dengue prefeitura de ilheus
geraldo simoes
setembro 2014
D S T Q Q S S
« ago    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  



Ilheus 24h_Comédia

GRUPO DE BEBETO INTENSIFICA CAMPANHA NOS DISTRITOS DE ILHÉUS

Foto: Ascom.

Foto: Ascom.

Lideranças que apoiam o candidato à deputado federal, Bebeto Galvão, aumentaram o ritmo de visitas e panfletagens da campanha no interior de Ilhéus.

No último domingo (31), o grupo visitou os distritos de Aritaguá, Sambaituba, Campinhos e Ribeira das Pedras, sendo muito bem recebidos pela população dessas localidades.

Enquanto o candidato cumpre agenda de campanha em outros municípios, o grupo vai levando as suas propostas aos distritos e bairros de Ilhéus.

Bebeto Galvão, que é nativo de Ilhéus, deve ser o campeão de votos no município,  ultrapassando a sua votação em 2010, quando obteve 16 mil votos.   

O MONUMENTO AO DESCASO: BURACOS E ESCURIDÃO EM RUA DE ILHÉUS

Foto: Paulo do Rap.

Foto: Paulo do Rap.

Essa é a situação da via paralela à rodovia Ilhéus-Olivença, na zona sul de Ilhéus, mais precisamente na altura do hospital Vida Medi, no lado oposto à AABB.

Como é possível perceber os buracos tomaram conta da rua, e praticamente impedem o tráfego de veículos.

Em dias de chuva o problema se agrava ainda mais.

Durante a noite, como no local inexiste iluminação pública, a escuridão facilita a ação de marginais.

Banner Cupertino

CIENTISTAS CRIAM ESPERMATOZÓIDE A PARTIR DE CÉLULA FEMININA

espermatozóide

Pesquisadores ingleses criaram espermatozóides a partir de células-tronco da medula óssea feminina; descoberta que pode acabar com a necessidade do pai na reprodução. 

Experimentos vem sendo feitos por cientistas da Universidade de Newcastle que no ano passado anunciaram o feito de transportar células-tronco da medula óssea de homens adultos em espermatozóides imaturos.

Os pesquisadores esperam a “permissão ética” para prosseguir o trabalho, que consistiria em submeter os espermatozóides primitivos à meiose, um processo que permitiria a maturação do espermatozóide, tornando-o apto para a fertilização.

“Em princípio, eu acredito que isso seja cientificamente possível”, disse Nayernia.

O estudo permitiria que casais de mulheres tivessem filhos sem a necessidade de um homem, já que o espermatozóide de uma mulher poderia fertilizar o óvulo da outra.

PROJETO “BRINCAR CAPOEIRA” AGITOU O FIM DE SEMANA EM ILHÉUS

COM INFORMAÇÕES DE PAULO CÉSAR COUTINHO

Foto: paulo César Coutinho.

Foto: Paulo César Coutinho.

No último fim de semana, a nata da capoeira se reuniu no ginásio de esportes Herval Soledade, em Ilhéus, para prestigiar o projeto “Brincar Capoeira”.

Participaram do evento cerca de 150 crianças de escolas particulares, dentre elas, a Criativa, Caracol, Santa Clara e Monte Castelo.

A iniciativa foi da contramestre Vânia (Coruja), que desenvolve atividades nestas instituições de ensino.

Prestigiaram o projeto, grandes nomes da capoeira da região, a exemplo dos mestres Virgílio, Ramiro, Nazareno, Lázaro, Luís Capeta e muitos outros, além de mestres, contramestres, professor e alunos de capoeira das cidades de Ilhéus, Itabuna Salvador, Santo Antônio de Jesus, brumado, Jussari, Teolândia e Itacaré.

Os organizadores do projeto ressaltam que foi um evento que congregou os amantes da capoeira e serviu para difundir ainda mais o esporte na região.

COM GRANDE PARTICIPAÇÃO POPULAR FÉLIX MENDONÇA JÚNIOR INAUGURA COMITÊ EM ARACI

Candidato foi aclamado pela população local. Foto: Ascom.

Candidato foi aclamado pela população local. Foto: Ascom.

O candidato à deputado federal, Félix Mendonça Júnior (PDT), esteve na última segunda-feira (01), no município de Araci, no sertão baiano, onde inaugurou o seu comitê.

Na companhia do prefeito Silva Neto, do ex-prefeito Zé da Ford e do deputado estadual Paulo Câmera, houve caminhada pelas ruas, pela feira e a inauguração do comitê de campanha na cidade.

Só temos que agradecer o apoio e retribuir com uma gestão que honre o voto de cada cidadão, não só de Araci, mas de toda a Bahia”, afirmou Félix Júnior na ocasião.

