dengue prefeitura de ilheus
geraldo simoes
agosto 2014
D S T Q Q S S
« jul    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  



DÍVIDA TERIA MOTIVADO ASSASSINATO DE PREFEITO DE ITAGIMIRIM

Rielson.

Rielson.

A principal linha de investigação para o assassinato do prefeito de Itagimirim, Rielson Santos Lima (PMDB), é dívida.

Ele foi morto na noite da última terça-feira (29), quando conversava com um familiar em um bar no centro da cidade do sul do estado.

Atingido por seis tiros, ele foi operado no hospital Regional de Eunápolis, mas morreu no centro cirúrgico.

De acordo com a delegada Valéria Fonseca, à frente da 23ª Coordenadoria de Polícia do Interior, de Eunápolis, se apurou que o prefeito devia a algumas pessoas, entre elas ciganos. “Crime político está descartado, inicialmente”, disse a delegada. 

ALGUMAS LOCALIDADES DE ILHÉUS FICARÃO SEM ENERGIA ELÉTRICA

Através de comunicado distribuído à imprensa, a Coelba informa que na próxima quarta-feira (06), das 9 às 12h, o fornecimento de energia elétrica será interrompido em algumas localidades de Ilhéus.

Serão afetados o condomínio Nova Esperança, a rua 8 (alto da Esperança), rua Ouro Verde, rua Saturnino Cardoso e a travessa 05, na avenida Esperança.

Segundo a Coelba, o desligamento será necessário para que técnicos possam realizar, com segurança, serviços de manutenção e melhoramento na rede elétrica que atende ao município.

ESTRADA INTERDITADA CAUSA TRANSTORNOS PARA MORADORES DA ZONA RURAL

Foto: Ilhéus 24h.

Foto: Ilhéus 24h.

Ontem informamos aqui, que, devido às fortes chuvas que caem na região, a estrada vicinal que dá acesso ao distrito da Lagoa Encantada, está interditada, causando inúmeros prejuízos aos moradores.

Porém, esquecemos de mencionar que, além da Lagoa Encantada, as comunidades do Aderno e Tibina também estão ilhadas, impossibilitadas de, por exemplo, virem ao centro da cidade para resolver possíveis problemas.

Como foi afirmado por nós, uma enorme cratera foi aberta, próximo a localidade conhecida por Casa Branca.

Moradores pedem que a secretaria municipal competente, e demais órgãos, ajam em caráter de urgência, a fim de solucionar a situação.

DIA DO MOTORISTA COMEMORADO NA ROTA TRANSPORTES

Motoristas e cobradores da empresa.

Motoristas e cobradores da empresa.

Os motoristas da Rota Transportes participaram de um café da manhã no último dia 25 de julho – data comemorativa da profissão, na sede da empresa, em Itabuna, seguido de missa celebrada pelo padre Edvaldo Marques, da Paróquia Santo Antonio, com a participação do Grupo Ministério Canto da Paz.

As atividades prosseguiram durante todo o período matutino, com a oferta de serviços de proteção à saúde. Como ocorre todos os anos, as atividades pelo transcurso do Dia do Motorista foram realizadas pelo setor de Recursos Humanos, e contaram com a presença dos diretores Elaine e Paulo Carletto.

Bolsas térmicas foram distribuídas aos motoristas e cobradores no local onde foram exibidos cartazes com imagens dos profissionais mais elogiados pelos clientes através do 0800 e da pesquisa de satisfação.    

Na oportunidade, o técnico Rafael Brito, do Day Horc Hospital, realizou 30 exames para aferição da pressão intraocular com tonômetro. Foi constado apenas um caso de pressão acima do normal, cujo paciente foi orientado para uma nova avaliação com o oftalmologista.

:: LEIA MAIS »

PROJETO VISA FORMAÇÃO DE JOVENS DE COMUNIDADES NEGRAS E DE TERREIRO

Mãe Ilza e Marinho Rodrigues. Foto: Tacila Mendes.

Mãe Ilza e Marinho Rodrigues. Foto: Tacila Mendes.

Em 2013, os encontros realizados durante o Projeto Mãe Ilza Mukalê: histórias e saberes possibilitaram aos participantes a oportunidade de conhecer mais a cultura tradicional de matriz africana, pela voz e presença de Mãe Ilza.

