WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia






AVENIDA PALMARES RECEBE OS PRIMEIROS ESTUDOS PARA RECUPERAÇÃO APÓS REIVINDICAÇÃO DO VEREADOR CÉSAR PORTO

Na manhã desta quarta-feira (25), teve início a recuperação de um trecho da Avenida Palmares, situado no bairro do Basílio em Ilhéus, atingido pela ruptura de contenção de alvenaria no dia 15 de novembro de 2017. Neste dia, o secretário de infraestrutura Hermano Fahning, o coordenador da Defesa Civil Joandre e toda a equipe esteve na localidade acompanhados pelo vereador César Porto, trilhando os primeiros passos para a execução da obra solicitada pelo parlamentar. Na oportunidade, foram realizados o estudo do solo, medições topográficas e outras ações indispensáveis para a execução do serviço.

“Além da indicação que fiz ao Poder Executivo, apresentei à Comissão de Constituição e Justiça uma emenda ao Projeto de Lei nº 0124/2017 para fomentar a construção de contenção de encosta na Avenida Palmares. Há mais de oito meses estou lutando pela realização desse serviço diante dos riscos de deslizamento que assustam os moradores da localidade. Felizmente, o prefeito Mário Alexandre e toda a sua equipe está tratando o caso com a urgência que solicitei. Esse diálogo entre o Poder Executivo e vereadores é de grande valia para aqueles a quem desejamos beneficiar: o povo!”, afirmou César Porto durante entrevista concedida ao Ilhéus24h.  

Após o estudo prévio, já em andamento, a equipe será disponibilizada para a construção da contenção de alvenaria no início do mês de maio. Clique no “Leia Mais” para conferir todos os registros da ação. 

:: LEIA MAIS »

GOVERNO RENEGOCIA MAIS UM DÉBITO HERDADO PARA GARANTIR PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA PARA ILHÉUS

A próxima meta da Prefeitura de Ilhéus é renegociar, nos próximos dias, um débito estimado em 200 milhões de reais com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), herdada da gestão anterior. O governo municipal tem pressa para encontrar um acordo com a empresa. É que somente após esta negociação será possível firmar um novo convênio com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) para execução de serviço de recapeamento asfáltico das ruas de Ilhéus.

Para ter acesso a novos recursos e assinar convênios com o Governo da Bahia, não pode haver pendências financeiras entre o município e o estado. Quando assumiu a gestão, em 2017, o prefeito Mário Alexandre encontrou diversas pendências. Renegociadas, algumas já estão sendo, inclusive, pagas de forma parcelada. A inadimplência com a Embasa é hoje o único impedimento para os benefícios e os recursos chegarem.

Aditivo – Durante o encontro mantido com o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Demir Barbosa, em Salvador, Mário Alexandre – acompanhado da deputada estadual Ângela Sousa – também garantiu um aditivo para obras complementares no alto Nossa Senhora da Vitória, em Ilhéus, onde está em execução o Programa Viver Melhor. São 60 casas populares. “Com este aditivo vamos realizar obras no entorno do projeto, garantindo melhor acessibilidade aos moradores da região”, assegurou.

COLETA DE LIXO SERÁ NORMALIZADA AMANHÃ APÓS FINAL DE SEMANA PROLONGADO EM ILHÉUS

O final de semana prolongado em função do feriado municipal de São Jorge, padroeiro da cidade, resultou no acúmulo de uma grande quantidade de lixo nas ruas de Ilhéus. Mas, de acordo com o Jorge Cunha, secretário municipal de Serviços Urbanos, até amanhã (26) a coleta estará regularizada. “Com a logística que podemos contar, a cada dois dias parados necessitamos de três para promover toda a coleta e normalizar a situação”, justificou.

A empresa terceirizada, responsável pela operação, assinou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério do Trabalho. O acordo estabelece que nos feriados, apenas 20 por cento do efetivo pode atuar e receber horas extras. Por este motivo, segundo o secretário Jorge Cunha, as ações de limpeza nestes dias são concentradas em áreas mais centrais.

LUKAS PAIVA SOLICITA IMPLANTAÇÃO DE ÁGUA TRATADA EM DISTRITOS DE ILHÉUS

Na manhã desta quarta-feira (25), o presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Lukas Paiva, participou de uma reunião com o Gerente do escritório local da Embasa, José Lavigne e Cibele Fontes, Assistente Social da unidade. Durante o encontro, o presidente solicitou a implantação de água tratada nos distritos de Inema, Pimenteira, Banco do Pedro e Castelo Novo.