BEBETO EMITE NOTA DE PESAR PELA MORTE DE DODÔ ARAÚJO

O candidato a deputado federal Bebeto Galvão (PSB) emitiu nota de pesar pelo falecimento do radialista Adocival Araújo, o saudoso Dodô Araújo, ícone da comunicação ilheense e da Bahia, que atuou em diversas emissoras de rádios.

“Com sua voz marcante e postura ilibada, Dodô era uma referência para a comunicação séria da Bahia, sempre atento aos interesses da sociedade. Dodô era meu amigo, e devo boa parte do meu aprendizado político a ele, que acompanhou meus passos na política e no movimento sindical, sempre questionando e cobrando melhores formas de representação na cidade e na região sul. É uma grande perda para a imprensa baiana”, lamenta Bebeto.

ISABELLY VENCE ETAPA DE MARATONA AQUÁTICA E LIDERA RANKING

Isabelly. Foto de Viviane Cabral.

Isabelly. Foto de Viviane Cabral.

Com o tempo de 1 hora, 19 minutos e 42 segundos, a itabunense Isabelly Mendes Andrade venceu a prova de cinco (5) quilômetros, válido pela 4ª etapa do Campeonato Baiano de Maratonas Aquáticas, em São Tomé de Paripe, em Salvador, neste domingo (31). Com a vitória, Isabelly lidera o ranking na categoria juvenil, e se prepara para a próxima etapa, no dia 14 de setembro, também na capital baiana.

O resultado também garantiu a atleta se classificar para a Travessia Mar Grande, que será realizada no dia 28 de dezembro, com um percurso de 18 quilômetros. Faltando ainda quatro (4) etapas para o fim do Campeonato Baiano, Isabelly retorna ao ritmo de treinamentos visando a próxima etapa da competição estadual, com 4 quilômetros e do Campeonato Brasileiro, que será realizado no dia 21 de setembro, em Brasília, com o percurso de 10 quilômetros.

Atualmente, Isabelly é campeã brasileira na categoria infantil e bicampeã baiana na categoria juvenil de Maratonas Aquáticas. Para competir e buscar a conquista dos títulos na categoria juvenil, a itabunense vem contando com o patrocínio das Lojas Buriti – Materiais para Construção, que tem fomentado a prática esportiva de atletas da cidade.

“Investir na promoção da prática esportiva faz parte da Missão da empresa, que é gerar valor para a sociedade em que está inserida. Por isso, estaremos continuaremos investindo nos treinamentos e competições de Isabelly para que ela possa alcançar o seu objetivo, que é disputar as Olimpíadas da modalidade”, revela o diretor comercial, Mauro Luiz Ribeiro.

UM LIXÃO NA FEIRA DO MALHADO

A prefeitura de Ilhéus deu um perdido nos comerciantes da feira do Malhado e largou o lixo do fim de semana na calçada. A empresa responsável pela coleta parece fazer o trabalho da forma como quer, sem fiscalização. Aí já viu, vira casa de noca. A foto é do radialista Coutinho Neto.

A prefeitura de Ilhéus deu um perdido nos comerciantes da feira do Malhado e largou o lixo do fim de semana na calçada. A empresa responsável pela coleta parece fazer o trabalho da forma como quer, sem fiscalização. Aí já viu, vira casa de noca. A foto é do radialista Coutinho Neto.

PROUNI TEM 50 MIL VAGAS ABERTAS

prouniTerminam no próximo domingo (7/9) as inscrições para os interessados nas 50 mil vagas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni).

Segundo o Correio, apesar do Ministério da Educação (MEC) não ter divulgado dados regionais de vagas que sobram pelo programa, a Bahia contou, em 2013, com 11,3 mil bolsas. Dessas, 7.434 integrais e 3.696 parciais. 

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER.

Inscrições

De acordo com o MEC, pode se inscrever às bolsas remanescentes do segundo semestre do Prouni 2014 o candidato que atenda a pelo menos uma das exigências do programa listadas abaixo. 

É preciso ter efetuado inscrição, em todas as suas opções, em cursos com registro de não formação de turma no processo seletivo do Prouni referente ao segundo semestre de 2014. Outro requisito é que o candidato seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública.

O candidato pode se inscrever no Prouni, também, se participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010. Ele precisa ter obtido, em uma mesma edição, média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.

Bolsas

Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve ter cursado o ensino médio em escola pública ou particular com bolsa integral. Além disso, é necessário  ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.

Para as bolsas parciais, de 50% do curso, a renda familiar bruta mensal pode ser de até três salários mínimos por pessoa. O estudante que conseguir apenas uma bolsa parcial pode custear a outra parte por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) sem necessidade de fiador.