Agora, o projeto Mãe Ilza Mukalê II: Música Identidade e Memória (MIM) realizará ações de Formação e Qualificação de Agentes Culturais para 30 jovens de comunidades negras e de terreiro, entre os meses de agosto e dezembro de 2014, em Ilhéus. Os participantes produzirão, até o final do projeto, um Kit Multimídia, contendo cartilha, DVD e CD, além de outros conteúdos digitais, instrumentos musicais, adereços e serviços culturais de base étnica. 

O MIM será conduzido a partir de quatro módulos de formação: curso de Formação e Qualificação de Agentes Culturais, com oficinas de Gestão Cultural, Gestão de Comunicação e os Laboratórios Artísticos; Pesquisa Participativa; Encontros da Tradição Oral; e a Mostra Multicultural, com a finalidade de apresentar o resultado do processo formativo, envolvendo a realização da Feira Multicultural, Simpósio: “Cultura, Mercado e Comunidade Negra”Mostra de filmes, além de Apresentações Artísticas.

:: LEIA MAIS »

Banner Cupertino

SEXTA TEM OQUADRO NA VOLP

OQuadro.

Foto: Felippe Thomaz.

Já programou alguma coisa para a noite ilheense da sexta-feira? Se já, repense, pois a banda ilheense OQuadro se apresentará em um dos espaços mais requisitados da cidade, a Volp Clube, situado na avenida Soares Lopes, em cima do Bob’s.

A banda, que tem como característica, além das letras sagazes do hip-hop, a musicalidade intensa e contagiante, é uma das mais conhecidas do gênero na Bahia, e com uma grande legião de admiradores em várias partes do Brasil e do mundo.

Ano passado OQuadro esteve por duas vezes em turnê na Inglaterra, após a ótima recepção do primeiro disco, lançado em 2012. Algumas de suas músicas estão fazendo parte de coletâneas internacionais, incluindo uma que sairá por agora, organizada pela BBC de Londres.

A banda se prepara para lançar algumas composições novas, que, tal qual o primeiro disco, contou com a participação do renomado cantor e compositor Guilherme Arantes, que brindou algumas faixas com seus pianos e teclados inconfundíveis.

O show da Volp é nessa sexta-feira (01), a partir das 21h. Os ingressos são limitados e custam R$ 20, caso seja adquiridos antecipadamente. Maiores informações através do telefone (73) 9191-2221.

Quer ouvir o disco da banda? Clique AQUI. Para baixar gratuitamente clique AQUI. Para assistir o vídeo clipe clique AQUI e para ouvir uma faixa instrumental com a participação de Guilherme Arantes clique AQUI.

O disco também pode ser ouvido na íntegra no You Tube.

O QUE É ISSO COMPANHEIRO? RADIALISTA ACUSA BLOGS DE “COPIAREM” SUAS MATÉRIAS

radialista

Em seu perfil no Facebook, o radialista ilheense Coutinho Neto, da rádio Santa Cruz, destilou o veneno contra editores de sites e blogs da cidade, os acusando de usarem suas informações dadas no programa, sem citar a fonte.

O motivo da ira facebooquiana do nobre radialista, foi por causa da matéria que informava sobre um curso de capacitação para detentos do presídio Ariston Cardoso. (Leia AQUI)

Segundo o comunicador, tal informação foi dada com exclusividade por ele, no programa de ontem (29), e que os sites que a publicaram, fizeram isso sem citá-lo como detentor exclusivo do grande furo de reportagem.

Só que o ilustre radialista esqueceu que tal atividade no presídio foi comunicada à imprensa local pela própria secretaria estadual de Comunicação. No nosso caso, publicamos a matéria ontem, mas o material chegou ao e-mail da redação na segunda-feira (28), ou seja, um dia antes do comunicador soltar a tal notícia “exclusiva”.

Amigo Coutinho, pelo visto quem usurpou a sua informação foi a própria secretaria de Educação da Bahia.

Malditos larápios dos furos alheios…

FEIRA DE NEGÓCIOS DA FACULDADE DE ILHÉUS SERÁ REALIZADA EM OUTUBRO

feira

A 9ª edição da Feira de Negócios e Oportunidades (Fenopo), promovida pela Faculdade de Ilhéus, será realizada no período de 23 a 25 de Outubro, na sede da instituição, com a participação de alunos empreendedores e empresários locais. Na noite de abertura, o auditório Adélia Melo receberá como palestrante um dos principais executivos do Grupo Águia Branca, Wagner Chieppe, que falará sobre Empresas de Sucessão Familiar.