Em novembro de 2017, o Executivo Municipal protocolou na sede da Embasa, em Salvador, o pedido de um estudo para avaliar a viabilidade técnica para a implantação do sistema de abastecimento de água no distrito de Inema, em Ilhéus. Para Lukas, “Esse estudo é um avanço e com certeza irá alcançar os outros distritos do nosso município”.

“Essa implantação do sistema de abastecimento tem sido uma prioridade em seu mandato, e este pedido é um passo importante para solucionar rapidamente esta urgente demanda dessas comunidades, beneficiando inúmeras famílias”, destacou o presidente Lukas.

Audiência Pública – Na oportunidade, o vereador ressaltou a importância da audiência pública que acontecerá na quarta-feira (09) e que irá debater a renovação do convênio entre a Embasa e o município de Ilhéus.

ILHÉUS OFERECE VAGAS DE EMPREGO NESTA QUINTA-FEIRA (26)

Nesta quinta-feira, (26), o SineBahia oferece vagas de emprego disponíveis em Ilhéus. Os interessados devem se dirigir até a sala 14 do SAC, situada à Rua Eustáquio Bastos, nº 308, no Centro de Ilhéus portando RG, CPF e carteira de trabalho, ou acessar o site maisemprego.mte.gov.br.

COORDENADOR PEDAGÓGICO

  • Experiência comprovada

  • Superior Completo em Pedagogia

  • Conhecimento em informática (pacote Office)

  • 01 Vaga

AUXILIAR ADMINISTRATIVO (PCD)   

  • Vaga exclusiva para portador de deficiência

  • Ensino Médio Completo

  • Experiência comprovada

  • Conhecimento em informática (Excel)

  • 01 Vaga

:: LEIA MAIS »

RUI COSTA, ENTREGOU, 13 MIL MUDAS DE MANDIOCA PRODUZIDAS PELA BIOFÁBRICA

 

O governador da Bahia, Rui Costa, entregou, no último sábado (21), 13 mil mudas de mandioca produzidas pelo Instituto Biofábrica de Cacau para a Associação dos Pequenos Produtores Rurais Ponto Maneca, localizada no município de Eunápolis, Território de Identidade Costa do Descobrimento. As mudas fazem parte do Projeto Reniva – rede de multiplicação e transferência de manivas-semente de mandioca com qualidade genética e fitossanitária, que é coordenado na Bahia pela Biofábrica em parceria com a Embrapa.

Foram contempladas com a doação de mudas 60 famílias do Ponto Maneca, que com financiamento do governo do estado construiu uma casa de farinha. A comunidade está empolgada e acredita que a ação vai ajudar a melhorar a produção e renda das famílias.

 

Além da Associação Ponto Maneca, outras duas associações receberam simbolicamente 2.500 mudas do governador. A Associação dos Pequenos Produtores Rurais de União Baiana, do município de Itagimirim, teve 35 famílias contempladas e receberá mais 12 mil mudas de mandioca, fruteiras e essências florestais. E a Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Assentamento Luiz Inácio Lula da Silva (Lulão), no município de Santa Cruz Cabrália, teve 48 famílias beneficiadas, que receberão mais 10 mil mudas diversificadas.

ILHÉUS REALIZA AÇÃO DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL NO MALHADO

Acontece nesta quinta-feira (26), a partir das 8 horas, na Central de Abastecimento do Malhado, uma mobilização de sensibilização contra o trabalho infantil. A ação é realizada pela Prefeitura de Ilhéus por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e apoio da Secretaria de Indústria e Comércio.

A prefeitura vem desenvolvendo projetos sociais para atuar na feira do malhado e diversas outras localidades no combate a todas as formas de trabalho infantil. Essa será a primeira ação atuando de acordo o redesenho do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (PETI).

Toda a rede do Sistema Único da Assistência Social (Suas), Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), Centro Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), equipe de abordagem e Criança Feliz estão envolvidos na ação.

:: LEIA MAIS »

PROFESSORES DA UNEB, UESC E UESB FAZEM PARALISAÇÃO DE 24H POR PAUTAS TRABALHISTAS; MAIS DE 20 MIL ALUNOS ESTÃO SEM AULAS

Aulas estão suspensas em Salvador e 27 cidades do estado.

Professores de três das quatro universidades estaduais da Bahia estão em paralisação nesta quarta-feira (25), em protesto por pautas trabalhistas. Com isso, mais de 20 mil estudantes estão sem aulas em Salvador, e em outras 27 cidades.

Estão paradas a Universidade Estadual da Bahia (Uneb), a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

As informações foram divulgadas ao G1 pelas assessorias das instituições e pela Associação dos Docentes da Uneb (Aduneb). A paralisação foi definida após assembleia geral realizada no dia 10 de abril.