ILHEENSE FATURA PRÊMIO DE PUBLICIDADE DA GLOBO

Os vencedores durante a premiação.

Os vencedores durante a premiação.

Na noite do último dia 27 de agosto, a agência Gente Propaganda, de Vitória da Conquista, foi a grande vencedora na categoria Mercado, do Prêmio Profissionais do Ano região Norte – Nordeste 2014, com a campanha ‘Remédio’ do Hospital Samur.

Realizado pela Rede Globo, o evento que está em sua 36ª edição contou com a presença do mercado publicitário dos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará,Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Sergipe.

“O Profissionais do Ano é hoje o prêmio mais importante da publicidade brasileira, tanto que só de ser finalista do prêmio já é mais importante que diversos outros prêmios da publicidade que ocorrem no Brasil”, afirma Shunji Ikuta Filho, 24 anos, ilheense, diretor do comercial e dono da produtora No Ar Filmes.

Ikuta dividiu a direção com Ramon Campelo. A criação foi de Evandro Pacheco, Lucas Caires com edição de Leandro Jandiroba e Peu Pereira, todos de Vitória da Conquista/BA. O áudio ficou por conta da Play One Studio, de Rafael Paiva (RJ).

Confira abaixo o vídeo vencedor:

 

FALSOS DENTISTAS SÃO PRESOS EM ILHÉUS

A Vigilância Sanitária Municipal de Ilhéus, em ação integrada com o Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CROBA),  realizou, na semana passada, várias inspeções com o objetivo de verificar as condições sanitárias dos estabelecimentos destinados a fabricação de próteses dentárias, bem como a situação legal destes profissionais junto ao CROBA.

Durante as abordagens, foram identificadas irregularidades, como, por exemplo, a ausência de Alvará Sanitário e o exercício ilegal das profissões de protético e cirurgião dentista. Os estabelecimentos foram notificados pela vigilância sanitária para que procedessem as adequações necessárias para o seu funcionamento, e, além disso,  houve a condução  para a delegacia de policia dos falsos profissionais para apuração dos fatos.

SAI CHAMADA PARA COLÉGIOS DA FEDERAL DO SUL DA BAHIA

logotipo ufsbA Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) divulgou ontem (segunda, 01) a primeira chamada dos aprovados para os Colégios Universitários (CUNIs). Os trezentos e trinta nomes foram selecionados com base nas notas do ENEM dos últimos anos.

A UFSB disponibilizou vagas para colégios nas seguintes cidades: Coaraci, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itamaraju, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Teixeira de Freitas. O prazo para matrícula deve ser aberto já amanhã (quarta, 03), se estendendo até quinta (04). 

As aulas da UFSB começam na próxima semana. Em Itabuna, a aula inaugural será proferida pelo ministro da Educação, José Henrique Paim, no campus Jorge Amado, em Ferradas, no trecho Itabuna-Ibicaraí da BR-415.

Além das 330 vagas oferecidas nos colégios universitários, 720 alunos foram aprovados por meio do Sistema Unificado de Seleção (Sisu) do segundo semestre.

Clique aqui e confira a relação dos aprovados.

COORDENADOR LGBT DEIXA A CAMPANHA DE MARINA

REVISTA FÓRUM

marinaLuciano Freitas, coordenador do núcleo LGBT da campanha de Marina Silva (PSB), deixou o cargo. A decisão veio após a candidata recuar em seu programa de governo sobre direitos dos gays, quando sofreu pressão, via Twitter, do pastor Silas Malafaia.

Em entrevista ao jornal O Globo, Freitas não escondeu a decepção com as mudanças no trecho do programa de governo. “O que redigimos foi exatamente o que saiu. Esperávamos que tivesse cortes. Ficamos surpresos com o que foi publicado.”

Apesar da sequência de fatos, Freitas nega que tenha saído por conta do recuo de Marina. “Eu já estava decidido a sair porque estava sem tempo e depois desses contratempos”. O coordenador do núcleo LGBT atuará, agora, na campanha de Paulo Câmara ao governo do estado de Pernambuco.

Coordenador geral da campanha de Marina, Walter Feldman não contemporizou e demonstrou incômodo com a decisão. “Ninguém é obrigado a apoiar, ninguém é obrigado a ficar. Aquilo que foi reformado expressa exatamente a opinião da candidata e dos coordenadores do programa de governo.”

PREFEITURA DE ILHÉUS CONVOCA PROPRIETÁRIOS DE “CINQUENTINHAS” PARA REGULARIZAR VEÍCULOS  

50cc

A superintendência de Transporte e Trânsito de Ilhéus (Sutran), em comunicado distribuído à imprensa, informa que está convocando os proprietários e condutores de ciclomotores até 50cc (cinquentinha), para comparecerem à sua sede, localizada na avenida Governador Roberto Santos, 86-A,  até o dia 30 de setembro, para que possam receber as informações para regularização dos referidos veículos e condutores.