A Fenopo já se tornou uma tradição pelo fato de proporcionar a oportunidade de divulgação de produtos e serviços, ideias e projetos de negócios, com a finalidade de consolidar a Cultura Empreendedora, desenvolvida através do projeto pedagógico da Faculdade de Ilhéus. Nesta edição 2014, a temática central está voltada para Empreendedorismo: Criatividade e Sustentabilidade.

:: LEIA MAIS »

ILHÉUS: ESTRADA PARA LAGOA ENCANTADA ESTÁ INTERDITADA

Devido às fortes chuvas que caem na região, a estrada vicinal que dá acesso ao distrito da Lagoa Encantada, está interditada há duas semanas.

Segundo informações, uma enorme cratera foi aberta, próximo a localidade conhecida por Casa Grande.

Moradores pedem que a secretaria municipal competente, e demais órgãos, ajam em caráter de urgência, a fim de solucionar a situação.

EVENTO MARCA OS 56 ANOS DE FUNDAÇÃO DA IGREJA BATISTA LINDINÓPOLIS

A Igreja Batista Lindinópolis, sediada no Bairro da Conquista, em Ilhéus, promove nos dias 1, 2 e 3 de agosto, a 11ª edição do Interlind, congresso interno, que tem como tema central “Crescimento saudável, o desafio de uma igreja saudável”. Além de palestrantes, que estarão abordando subtemas voltados para casais, adultos, solteiros, jovens e adolescentes, maturidade e crianças, o evento terá como preletor oficial o pastor Júlio Cezar Paiva Gonçalves, de Teixeira de Freitas. Realizado desde 1994, o encontro se repete a cada dois anos.

Após a abertura oficial programada para as 19 horas desta sexta-feira, o Interlind promove no sábado, dia 2, a partir das 14:30h, os seguintes grupos: “Base bíblica para formação  e manutenção de famílias saudáveis”, com o pastor Júlio Cezar Paiva (casais); “Nem dilema nem problema, como harmonizar?”, com o preletor Wilson Jorge Costa  (adultos solteiros); “Redes sociais e a rede de Cristo, equipados para uma boa pescaria”, com Luan Almeida  (jovens e adolescentes); “O encanto da terceira idade, dando frutos até a volta de Cristo”, com Edilene Teles (maturidade) e “Crianças buscando o crescimento em Cristo”, com Ana Cristina e Luzia Santos (crianças).

:: LEIA MAIS »

APÓS SOFRER ATENTADO, PREFEITO DE MUNICÍPIO BAIANO MORRE

G1 BAHIA

Rielson.

Rielson Santos.

Atingido por quatro tiros durante atentado, o prefeito do município de Itagimirim, Rielson Santos Lima (PMDB), não resistiu aos ferimentos e morreu no final da noite desta terça-feira (29). A informação foi passada por Mário Gontijo, secretário de saúde de Eunápolis, município onde a vítima foi hospitalizada.

“Ele faleceu às 23:10h. Foi mobilizado todo o aparato, mas ele acabou não resistindo. Ele perdeu muito sangue e a pressão baixou muito”, relatou o Gontijo.

Conforme o secretário, o prefeito foi atingido por tiros no tórax, pulmão e abdômen.  A vítima faleceu quando a cirurgia no abdômen estava sendo encerrada.

Atentado - O prefeito de Itagimirim, Rielson Santos Lima (PMDB), foi baleado em uma praça localizada no centro da cidade, na noite da terça-feira (29).

Segundo testemunhas, ele estava num bar com um primo quando dois homens chegaram a bordo de uma moto. Quatro tiros atingiram a vítima.

O político foi socorrido para o Hospital Regional de Eunápolis, cidade vizinha do sul da Bahia, e passou por uma cirurgia chamada laparotomia exploratória.

Uma UTI aérea foi disponibilizada para transferência do prefeito para Salvador, mas a aeronave não pôde pousar por conta do tempo chuvoso na capital baiana. Reilson Lima seria levado para o Hospital do Subúrbio, informou Gontijo.

Ainda não há informações sobre a motivação e a identificação dos suspeitos.

AS ELEIÇÕES 2014 E O NECESSÁRIO DEBATE PROGRAMÁTICO: UNIDADE E DIVERGÊNCIAS (PARTE FINAL)

RODRIGO CARDOSO

Rodrigo Cardoso é presidente do Sindicato dos Bancários de Ilhéus e presidente do PCdoB ilheense.