:: LEIA MAIS »

HOSPITAL COSTA DO CACAU INICIA PROCESSO PARA IMPLANTAÇÃO DA COMISSÃO DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, vai se integrar à rede de doação de órgãos e tecidos para transplantes. Profissionais da unidade estão sendo habilitados para integrarem a Comissão que vai atuar nos casos em que forem identificados potenciais doadores, sensibilizando as famílias para que a doação ocorra.

Médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos compõem a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), que está sendo formada no HRCC, que já está credenciado como uma das unidades do Estado para a captação de órgãos e tecidos.

O diretor-geral do HRCC, Hernani Vaz Krüger, explica que a comissão é fundamental no processo de acolhimento, conscientização e sensibilização dos familiares que perderam um ente querido.

:: LEIA MAIS »

MULHER COMETE SUICÍDIO NO HOSPITAL DE BASE DE ITABUNA

O Hospital de Base, em Itabuna, foi palco de uma tragédia na madrugada desta quarta-feira (25). Uma mulher, após surtar, cometeu suicídio na extinta ala de Psiquiatria da unidade. Ela foi identificada apenas como Patrícia, até o momento, e não seria moradora de Itabuna.

A paciente, segundo informações preliminares, teria surtado na última segunda-feira (23), na rodoviária, sendo levada para o Base, onde vinha sendo medicada.

No entanto, durante esta madrugada, ela teve uma nova crise. Pegou um lençol, colocou no pescoço e amarrou na grade que protege uma das janelas da enfermaria (que fica na parte de cima) onde estava internada. De lá para cá, o movimento no hospital tem sido intenso desde as primeiras horas da manhã. Muitos policiais estão no local para evitar tumultos. Nem a imprensa pode se aproximar da cena do suicídio.

Peritos já estiveram no local e encaminharam o corpo para necropsia no Departamento de Polícia Técnica. Do Verdinho Itabuna.

REDUÇÃO DOS VENCIMENTOS PODE GERAR PARALISAÇÃO DOS SERVIDORES LOTADOS NO HOSPITAL COSTA DO CACAU

Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC)

Os servidores da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), lotados no Hospital Costa do Cacau, tiveram redução nos vencimentos e ameaçam paralisar as atividades. Todos os servidores de carreira receberam corte na Gratificação de Incentivo e Desempenho (GID), alguns deles perderam entre R$400 e R$500.  Em contato com o Blog Agravo, servidores informaram que até o momento, a Sesab não se pronunciou para informar o motivo do corte, quem em porcentagem significou 50 % da gratificação.

Esses servidores eram funcionários do Hospital Regional Luiz Viana Filho.  Segundo os servidores, apenas os médicos receberam normalmente, pois possuem outra legislação. A Sesab teria garantido aos funcionários que não mudaria nada dentro do prazo de dois anos. Do Agravo.

ILHÉUS REALIZA FEIRA DE ADOÇÃO DE CÃES E GATOS EM MAIO

Uma feira de adoção de cães e gatos está programada para o dia 6 de maio, das 10 às 16 horas, na Avenida Soares Lopes, nas proximidades da Catedral de São Sebastião. O evento, promovido pelo Instituto Planeta dos Bichos, em parceria com a Prefeitura de Ilhéus, já tem disponibilizados para a adoção 21 filhotes e 13 adultos de cães, além de gatos saudáveis, vacinados e vermifugados que sofriam maus tratos ou se encontravam abandonados. Para levar os animais basta apresentar carteira de identidade e comprovante de residência.

 

A presidente do Instituto Planeta dos Bichos, Maria da Conceição Barbosa (Ceiça), disse que um dos objetivos da feira é proporcionar um lar aos bichos resgatados nas ruas de Ilhéus. “Ações como essa ajudam a conscientizar uma parcela da população sobre a responsabilidade de se ter um animal”. Informações adicionais podem ser obtidas através do contato telefônico (73) 99119-2101.

PROFESSORA DA UESC É EMPOSSADA NO CARGO DE PRESIDENTE DO CONSELHO DE EDUCAÇÃO DA BAHIA

O secretário da Educação da Bahia, Walter Pinheiro, empossou nesta segunda-feira (23) os novos membros do Conselho Estadual de Educação da Bahia. A cerimônia foi realizada no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional Empreende Bahia, em Salvador. Foram empossadas Anatércia Ramos Contreiras (presidente), professora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Mere Suely Oliveira (vice) para o biênio (2018-2020), além dos conselheiros titulares e suplentes que cumprirão o mandato de 2018-2020.