Esta ação, segundo a Setrans, tem finalidade educativa e está inserida no programa de Educação para o Trânsito, contemplando a programação da Semana Nacional do Trânsito, que será realizada entre os dias 17 a 23 de setembro.

DISSERTAÇÃO DEFENDIDA NA UESC GANHA PRÊMIO JOVEM CIENTISTA EM FRUTICULTURA

Trabalho premiado teve dissertação defendida na Uesc, por

Trabalho premiado teve dissertação defendida na Uesc, por Dayse Drielly (segunda da dir. para esq.) 

A diretoria da Sociedade Brasileira de Fruticultura divulgou os vencedores do Prêmio Jovem Cientista em Fruticultura, versão 2014.

Na categoria Mestre, foi declarada vencedora Dayse Drielly Souza Santana Vieira, com o trabalho intitulado “Caracterização molecular e biofotônica de tangerineiras ‘Sunki’, cuja dissertação foi defendida na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Dayse é graduada em Agronomia, também pela Uesc, e fez na universida de o curso de pós-graduação em Genética e Biologia Molecular.

Na categoria Graduados/Graduandos, foi declarado vencedor Rodrigo Lopes Brochado, concorrendo com o trabalho intitulado “Silicato de Cálcio e Magnésio no Crescimento e na Nutrição de Mudas de Bananeira”, desenvolvido na Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). 

Na categoria Doutor, foi declarada vencedora Eileen Azevedo Santos, concorrendo com o trabalho intitulado “Resistência ao Cowpea aphid-borne mosaic virus em espécies e híbridos de Passiflora”, com tese defendida na Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). 

COMÉDIA EM PRETO E BRANCO EM ILHÉUS

comédia

O show de stand up mais aclamado pelo público, chega a Ilhéus no próximo domingo (07), às 20h no centro de convenções. No palco os atores e humoristas Rodrigo Capella e Marcelo Marrom (do programa Altas Horas da Rede Globo), ambos da Cia de Humor Deznecessários.

O espetáculo, que é uma realização da Comédia na Estrada e Produção Local, pretende arrancar muitas risadas do público.

Os ingressos estão sendo vendidos R$ 30,00 meia e R$ 60,00 inteira na Dacasa Financeira em Ilhéus e Itabuna e pelo site www.ticketdigital.com.br. Não perca!

A FELICIDADE DE JABES FLAGRADA EM UM CULTO EVANGÉLICO

Foto: Luizinho Nascimento.

Foto: Luizinho Nascimento.

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, marcou presença no culto que celebrou o aniversário da igreja batista Moria, no bairro do Pontal, no último domingo (31).

Pela fisionomia de plena felicidade do gestor municipal, é possível perceber que ele, sem sombras de dúvidas, estava muito a vontade no citado âmbito religioso.

Ou será que estamos enganados?

MORADORES QUEREM QUE CASARÃO ABANDONADO NO “MORADA DO PORTO” SEJA UTILIZADO

Foto: Marco Mendonça.

Foto: Marco Mendonça.

Em contato com a nossa redação, moradores do conjunto habitacional Morada do Porto (Minha Casa, Minha Vida), em Ilhéus, denunciaram a existência no local de um casarão abandonado, e que poderia ser utilizado para abrigar atividades que beneficiariam a comunidade.

A ideia dos moradores é que o espaço seja recuperado e que ele sirva de espaço físico para que sejam ministradas aulas de artesanato, corte e costura, agricultura familiar, jardinagem, dentre outras.

Eles afirmam que já existem várias pessoas voluntárias para apoiar a iniciativa e que agora, cabe ao poder público interceder para que a ideia ganhe ares de praticidade.

A ideia está lançada!

PONTAL FICARÁ SEM ENERGIA ELÉTRICA

lampadaSegundo comunicado da Coelba, o bairro do Pontal, zona sul de Ilhéus, terá o fornecimento de energia elétrica interrompido no próximo dia 10 de setembro.

Nas ruas Castro Alves, 13 de Maio, 1º de Novembro, Américo Barreiras, Eurário Bastos, Herotildes de Melo, Graviola, Inocêncio Correia e Lauro de Freitas, a falta de energia será das 9:15 às 15:15h.

Já nas ruas Júlio Brito, Brigadeiro Eduardo Gomes, Barão do Rio Branco e Mem de Sá, o serviço será interrompido das 9:15 às 12:15h.

De acordo com a Coelba, o desligamento será necessário para que técnicos possam realizar, com segurança, serviços de manutenção e melhoramento na rede elétrica.

curta costa do cacau


grapiuna web pop

twitter
facebook