Rodrigo Cardoso é presidente do Sindicato dos Bancários de Ilhéus e presidente do PCdoB ilheense.

Nas partes anteriores expus a necessidade do debate programático e algumas considerações sobre o texto que o presidenciável Aécio Neves registrou na Justiça Eleitoral­, sob o título “Diretrizes Gerais do Programa de Governo­”, e como o documento adere a programas sociais dos governos de PT e aliados­, se contrapõe a alguns preconceitos de sua base social predominantemente conservadora e direitista e acena para aliados de momento e o que ele considera principal oposição social ao Governo Dilma, apesar de, em muitos momentos, ser contraditório com declarações do próprio candidato e seus colaboradores e a atuação parlamentar dos principais partidos que o apoiam. Leia AQUI e AQUI.

Na última parte trago algumas questões que considero estratégicas do programa de Aécio em contraste com o texto “Mais Mudanças­, Mais Futuro!”­­­­­­­­­­­­­­, registrado pela campanha à reeleição da presidenta Dilma.

Há muita unidade entre os dois no que tange a questões ambientais­, que em linhas gerais defende desenvolvimento sustentável­, no incentivo ao empreendedorismo e em medidas que prometem desburocratização, tanto em questões tributárias­, quanto na condução de obras e serviços públicos.

:: LEIA MAIS »

BALLET BOLSHOI FAZ SELETIVA EM ITABUNA

bolshoi

O programa Viv-à-rte, vinculado à Fundação Marimbeta – Sítios de Integração da Criança e do Adolescente – traz para Itabuna, pela primeira vez, a seleção de jovens bailarinos para Escola do Teatro Bolshoi no Brasil que acontecerá entre os dias 14, 15 e 16 de Setembro de 2014.

O Viv-à-rte foi instituído para oferecer aos adolescentes orientação especial com fins de estimular o protagonismo juvenil visando à qualidade de vida por meio de atividades sócio-educativas. Inspirados por este contexto e para facilitar o trabalho dos educadores sociais de dança o programa ofereceu, em Maio deste ano, um curso de formação no método de Ballet Russo trabalhado pela Escola Bolshoi.

O curso foi ministrado pelo bailarino itabunense Joadson Costa Souza que é formado pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Para Dayse Santos, coordenadora do Viv-à-rte “a formação foi de grande importância por oportunizar novos conhecimentos aos educadores e favorecer o desempenho dos alunos para a seletiva”. A coordenadora ressalta ainda que “Joadson é o primeiro bailarino itabunense a se formar pela Escola Bolshoi no Brasil e Ele foi egresso do Ballet Corpore”.

:: LEIA MAIS »

COMEÇA HOJE MATRÍCULA DE SELECIONADOS NO SISUTEC

Os selecionados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) podem fazer a matrícula nas instituições a partir de hoje (30). O prazo vai até sexta-feira (1º). A lista dos selecionados foi divulgada ontem e pode ser acessada no site do Sisutec. O candidato deverá verificar, na instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e procedimentos para a matrícula.

A segunda chamada será divulgada no dia 5 de agosto, e as matrículas estão previstas para os dias 6, 7 e 8. As vagas remanescentes serão disponibilizadas online para todos aqueles que fizeram o ensino médio, independentemente de terem feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para esta edição do Sisutec, foram oferecidas 289.341 vagas em cursos técnicos e gratuitos em instituições públicas e particulares e do Sistema S.

Para concorrer, o candidato precisa ter concluído o ensino médio e feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado, sem tirar zero na redação. Pelas regras do Sisutec, 85% das vagas são destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou privadas, como bolsistas integrais.

O Sisutec foi criado no ano passado, como parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O processo seletivo ocorre duas vezes por ano.

ILHÉUS: ESTABELECIMENTO PRIVATIZOU ESTACIONAMENTO

Foto: Raphael Estevan.

Foto: Raphael Estevan.

Em Ilhéus, um conhecido estabelecimento comercial, localizado nas proximidades do aeroporto, resolveu adotar uma medida um tanto quanto inusitada: Privatizar o estacionamento em frente ao local.

Cones de trânsito foram colocados por lá, impedindo que os proprietários de veículos utilizem a vaga para estacionar.

