todos pela força!”. Às 17h22, ele já havia publicado: “Amigos, infelizmente, o pais estava no avião que caiu! Por favor, rezem por um milagre”.

PREFEITO DE ILHÉUS VISITOU CONSTRUÇÃO DA UNIDADE INTEGRADA DO SISTEMA FIEB

FIEB SUL_visita de Mário Alexandre

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, acompanhado dos secretários municipais de Educação, Eliane Oliveira, de Infraestrutura, Hermano Fahning, e do secretário de Governo, Sérgio Souza, visitou nesta quarta-feira, 18, a construção da unidade integrada do Sistema FIEB (Federação das Indústrias do Estado da Bahia) em Ilhéus. A nova unidade, localizada na Rodovia Ilhéus-Itabuna, próxima à Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), tem área total construída de 7 mil e investimento de cerca de R$ 16 milhões.

O Sistema FIEB é integrado pelo SESI (Serviço Social da Indústria), SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e IEL (Instituto Euvaldo Lodi). O “Sistema S” é composto por tradicionais instituições que prestam um serviço à comunidade nos campos de educação e qualificação profissionais, com formação técnica direcionada para atuar na área industrial, além de ensino regular no Brasil. No local, o prefeito foi recebido pelos gerentes do SESI, Alexandre Régis da Cunha, e do SENAI, Jurandir Hendler Luz.

:: LEIA MAIS »

ILHÉUS: ASSALTANTE DE BANCO MORRE EM CONFRONTO COM A PM

Remo era visado como integrante de quadrilha de assalto a bancos, tráfico de drogas e roubo de veículos.

Remo era visado como integrante de quadrilha de assalto a bancos, tráfico de drogas e roubo de veículos.

Remo dos Santos Brito de Souza morreu em confronto com policiais civis e militares, nesta quarta (18), no Bairro São Miguel, em Ilhéus. Homens da Polícia Civil e da Cipe Cacaueira (PM) cumpriam mandados de busca e apreensão no litoral norte do município, quando foram recebidos a bala pelo criminoso.

Durante o confronto, Remo foi atingido. A polícia o encaminhou para o Hospital Geral Luiz Viana Filho, mas o assaltante acabou falecendo. Ele estava numa casa, na Rua B, no São Miguel, de acordo com os policiais, que apreenderam uma pistola calibre 380 com 11 munições.

Remo já havia enfrentado policiais há mais de um ano. Em 23 de novembro de 2015, ele trocou tiros com policiais, próximo ao Colégio Militar, no Jardim Primavera, em Itabuna. Na perseguição, uma viatura da Polícia Civil colidiu em um poste e ele conseguiu escapar, sendo preso dias depois em Porto Seguro. Naquele confronto, nenhum policial ficou ferido.

A operação policial desta quarta (18) contra assaltantes de banco em Ilhéus resultou na prisão de Erick Silva Torres, integrante da quadrilha de Remo. Com Erick, a polícia apreendeu uma picape Ford Ranger clonado e com restrição de roubo e maconha. Ele foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e receptação. Segundo a polícia, o criminoso foi preso em dezembro de 2015 acusado de assalto à agência Bradesco de Itagimirim.

ILHÉUS: SECRETÁRIA DE SAÚDE PEDE EXONERAÇÃO

Luciene_Moura

A médica Luciene Moura pediu exoneração do cargo de secretária de Saúde de Ilhéus. O motivo ainda não foi divulgado.

Nomeado no último dia 06, superintendente do Fundo Municipal de Saúde de Ilhéus, Oswaldo Arthur Dunkel, assumirá interinamente a Secretaria de Saúde de Ilhéus, após a titular deixar o cargo.

CARNAVAL DE ILHÉUS TERÁ APOIO DO GOVERNO DO ESTADO

Ilheus_Carnaval_Apoio_Estado_2017.php

O Prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, acompanhado do secretário municipal de Turismo, Roberto Lobão, estiveram na manhã de ontem, 17, em Salvador, em uma reunião com o diretor superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado. O encontro definiu o apoio do Governo da Estado para a realização do Carnaval de Ilhéus.

A Secretaria Municipal de Turismo (Setur) pretende confirmar o período do Carnaval a partir de entendimentos com setores da sociedade ilheense, havendo a possibilidade de se antecipar o evento. As negociações com a Bahiatursa preveem a contratação de atrações artísticas que serão divulgadas até o final deste mês.

O evento faz parte do tradicional calendário turístico, que tem o Carnaval como ponto alto das festas populares da cidade. O secretário municipal de Turismo, Roberto Lobão, comemorou o fato e disse que pretende “trabalhar muito para recolocar Ilhéus no circuito dos melhores carnavais do Brasil”.

O prefeito Mário Alexandre avalia que “Ilhéus não pode perder a chance de garantir a permanência mais longa do visitante na cidade, através do Carnaval, que também é entretenimento para a população, um tempo de alegria e fomento do turismo, que gera emprego e renda”.

ENEM 2016: RESULTADO COM AS NOTAS INDIVIDUAIS É LIBERADO

enem_2016

As notas com os resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 foram divulgadas na manhã desta quarta-feira (18). Para ter acesso, o participante precisa digitar CPF e senha no site http://enem.inep.gov.br/participante.

Logo após a divulgação, a página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentou instabilidade. No Twitter, usuários reclamavam que não conseguiam checar as notas.

Por volta das 12h, a presidente do Inep, Maria Inês Fini, admitiu o problema. “A consulta está à disposição, embora nosso site esteja sofrendo inúmeros ataques de pessoas que torcem contra a educação brasileira”, disse Maria Inês Fini.

Inovação – O Ministério da Educação (MEC) estuda a possibilidade de aplicar o Exame do Ensino Nacional (Enem) em apenas um dia em 2017. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira, 18, pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, após aval dos técnicos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).





twitter
facebook