 

Na oportunidade, o secretário da Educação falou da importância do conselho e os desafios da gestão. “São membros que chegam com nível de inserção e preparação sobre educação indígena, do campo, quilombola, representantes das secretarias municipais, das áreas da educação profissional e inclusiva, além de todos os aspectos que vão norteando a nossa participação em um conselho a partir do que a gente pode elaborar para esse novo perfil da educação e, preparando o conselho para a gente caminhar de forma acelerada nessa transformação pedagógica e que precisamos levar para as escolas. O conselho pode nos ajudar muito nisso e espero que os novos conselheiros estejam completamente imbuídos nessa tarefa”.

 

Por sua vez, Anatércia Ramos Contreiras, atual presidente do conselho e assumiu o segundo mandato, destacou as novas perspectivas à frente da entidade. “A intenção é que a gente possa dar continuidade ao primeiro mandato, porque a gente estabeleceu um plano de metas identificando quais são as prioridades e necessidades do Conselho, do que precisa melhorar e avançar no plano interno. No plano externo, já temos muitas ações planejadas no que diz respeito à própria interiorização do Conselho. São ações tanto com os Núcleos Territoriais de Educação, por meio da articulação com a própria Secretaria da Educação do Estado, como a articulação com a Undime e com os conselhos municipais”.

:: LEIA MAIS »

RUI LANÇA SEGUNDA ETAPA DO MUTIRÃO DE CIRURGIAS COM PREVISÃO DE DEZ MIL PROCEDIMENTOS ATÉ DEZEMBRO

Depois de pouco mais de um ano de ação em todas as regiões da Bahia e mais de 14 mil procedimentos cirúrgicos realizados, foi lançada, nesta terça-feira (24), pelo governador Rui Costa, a segunda etapa do Mutirão de Cirurgias Eletivas, promovido pelo Governo do Estado. A meta é realizar dez mil cirurgias até dezembro deste ano. O evento de lançamento ocorreu no auditório do Senai Cimatec, em Salvador, e contou com a participação da primeira-dama Aline Peixoto, uma das idealizadoras da ação.

“Graças a Deus, a Bahia hoje é referência para o Brasil em várias áreas. Esse projeto é exemplo também. Nossa equipe está sendo convidada por vários estados brasileiros que desejam replicar o modelo do mutirão. Isso é motivo de muito orgulho e felicidade. A Bahia é o estado que mais investe em saúde pública no país. Somos referência porque nós temos conseguido reunir paixões de peças importantes da gestão pública que, assim como eu, querem cuidar de gente”, afirmou Rui Costa.

A primeira-dama também falou sobre os resultados positivos. “Muita gente duvidou que o mutirão pudesse dar certo, mas muitas outras pessoas acreditaram e conseguimos fazer do mutirão esse sucesso e provar que é possível fazer quando se tem força de vontade”, revelou Aline. :: LEIA MAIS »

PROFESSOR RAMAYANA VARGENS É NOVO MEMBRO DA ACADEMIA DE LETRAS DE ILHÉUS

O professor e jornalista Ramayana Vargens agora é novo membro da Academia de Letras de Ilhéus (ALI), ocupa a cadeira nº11, na posição 3. A solenidade de posse aconteceu no dia 18 de abril, às 19h30min, na sede da entidade, localizada na Rua Antonio Lavigne de Lemos, no centro histórico da cidade. Na oportunidade, o presidente da Academia, André Rosa Ribeiro, destacou que antes ocuparam a cadeira o jurista Carlos Ribeiro, patrono, e o filósofo, advogado e professor Dorival de Freitas, que antes de falecer havia indicado Vargens para compor a entidade.

A cerimônia contou com a presença de membros da ALI, dos secretários municipais de Relações Institucionais, Sérgio Souza – que representou o prefeito Mário Alexandre, e de Cultura, Pawlo Cidade, do professor emérito e ex-reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Joaquim Bastos, a também ex-reitora Renée Albagli, a presidente do Conselho Municipal de Cultura, Janete Lainha, a viúva do acadêmico Dorival, Marita de Freitas, a diretora do Instituto Piedade, Irmã Georgina Carvalho, entre outras personalidades.

Fundada em 1959, a Academia de Letras de Ilhéus foi saudada pelo novo membro imortal. Ele disse: “É um privilégio ser parte de uma Casa devotada às Letras, especialmente numa terra de longevos escritos dos tempos dos primeiros desbravadores portugueses. Nas páginas dos cronistas do descobrimento, aparecem as primeiras palavras sobre Ilhéus. As cartas dos jesuítas, que aqui fundaram um colégio, mostram que Ilhéus, desde os primeiros anos de sua existência, é um polo pioneiro de educação.”

:: LEIA MAIS »

dom eduardo
twitter
facebook

Abril 2018
D S T Q Q S S
« mar    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930