Em contato com a nossa redação, um leitor afirmou que, na semana passada tentou estacionar, e quando foi retirar os cones, o proprietário do estabelecimento bradou, afirmando que a vaga era sua, pois estava localizada em frente à loja. 

Eis que nos questionamos: Tá certo isso produção?

APPI REALIZARÁ REUNIÃO NESTA 4ª PARA DISCUTIR SOBRE A ACUMULAÇÃO DE CARGOS

O Sindicato dos Professores de Ilhéus estará realizando nesta quarta-feira (30), às 16h, no Centro Estadual de Educação Profissional (antigo Colégio Estadual de Ilhéus), uma reunião com os trabalhadores em educação da rede estadual para esclarecer sobre a portaria publicada pelas secretarias de Administração e Educação que trata da acumulação de cargos.

O objetivo é tirar todas as dúvidas e orientar sobre os procedimentos que devem ser adotados e os documentos que precisam ser apresentados dentro do prazo estipulados pela portaria.

A portaria 036, de 24 de julho de 2014 convoca alguns os servidores públicos estaduais para compareceram ao Posto do SAC-Unidade Ilhéus, no período de 04 a 08 de agosto, para apresentarem documentos e esclarecimentos sobre a sua situação funcional. Vale ressaltar que a mesma portaria não aponta irregularidades, mas busca esclarecimentos. No documento os secretários estaduais colocam ainda que a Constituição Federal estabelece aos servidores o direito do contraditório e a ampla defesa.

GRUPO DE “BEM COM A VIDA” COMEMORA DIA DO VOVÔ

COM INFORMAÇÕES DO REPÓRTER PAULO CÉSAR COUTINHO

Foto: Paulo César Coutinho.

Foto: Paulo César Coutinho.

Na manhã de hoje (29), no ginásio de esportes Herval Soledade, em Ilhéus, o grupo da terceira idade, denominado “De bem com a Vida”, realizou um café da manhã, em homenagem ao Dia do Vovô.

Esse grupo, em uma atitude que serve de exemplo para todos os setores da sociedade, promove às terças e quintas-feiras, sempre das 7:30 às 9h, atividades físicas com idosos participantes do projeto.

Quem estiver interessado em conhecer melhor o “De bem com a Vida”, basta se dirigir ao CADHII, situado na avenida Soares Lopes, ou entrar em contato através do telefone (73) 3633-5666.

A professora Edina, uma das responsáveis pela iniciativa, espera a presença dos idosos da cidade para que possam estar inseridos em todas as atividades realizadas pelo grupo, que há 12 anos desenvolve os trabalhos.

SISUTEC DIVULGA PRIMEIRA CHAMADA DE APROVADOS; MATRÍCULA COMEÇA QUARTA

sisutec-reproducao

O Ministério da Educação divulgou na manhã desta terça-feira (29) a lista de candidatos aprovados na primeira chamada da edição do segundo semestre do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Os selecionados devem fazer a matrícula entre a quarta (30) e a sexta-feira (1º de agosto) diretamente na instituição de ensino. Consulte a lista de selecionados.

A segunda chamada vai ser divulgada em 5 de agosto. O início das aulas ocorre entre os dias 18 de agosto e 15 de setembro.

Às 18h de sexta-feira (25), o sistema registrava mais de 318.671 candidatos inscritos, segundo balanço parcial divulgado pelo secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC Aléssio Trindade. 

GOVERNO INCLUI VACINA CONTRA HEPATITE A NO CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO DO SUS

O Ministério da Saúde anunciou hoje (29), que vai incluir a vacina contra o vírus da hepatite A no Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir deste mês. A imunização vai ser direcionada a crianças de 1 ano até 1 ano e 11 meses. A meta do ministério é atingir 95% desse público, o que totaliza três milhões de crianças.

A vacina já está disponível nas unidades básicas de saúde pública de 11 estados (Acre, Rondônia, Alagoas, Ceará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul) e do Distrito Federal, segundo o ministério.

Amazonas, Amapá, Tocantins, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Pará e Santa Catarina terão a imunização implantada no mês de agosto. Para setembro, ficarão os estado de Roraima, São Paulo e Paraná. Depois de outubro, a vacina ficará disponível sempre, segundo o Ministério da Saúde.

Já foram distribuídas 1,2 milhão de doses desde o início de julho. A distribuição segue até setembro.

:: LEIA MAIS »

curta costa do cacau


grapiuna web pop

twitter
facebook